terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

selinho



o primeiro selinho que ganhei do blog:http://mariadefatimavieira.blogspot.com/, apaixonada por educação infantil.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

atividade com a música


pintar os desenhos

pintar os desenhos que represente o carnaval








ANEXOS

Confeccionar máscaras: pintar e decorar com cola colorida, lantejolas, eva picadinho e etc.


Projeto Carnaval

Projeto Carnaval
Tema: O Carnaval.
Clientela: turma do MII (3 a 4 anos).
Professora: Aline Pires.
Atendente: Tiara.
Diretora: Ivone.
Duração: 4 dias (17 a 20 de fevereiro/2009).

Justificativa:
A comemoração do Carnaval tem um significado todo especial em nosso país é uma das festas mais esperadas por grande parte das pessoas, por sua tradição, cor, ritmo e magia. Através deste pensamento será trabalhado o tema "O Carnaval", de forma integrada indo de encontro aos interesses das crianças respeitando suas necessidades, curiosidades e idéias.

Objetivos:
Reconhecer o Carnaval como uma manifestação cultural brasileira;
Identificar músicas de Carnaval;
Cantar e dançar marchinhas carnavalescas;
Dramatizar e apresentar na festa de carnaval da escola a música “Mamãe eu quero” usando instrumentos de bandinha;
Confeccionar máscaras e fantasias;

Conteúdos:
· O Carnaval;
· Linguagem oral;
· O fazer artístico;
· Apreciação musical;
· Expressividade;
· Equilíbrio e coordenação;
· Coordenação motora;

Desenvolvimento:
Contar brevemente a história do Carnaval e ressaltar as diversas maneiras de comemorá-lo (Ruas, blocos, bailes, concursos de fantasias, desfile de escolas de Samba).
Providenciar fotos ou imagens para que as crianças possam visualizar algumas manifestações carnavalescas e ritmos diversos (Frevo / Axé/ Marchinhas)
Roda de conversa: (Pedindo que cada criança diga de qual personagem gostaria que fosse a sua fantasia nesse Carnaval e peça para que cada criança se desenhe com essa fantasia).
Oficina de Máscaras: Pintar e decorar as máscaras com as crianças, em seguida trabalhar com elas música, ritmo e expressão corporal usando instrumentos de bandinha.
Confeccionando colares: Montar uma Oficina de Arte onde cada criança irá fazer seu próprio colar usando materiais diversos: linha, canudos de refrigerante e plástico colorido.
Oficina da Fantasia: Confeccionar de TNT colorido algumas fantasia para a festinha de carnaval;
Escutar Marchinhas de Carnaval antigas.
Colorir e ligar desenhos que simbolizem o carnaval;
Ensaiar a música “Mamãe eu quero” e apresentar na festa de carnaval, usando instrumentos musicais de uma bandinha.

Culminância:
Promover o Baile de Carnaval na escola ou na sala.

Avaliação: Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

atividades para educação física na educação infantil

Atividades para a educação física:
Conteúdo: sensório motor, agilidade, lateralidade, por cima e por baixo, motricidade ampla e atenção.
· Cada macaco no seu galho
Material: bamboles ou giz.
Colocar os bamboles no chão e pedir que cada aluno entre dentro dele, um aluno ficará sem, esse será o macaco sem galho. Quando o professor disser: cada macaco no seu galho! Todos terão que trocar de lugar até mesmo o aluno que ficou sem bambole. Sobrará um novamente. Esse então será o macaco se galho. A brincadeira continua até todos participarem.
· Gata cega
Material: um lenço.
Forma-se uma roda, uma criança fica no centro da roda com os olhos vendados. Todos deverão girar na roda e cantar “borboletinha”. Quando o ceguinho bater palmas, a roda deverá parar e ele caminhará para frente e tocar no colega para adivinhar quem é.
· Exercícios com bola
Material: bolas
Formar duas colunas com os alunos onde os primeiros de cada, terão que passar a bola por cima da cabeça até chegar ao ultimo; após passar a bola por baixo das pernas;
Formar duas fileiras onde a bola terá que passar de mão em mão pela direita e depois pela esquerda.
· Pega a bola
Material: bola
Em círculo, o professor se posiciona no centro com a bola. Ele jogará a bola para cada aluno onde este terá que devolve-la, assim sucessivamente até todos participarem.

painel da chamadinha
















continuando o painel











painel para sala de aula











irei postar passo a passo do painel, vai ai os primeiros desenhos do painel feito por mim:




terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Postagens antigas

Link-me 2

Link-Me


Em qual área da educação que você trabalha?

Prometo:

Prometo valer-me do conhecimento que me foi dado como instrumento de mudança e construção de um mundo onde o homem possa realizar-se com liberdade. Prometo, no exercício de minha profissão, enfrentar os desafios que a educação me propõe, com criatividade, perseverança e competência, buscando novos caminhos para o processo educacional. Prometo envolver-me com meus alunos no espaço que existe entre teorizar e viver a prática, porque acredito ser nesse espaço que educadores e educandos se encontram e se transformam mutuamente. Prometo não isolar no gabinete da Administração Escolar, mas dele partir para uma realidade mais abrangente, em que eu possa enxergar o homem no seu contexto social e político e que o meu trabalho na educação tenha um sentido justo, observando sempre os dispositivos legais e éticos da profissão.