segunda-feira, 18 de maio de 2009

1 aula

Rodinha: apresentação do projeto O corpo e higiene.
Conversa informal sobre o corpo e suas partes: cabeça (olhos, sobrancelhas, nariz, boca, orelhas, cabelo, tronco, membros inferiores e superiores. Falar sobre a importância e da valorização do corpo.
® Com auxilio de um espelho, deixar os alunos se olharem, observarem seu corpo. Após questioná-los;
® Em circulo pedir que os alunos com os olhos fechados toque: em sua cabeça, cabelos, rosto, tronco, pernas e pés.

Atividade1: música – Cabeça, ombro, joelho e pé.
Cabeça, ombro, joelho e pé Joelho e pé
Cabeça, ombro, joelho e pé Joelho e pé
Olhos, ouvidos, boca e nariz
Cabeça, ombro, joelho e pé Joelho e pé

Atividade 2: quebra-cabeça do corpo humano.
Dividir a turma em 4 grupos, e entregar a eles um envelope com peças do quebra-cabeça do corpo humano. Eles terão que montar o boneco.
Exemplo 1:
exemplo 2:

Atividade 3: Vamos desenhar o amigo?
Em um papel pardo pedir para a criança desenhar o amiguinho e vice-versa. Depois que ambos tiverem desenhado o contorno do corpo, pedir que terminem o desenho. Perguntar para as crianças, o que falta para terminar o desenho? Fazer olhos, boca, nariz, orelhas, colocar roupa, colocar cabelo (qual a cor do cabelo?) etc.
Recortar os bonecos (já identificados com nome) e fixar na parede da escola.


Atividade 4: jogo do dado.
Um dado com as partes do corpo humano.
Em círculo o professor inicia a brincadeira, chamando um aluno e arremessa o dado. O aluno terá que dizer qual parte do corpo que aparece no dado, e todos terão que movimentar a parte do corpo dita. Usar o mesmo quebra-cabeça do exemplo 2, para colar no dado.

Um comentário:

Postagens antigas

Link-me 2

Link-Me


Prometo:

Prometo valer-me do conhecimento que me foi dado como instrumento de mudança e construção de um mundo onde o homem possa realizar-se com liberdade. Prometo, no exercício de minha profissão, enfrentar os desafios que a educação me propõe, com criatividade, perseverança e competência, buscando novos caminhos para o processo educacional. Prometo envolver-me com meus alunos no espaço que existe entre teorizar e viver a prática, porque acredito ser nesse espaço que educadores e educandos se encontram e se transformam mutuamente. Prometo não isolar no gabinete da Administração Escolar, mas dele partir para uma realidade mais abrangente, em que eu possa enxergar o homem no seu contexto social e político e que o meu trabalho na educação tenha um sentido justo, observando sempre os dispositivos legais e éticos da profissão.