sábado, 6 de junho de 2009

10ª aula do projeto corpo e higiene

Rotina: organização dos alunos para o lanche.

Rodinha: conversa informal sobre a higiene bucal.


Comentar e debater:


Através de um cartaz com desenhos de uma arcada dentária, dentes com cárie, e como se escova os dentes;
As funções dos dentes;
Idade que começa a nascer os dentes;
Dentes de leite e dentes permanentes;
Inimigos dos dentes;
Sobre a importância da higiene bucal para saúde das pessoas;
Quais os amigos dos dentes;
Como fazer a higiene bucal.

Texto complementar para o professor se guiar:

Um adulto tem normalmente 32 dentes, dezesseis na mandíbula (inferior) e dezesseis na maxila (superior). Os quatros incisivos, localizados bem na frente, cortam pedaços de comida não muito duros. Junto deles, estão os dois caninos, um de cada lado. Por serem pontiagudos, servem para dilacerar e perfurar. Os incisivos e os caninos preparam uma quantidade de alimento para entrar na boca. A tarefa seguinte fica para os quatro pré-molares e seis molares: a de cortar, esmagar e triturar o alimento.
Os dentes além da função mastigatória possuem as funções estéticas (muito importante nas relações sociais) e de auxílio na fonação visto que a pronúncia correta de alguns fonemas aqueles participa juntamente com a língua.
Entre os seis meses e os três anos, toda a dentição humana temporária, também chamada "de leite" ou decídua, está formada. Esta é composta por 20 dentes, ela é trocada dos seis aos onze anos. O último a cair é o segundo molar.
Os dentes devem ser escovados após qualquer refeição, ao acordar e antes de dormir. O uso regular de fio dental também é necessário uma vez que a escova não alcança as ameias interdentais. Usado criteriosamente uma vez ao dia é o suficiente para a maioria das pessoas. O horário mais recomendado é antes de dormir, mas pode ser usado no horário que se achar mais adequado.
O profissional que cuida dos dentes é o cirurgião-dentista, popularmente conhecido como dentista. Ele deve ser visitado pelo menos duas vezes por ano.
Os inimigos dos dentes são os doces e principalmente a má escovação.
Os amigos dos dentes são a pasta de dente, escova e fio dental.

Desenhos para o cartaz:













Atividade 1: ler para os alunos a História do Dentinho, e após entregar para cada aluno um livrinho com a história onde eles terão que pintar a ilustração da história. Os alunos irão levar para casa os livrinhos.
















Atividade 2: ensinar a música “Dente de leite” da cantora Eliana.

A unha da gente cresce sem parar
Precisa cortar, precisa limpar
Igual o cabelo que não para de cresces
Unhas e cabelos crescem junto com você

Com o dente é diferente
Vem na frente, pra te avisar
Esse é o dente de leite
Que logo cai, e nasce outro no lugar

Papai do céu dá uma chance prá você
Quando cair esse dentinho
Logo outro vai nascer

Mas se você não caprichar na escovação
Se cair o dente novo não vem outro não.


Atividade 3: roda de história.
Em circulo, cada alunos irá contar a “historinha do dentinho” de seu livrinho.

Atividade 4: Distribuir escovas (com a identificação dos nomes dos alunos) e dar início a escovação, que fará parte da rotina diária dos alunos na escola.
Escolher um espaço para colocar as escovas e pastas de dente;
Enviar para as mães um bilhete pedindo uma toalhinha higiênica, que será usada pelo seu filho após as escovações dos dentes.

Atividade 5: Teatro de fantoches
Fantoches: dente, bactéria, escova, fio dental, pasta de dente.
História que será contada:

DENTINHOS DE LEITE

"Era uma vez dentinhos de leite que sofriam muito com o ataque das bactérias depois de cada refeição. Isso porque o garoto, dono da boca onde os dentinhos moravam, sempre esquecia de escovar os dentes.
Até que um dia ficou doente. Pois comia doces, balas, sorvetes, chocolates e cachorro-quente, que são inimigos dos dentes.
Não tinha para ninguém: as bactérias vinham com tudo, ajudadas pelos restos de alimentos que ficavam entre os dentes, dando a maior força para as cáries. Então a bactéria falou:
- Coisa boa essa boca, cheia de sujeiras, dentes sujos, oba! Oba!!! Vou atacar esses dentes e roer eles todinhos!
- Socoooorro!!!! Socoooorro!!!! Disse o dentinho.
Ouvindo o chamado desesperado dos dentinhos, a pasta de dente gritou:
- Venha escova! temos trabalho pela frente, há um dente em perigo.
A escova veio correndo e a pasta de dente pulou em cima da escova e gritou ainda mais alto:
- lá vamos nóóóóós! Corre pra lá, corre pra cá, pra cima, pra baixo!
E voaram para a boca, para socorrer os dentinhos chorões.
Derrepente pulando corda veio à fita dental. Enfiou-se entre os dentes, dando um "chega para lá" nos restinhos de comida.
Pasta de dente, escova, fio dental: esse é o batalhão da higiene bucal em ação, em mais uma missão diária importante. Eles fizeram seu trabalho, expulsaram as bactérias e evitaram, mais uma vez, que os dentes fossem atacados. Fim!!!"
fantoches que fiz para contar a historinha.










0 comentários:

Postar um comentário

Postagens antigas

Link-me 2

Link-Me


Em qual área da educação que você trabalha?

Prometo:

Prometo valer-me do conhecimento que me foi dado como instrumento de mudança e construção de um mundo onde o homem possa realizar-se com liberdade. Prometo, no exercício de minha profissão, enfrentar os desafios que a educação me propõe, com criatividade, perseverança e competência, buscando novos caminhos para o processo educacional. Prometo envolver-me com meus alunos no espaço que existe entre teorizar e viver a prática, porque acredito ser nesse espaço que educadores e educandos se encontram e se transformam mutuamente. Prometo não isolar no gabinete da Administração Escolar, mas dele partir para uma realidade mais abrangente, em que eu possa enxergar o homem no seu contexto social e político e que o meu trabalho na educação tenha um sentido justo, observando sempre os dispositivos legais e éticos da profissão.

 

Cantinho das Sugestões. Copyright © 2009 Cookiez is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template