terça-feira, 26 de maio de 2009

5ª aula do projeto corpo e higiene

Rotina: organização dos alunos para o lanche.
Rodinha: iniciar a aula mostrando o vídeo da historinha: O Sanduíche da Maricota.


O Sanduíche da Maricota


A galinha Maricota preparou um sanduíche: pão, milho, quirera e ovo.Mas quando ia comer, a campainha tocou.Era o bode Serafim, que olhou o sanduíche e exclamou:- Vixe! Falta aí um capim.Aí chegou o Kim, o gato, cumprimentou a galinha, e vendo o sanduíche, palpitou:- Falta a sardinha.João, o cão, veio com o seu jeito de bom moço.E educado, sugeriu:- Coloquem nele um bom osso.Sempre zumbindo e agitada, chegou a abelha Isabel.Olhou o esquisito recheio:-Melhora se puser mel.Da janela, ouvindo o papo, muito metido a bacana, falou, convencido o macaco:- Claro que falta banana!-Banana? Sardinha? Mel?Era o rato Aleixo.-Milho? Osso? Capim? Argh!!!- Vocês esqueceram o queijo!A brincadeira acabou quando a raposa Celina olhou bem para a Maricota e falou:- Falta galinha!Maricota ficou brava:- Fora daqui minha gente!Jogou fora o sanduíche e começou novamente; Pão, milho, quirera e ovo. Como era pra ter sido._ Quem quiser que faça o seu com recheio preferido.


Debater sobre:
Após o vídeo conversar com os alunos sobre a historinha O sanduíche da Maricota:
☺ Do que se trata a história?
☺ O que Maricota estava fazendo?
☺ Do que era seu sanduíche?
☺ Quais animaizinhos apareceram na casa de Maricota?
☺ Quais os alimentos que os animais pediram para Maricota colocar no sanduíche?
☺ Por que Maricota ficou brava e jogou o sanduíche fora?
☺ O que Maricota fez depois que jogou fora o sanduíche e mandou os animaizinhos irem embora?
Importância dos alimentos para nossa saúde;
A alimentação preferida das crianças;
Alimentos que não devem ser consumidos diariamente.
Organização e preparação de sanduíches:
☺ Arrumar uma mesa com ingredientes: queijo, mortadela, margarina, alface e tomate.
☺ Deixar os alunos prepararem seus próprios sanduíches para degustar.


Atividade 1:


Atividade 2: Jogo da roleta.
Material: uma roleta com os personagens da história O sanduíche da Maricota.
Em circulo e a roleta no centro, cada aluno irá rodá-la. O personagem que cair o aluno terá que dizer o ingrediente que ele queria no sanduíche da Maricota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens antigas

Link-me 2

Link-Me


Prometo:

Prometo valer-me do conhecimento que me foi dado como instrumento de mudança e construção de um mundo onde o homem possa realizar-se com liberdade. Prometo, no exercício de minha profissão, enfrentar os desafios que a educação me propõe, com criatividade, perseverança e competência, buscando novos caminhos para o processo educacional. Prometo envolver-me com meus alunos no espaço que existe entre teorizar e viver a prática, porque acredito ser nesse espaço que educadores e educandos se encontram e se transformam mutuamente. Prometo não isolar no gabinete da Administração Escolar, mas dele partir para uma realidade mais abrangente, em que eu possa enxergar o homem no seu contexto social e político e que o meu trabalho na educação tenha um sentido justo, observando sempre os dispositivos legais e éticos da profissão.