domingo, 3 de maio de 2009

atividades para o dia das mães 2

2ª aula:

Rodinha: conversa informal sobre as profissões –
Profissões das mães;
Tipos de profissões;
Quais profissões gostariam de ter quando crescer.

Fazer uma brincadeira:
Sentados em roda, motivar os alunos para a brincadeira. A professora diz: "Estou pensando em alguém que faz pão". Os alunos tentam adivinhar e dizer o nome da profissão. O jogo continua
Sugestões: Apaga o fogo; vende jornal; trabalha na feira; pinta casas; conserta sapatos; cuida dos doentes; Faz comida; ensina crianças etc.

Atividade 1: pintura da capa do Livro de Receita da Mamãe.
Capa:

1ª página: escrever e deixar um espaço para o aluno desenhar algo para mamãe.


MAMÃE
ESTE LIVRO É PARA VOCÊ CONTINUAR SABOREANDO A MINHA VIDA. TE AMO MAMÃE!!!


2ª página:

RECEITAS PARA VOCÊ
Rosquinhas para CháIngredientes:3 xícaras de farinha de trigo1 colher de manteiga2 colheres de óleo1 xícara de açúcar1 ovo2/3 pitada de sal4 colheres de fermento RoyalModo de FazerMisturar todos os ingredientes menos o fermento e farinha. Mexer até ficar uma massa líquida e homogênea. Colocar o fermento e bater bem. Tirar da batedeira, ir acrescentando a farinha até a massa ficar soltinha e em ponto de enrolar. Polvilhar a pia com farinha. Fazer rolinhos e logo em seguida ir cort7ando a massa e fazendo rosquinhas.Fritar em óleo nem quente.Se desejar, depois de frito, passar no açúcar e na canela.
PanquecaIngredientes:2 copos de farinha de trigo2 copos de água2 ovos1 colher de queijo ralado1 tablete de caldo de carneModo de fazer:Bater todos os ingredientes e fritar em frigideira apenas untada com óleo quente.Uma concha por panquecaRendimentos: 12 panquecas


3ª página:
Bolinho de chuvaÉ a mesma receita de panqueca, menos o caldo de carne e o queijo ralado.Fritar em colheradas em óleo bem quente.Bolo de milhoIngredientes:1 lata de leite moça1 lata de milho escorrido100 grs de coco ralado1 colher de margarina1 colher de fermento4 ovosModo de fazer:Bata no liquidificador e leve para assar. Não deixar assar muito para não ficar duro.Bolo de bananaIngredientes:6 bananas maduras1 xícara de óleo3 ovos2 xícaras de açúcar2 xícaras de farinha de rosca1 colher de fermento em póModo de fazer:Bater tudo. Assar em forma untada e em forno pré-aquecido. Após assado, polvilhar com açúcar e canela.BrigadeiroIngredientes:1 lata de leite condensado2 colheres de manteiga


4ª página:
4 colheres rasa de chocolate em póChocolate granuladoModo de fazer:Misture todos os ingredientes e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até desprender do fundo da panela. Retire do fogo, despeje sobre um prato untado e deixe esfriar. Faça bolinhas e passe no chocolate granulado.Bolo de FubáIngredientes:2 xícaras de açúcar3 gemas3 claras batidas em neve1 xícara de óleo2 xícaras de farinha de trigo1 xícara de fubá1 copo de leite1 colher de fermentoModo de fazer:Coloque o açúcar e a gema na batedeira e bata até ficar claro em seguida acrescente o óleo e desligue a batedeira.Vá colocando aos poucos a farinha e o fubá, mexendo com uma colher. Acrescente o leite, as claras em neve e, por último, o fermento. Despeje numa assadeira untada e asse em forno pré-aquecido.Torta de LiquidificadorIngredientes:12 colheres de farinha de trigo3 ovos1 xícara de óleo3 colheres de queijo ralado2 xícaras de leite1 colher de sal1 colher de fermento em póModo de fazer:Bata tudo no liquidificador. Coloque metade da massa numa forma untada. Cubra com o recheio a gosto (frango desfiado, carne moída,

5ª página:
legumes, atum, palmito). A seguir despeje o restante da massa. Leve ao forno pré-aquecido.Musse de ChocolateIngredientes:200 g de chocolate meio amargo100 g / 1/2 tablete de manteiga4 ovos4 colheres (sopa) de açúcar1/2 xícara (chá) de café prontoModo de fazer:1. Separe as claras das gemas.2. Numa tábua, pique o chocolate grosseiramente.3. Numa panela pequena, coloque o chocolate, a manteiga e o café. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre até a mistura ficar homogênea. Desligue o fogo e reserve.4. Na tigela maior da batedeira, junte o açúcar e as gemas e bata até obter um creme esbranquiçado. Adicione o chocolate derretido e bata bem.5. Lave e seque bem as pás da batedeira. Na tigela menor, coloque as claras e bata até o ponto neve. Incorpore 1/3 das claras em neve à mistura de chocolate e mexa bem. Incorpore o restante das claras delicadamente, porém sem demora.6. Transfira a musse para taças individuais ou para uma tigela grande e leve à geladeira por 6 horas. Sirva gelada.
Torta de BombomIngredientes08 bombons(tipo sonho de valsa)01 lata de leite condensado01 lata de creme de leiteA mesma medida da lata de leite de vaca04 ovosChocolate granulado para enfeitarModo de FazerColoque em uma panela o leite condensado, o leite de vaca e as 4 gemas. Leve ao fogo até ferver e ficar um creme, mexendo sempre. Despeje este conteúdo em uma fôrma e deixe esfriar. Coloque por cima deste creme os

6ª página:
bombons cortados em fatias. Bata as 4 claras em neve com 8 colheres de sopa de açúcar. Misture o creme de leite com as claras. Despeje em cima dos bombons. Enfeite com o chocolate granulado.
Macarrão bolonhesa
Ingredientes:
1 Cebola
1 PimentãoAmarelo e 1 Pimentão Verde
5 azeitonas verdes picadas
2 Latas de molho de tomate pronto
2 Cubos de Caldo de Bacon
2 tomates picados
500g de Macarrão
500g de Carne Moída

Modo de fazer:
1. Pique a cebola, o pimentão verde e o pimentão amarelo, refogue por alguns minutos em uma panela com óleo quente até dourar a cebola, mexendo para não queimar a cebola.
2. Misture a carne moída, deixe cozinhar por alguns minutos, vá mexendo aos poucos para misturar a carne cozida com a carne crua.
3. Adicione o caldo de bacon, o molho e as azeitonas, mexa bem, deixe cozinhar até o macarrão ficar pronto.
4. Prepare o macarrão, misture o molho ao macarrão e sirva
5. Acompanhamento Sugerido: Queijo Ralado.
BOM APETITE!!!
NOME:
TURMA:
PROFESSORAS:



Atividade 2: distribuir várias cartelas com as profissões para os alunos, explicá-las cada uma. Os alunos terão que colori-las.

Atividade 3: jogo das profissões.
Materiais: várias cartelas com ilustração das profissões (as que os alunos coloriram) e uma caixa de papelão ou saquinho de tnt para por elas dentro.
O professor irá chamar um aluno por vez para retirar uma cartela. Ele terá que imitar a profissão para o restante da turma tentar descobri-la. Assim sucessivamente.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens antigas

Link-me 2

Link-Me


Prometo:

Prometo valer-me do conhecimento que me foi dado como instrumento de mudança e construção de um mundo onde o homem possa realizar-se com liberdade. Prometo, no exercício de minha profissão, enfrentar os desafios que a educação me propõe, com criatividade, perseverança e competência, buscando novos caminhos para o processo educacional. Prometo envolver-me com meus alunos no espaço que existe entre teorizar e viver a prática, porque acredito ser nesse espaço que educadores e educandos se encontram e se transformam mutuamente. Prometo não isolar no gabinete da Administração Escolar, mas dele partir para uma realidade mais abrangente, em que eu possa enxergar o homem no seu contexto social e político e que o meu trabalho na educação tenha um sentido justo, observando sempre os dispositivos legais e éticos da profissão.