terça-feira, 24 de março de 2009

plano de aula (projeto circo).

Rotina: chamada e calendário.

Rodinha: organização da sala e preparação dos alunos para tirar fotos com roupas de palhacinho.
Materiais: tinta especial para maquiar o rosto; um cenário, roupas de palhacinho.

Brinquedo livre na sala.

Atividade com alinhavo: os alunos terão que pintar e recortar a gravatinha do palhaço, após com auxilio do professor, fazer furos ao contorno da gravatinha do palhaço, aonde os alunos irão com um cordão alinhavá-la.

segunda-feira, 23 de março de 2009

convite de palhacinho


modelo de convite para festinha de encerramento do projeto CIRCO.

planos de aula (projeto circo)

Rotina: chamada e calendário.

Rodinha: hora do conto.

Materiais: rádio e cd O leão cantor.

Uma historinha que fala de um circo que chegou à cidade e de um leão que era obrigado a ser mau. Até que no decorrer da história um menino chamado Joãozinho o ajuda a ser o que ele mais queria ser CANTOR.

Educação Física

Brincadeira: DANÇA DO JORNAL.
Espalhar folhas de jornal pelo chão da sala, em número igual ao de alunos no exercício. Depois coloca uma música de fundo e pede aos mesmos que andem aleatoriamente pela sala. Enquanto a música toca e os alunos caminham, o professor informa que realizará uma “brincadeira” semelhante à “dança das cadeiras”. Alerta os mesmos de que as folhas espalhadas no chão substituirão as cadeiras, e que ao parar a música os mesmos deverão pisar em uma destas folhas para não serem “eliminados” da brincadeira. Aqueles que forem “eliminados” deverão se retirar. O exercício segue a partir do momento em que o instrutor retira uma ou mais folhas do chão da sala, e faz uma pausa na música. Isso ocorre repetidas vezes, até que reste somente um “vencedor”.

2.Brincadeira: JOGA A BOLA.
Os alunos em círculo e o professor ao centro com uma bola. O professor joga a bola a um aluno e este o retorna, e assim sucessivamente até todos jogarem.

3.Brinquedo livre: PLAYGROUND.

4. Brincadeira: CIRCO.
Em círculo o professor inicia falando: - um Circo chegou à cidade, nele tinha muitos animais, ele trouxe um (ESCOLHER UM ALUNO, DIZER AO SEU OUVIDO O NOME DE UM ANIMAL, ESTE TERÁ QUE IMITAR UM ANIMAL E OS OUTROS TERÃO QUE DESCOBRIR QUAL ANIMAL ELE ESTÁ IMITANDO).


Rotina: chamada e calendário.

Rodinha: conversa informal sobre a fantasia que os alunos irão usar na festinha de encerramento do projeto.

Confecção

· Colarinho do palhacinho: Distribuir aos alunos os babadinhos de tnt (para o pescoço), onde eles terão que decorá-los com recortes de papel colorido. Será usado no pescoço como acessório na festinha.

· Óculos: colorir e decorar com cola colorida os óculos do palhaço. Acessório para usar na festinha.


Música nova: ensinar a música e dramatizá-la. O Palhacinho atrapalhado. Xuxa circo.
Era um palhacinho
Muito Atrapalhado
Dava Piruetas
Fazia Caretas
Sempre Que Pulava
A Calça Caia
Ele Ria
Ele Chorava
E O Público Aplaudia

Esse Palhacinho
Tinha Um Monociclo
Dava Muitas Voltas
Ao Redor Do Circo
Sempre Que Parava
A Calça Caia
Ele Ria
Ele Chorava
E O Público Aplaudia

Corre, Corre, Corre Palhacinho
Segura, Segura, Segura Essa Calça
Só Mais Uma Vez, Só Pra Gente Rir
Que Palhaço Mais Engraçado
Deixou Ela Cair

Pula, Pula, Pula Palhacinho
Segura, Segura, Segura Essa Calça
Só Mais Uma Vez, Só Pra Gente Rir
Que Palhaço Mais Engraçado
Deixou Ela Cair

Bem No Finalzinho
Da Apresentação
O Nosso Palhacinho
Mexia O Popozão
Sempre Que Dançava
A Calça Caia
Ele Ria
Ele Chorava
E O Público Aplaudia
Ele Ria, Ele Chorava E O Público Aplaudia


Brinquedo livre na sala.





Rotina: chamada e calendário.
Hora do conto e teatrinho: contar a história, e após encenar (dramatizar) com os alunos.

Materiais: nariz de palhaço e cenário.
Personagens: palhaço Pimpolho, anjinho, platéia (que será o restante da turma).
Encenar a história várias vezes substituindo os personagens, para que todos participem.


O palhaço Narigudo
Era uma vez um palhaço que se clamava PIMPOLHO. Ele adorava trabalhar no circo, todos achavam muita graça de tudo o que ele contava e fazia, mas o palhaço não estava muito contente com o seu NARIZ.
Numa certa noite ele pediu para o papai do céu para diminuir o seu NARIZ que era muito grande.
Então papai do céu, enviou um anjo para resolver o problema que tanto preocupava o nosso amigo PIMPOLHO.
Quando amanheceu o dia ele foi lavar o rosto e se olhou no espelho ele ficou assustado de ver que o seu nariz tinha diminuído.
Lá foi ele no circo para alegrar as pessoas, mas por mais palhaçada que ele fazia ninguém achava mais graça em nada que ele fazia.
Ele começou a ficar muito triste até que certa noite, o papai do céu mandou novamente o anjinho para socorrer o nosso amigo Pimpolho.
Quando amanheceu o dia Pimpolho ficou surpreso quando olhou no espelho e viu que o seu nariz tinha voltado ao tamanho normal (BEM GRANDE).
Quando ele voltou no circo todos gritavam:
- Que palhaço engraçado!!!
Voltou à alegria do circo e ele agradecido nunca mais reclamou do seu nariz.

Atividade: confecção de um móbile.
Materiais: palitos de churrasquinho, papel crepom, desenhos de palhacinhos, cordão, muc.
Desenvolvimento: distribuir dois palitos para cada aluno, pedir a eles que passem cola em volta dos palitos e após colem o papel crepom cobrindo-o. Com auxilio do professor, amarrar um palito ao outro (tipo uma cruz). Colorir os desenhos com lápis de cor e recortá-los. Amarrar um cordão em cada desenho e fixá-lo nas pontas dos palitos.


Músicas: cantar e dançar as músicas “O palhacinho” e “O palhaço atrapalhado”.
Brinquedo livre no pátio.

terça-feira, 17 de março de 2009

plano de aula para o terceiro dia do projeto circo

Rotina: chamada e calendário.

Rodinha: cantar a música O palhacinho.

Atividade 1: confecção do nariz do palhaço.
Materiais: tinta têmpera, caixa de avos, elástico e muc.
Desenvolvimento: distribuir um dos suportes de ovos já recortado para cada aluno, onde ele terá que pintá-lo de vermelho, após colocar o elástico. Este será usado na festinha (culminância).

Atividade 2: visualização, noção de frente e costa e motricidade fina.
Distribuir para os alunos folhas com desenho dos animais do circo, de frente e de costas. Os alunos terão que pintar, recortar (com auxilio da professora) e colar em outra folha os animais na posição certa um ao lado do outro (frente e costa do animal).





Atividade 3 no pátio:

Seção historiada: iniciar um conversa com os alunos contando uma história de um grupo de crianças que foram visitar o circo, e a partir daí fazê-los participar da história usando a imaginação e a dramatização.

Boca do palhaço- com bolinhas os alunos terão que acertar dentro da boca do palhaço confeccionado de madeira.

Brinquedo livre- Auxiliar os alunos a subir e descer escadas e playground.

segunda-feira, 16 de março de 2009

plano de aula para o primeiro dia do projeto "o circo".

Segunda-feira, 16 de março de 2009.

Rotina: chamada e calendário.

Rodinha:

Conversa informal sobre o circo;
Mostrar um cartaz ilustrado com um cenário do circo;
Questionar os alunos sobre o tema: quem já foi ao circo? O que mais gosta de assistir no circo? Quais os profissionais existentes no circo? No circo em que você foi havia animais? Quais? O que eles faziam? Vocês acham certo agredirem os animais?

Atividade – hora do conto.
Material: fichas com os personagens.
No momento que contar a história ir mostrando as fichas.


O aniversário do palhaço.


Faísca era um palhaço muito engraçado que vivia em um circo da cidade.
Ele fazia muitas palhaçadas para divertir a criançada: virava cambalhota, equilibrava argolas e sabia mágicas também.
Ele tinha muitos amigos, além do público, é claro. O engolidor de espadas, o mágico, o domador de leões, a bailarina, o homem do algodão-doce, o pipoqueiro. Todos gostavam do palhaço Faísca e de suas palhaçadas.
Quando o domingo chegou, o mágico trouxe a boa notícia: era dia de aniversário no circo. Era o aniversário do palhaço Faísca! Todos ficaram animados e começaram a combinar uma festa-surpresa para ele.
Então ficou acertado que durante o espetáculo daquela tarde, eles iriam comemorar. Quando Faísca entrou no picadeiro, a criançada logo começou a gritar:
- Palhaço Faísca pula, rola e pisca! Palhaço Faísca pula, rola e pisca!
E o palhaço começou seu show: subiu feito foguete na tromba do elefante, pulou na tina de água, rolou na bacia de farinha e engoliu uma régua inteirinha! Virou cambalhota no ar, rodopiou no meio do picadeiro, dançou rock de guarda-chuva e assustou o pipoqueiro. Soltou fogo pela boca, imitando um dragão, equilibrou 20 pratos, 15 copos e 2 maçãs com uma só mão!
A garotada ria a valer. Faísca era muito legal. Faísca era sensacional!
De repente, os tambores começaram a rufar. A garotada se calou. O que iria acontecer?
Foi aí que o domador de leões, a bailarina, o mágico, o engolidor de espadas, o homem do algodão doce e pipoqueiro entraram no picadeiro com seus presentes. Atrás deles, via-se um enorme bolo de chocolate com velas acesas.
E quando a turma começou a cantar "Parabéns a você", Faísca começou a chorar de emoção. Chorou tanto que suas lágrimas de palhaço inundaram o picadeiro. Daí, os balões coloridos começaram a cair sobre o público. Eram verdes, azuis, amarelos e vermelhos. Faísca não perdeu tempo com o choro e resolveu fazer palhaçada: com um grande alfinete começou a estourá-los. Foi uma farra geral.
Que aniversário sensacional!
Flávia Muniz


Os personagens para fazer as fichas:














Atividade – construção de um cartaz: Aniversário do palhaço.
Materiais: papel pardo, muc, fichas dos personagens para colorir (usar os mesmos desenhos das fichas).
Em um papel pardo, já com o desenho do circo, os alunos, após colorir os personagens e recortar, irão colá-los montando e enfeitando a cena do aniversário do Palhaço, em seguida fixá-lo na parede.



Atividade – cineminha: Dumbo.
Material: DVD do desenho do Dumbo e aparelho de TV.
Assistir o desenho do Dumbo e após questionar os alunos, em relação aos personagens, os animais, e a história.


Terça-feira, 17 de março de 2009.

Rotina: chamada e calendário.

Rodinha: conversa informal sobre o filme Dumbo assistido na aula anterior. Questionar os alunos:
Do que se tratava a história?
Quais os personagens do filme?
Quem era Dumbo? Como ele era? Quem o trouxe para mamãe?
O que aconteceu com Dumbo e a mamãe quando o circo foi inaugurado?
Por que prenderam a mamãe de Dumbo?
Com quem Dumbo ficou? Ele arranjou algum amigo? Quem?
O que Dumbo aprendeu a fazer?
Como terminou o filme?


Atividade: distribuir folhas com o desenho do personagem Dumbo tomando banho, onde os alunos terão que colorir e colar bolinhas de papel crepom nas bolinhas de sabão.



Brincadeiras:

1. Trabalhando o equilíbrio. O Malabarista - Fazer traços diferenciados no chão: retos, ondulados, curvas, círculos e outros. A proposta é as crianças brincarem de andar em cima do risco em diferentes posições como: na ponta dos pés, apenas com os calcanhares, com as mãos na cabeça, com as mãos na cintura, segurando um copo d’água, etc – sem sair de cima dos riscos.

2. Exercício rítmico. A Bailarina - A proposta é conforme a professora for lendo o texto às crianças devem executar os movimentos citados. Em um segundo momento, colocar em aparelho de som uma música a escolha da professora, sugerimos instrumental, para que as crianças dancem, ritmicamente, livremente.

Um passo pra cá...
Um passo pra lá...
Correndo pra frente e voltando ao lugar,
Palminhas vou bater,
Um pulo eu vou dar,
Uma roda bem bonita,
Rodando com os amigos,
Rodando no próprio lugar.

3. Música: O palhacinho ( Patati Patata).
O palhacinho.
Vou contar a história
Do palhacinho Pimpom
Era um palhaço engraçado
Que só mexia com a mão
Trá, Lá, Lá, Lá, Lá, Lá,
Trá, Lá, Lá, Lá, Lá, Lá,
Era um palhaço engraçado
Que só mexia com a mão.
É parecida a história
Do palhaço Zezé
Era um palhaço engraçado
Que só mexia com pé
Trá, Lá, Lá, Lá, Lá, Lá,
Trá, Lá, Lá, Lá, Lá, Lá,
Era um palhaço engraçado
Que só mexia com o pé.
É engraçada a história
Do palhacinho zum-zum
Era um palhaço engraçado
Que só mexia o bumbum
Trá, Lá, Lá, Lá, Lá, Lá,
Trá, Lá, Lá, Lá, Lá, Lá,
Era um palhaço engraçado
Que só mexia o bumbum.



4. Malabarismo - Todas as crianças sentadas no chão em círculo, a professora distribui revistas onde os alunos irão fazer bolas de papel, após explicar que eles terão que jogar a bola para o alto e tentar pegá-la; jogar de uma mão, para a outra; jogar para o alto, bater palmas uma vez e pegar a bolinha. Assim sucessivamente fazer movimentos, malabarismos com a bola de papel.

domingo, 15 de março de 2009

atividades para o dia do circo














































Projeto Circo

Projeto: O circo.

Faixa etária: 3 a 4 anos.

Período: Março.

Duração: 16 a 26 de março.

Justificativa: Hoje tem espetáculo? Tem sim senhor! Hoje tem marmelada? Tem sim senhor! E tem também palhaços, malabaristas, equilibristas, domadores, ilusionistas, trapezistas, globistas e ainda muitos animais. E é em 15 de março, e 27 de março aqui no Brasil o dia destinado àquele que é sinônimo de alegria. O circo é uma das mais antigas e completas manifestações populares e artísticas, pois durante o espetáculo, sob uma lona colorida, tem música, teatro, dança cenografia e figurino apropriados que encantam a platéia; um espetáculo de magia que faz até hoje a alegria não só das crianças, como também de muitos adultos.
Objetivo geral: Desenvolver nas crianças, através de atividades lúdicas e pedagógicas, o desejo de conhecer e valorizar a arte circense.

Objetivos específicos:
· Desenvolver o gosto pelo circo;
· Despertar o gosto pela arte e pela música;
· Conhecer e valorizar os profissionais que trabalham no circo.
· Trabalhar e desenvolver a criatividade e a imaginação;
· Desenvolver a motricidade ampla e fina;
· Desenvolver e trabalhar o raciocínio e a atenção;
· Executar movimentos básicos associados ao ritmo;
· Manter o equilíbrio em diversas posições;
· Desenvolver e trabalhar noções de tamanho e quantidade.

Conteúdos:
· Data comemorativa: o dia do circo;
· Motricidade fina e ampla;
· Expressão corporal;
· Ritmo e dança;
· Equilíbrio;
· Expressões gráficas: desenho, pintura, alinhavo, montagem;
· Noções de tamanho e quantidade;
· Historinhas e poema.

Metodologia:
· Assistir o DVD do desenho Dumbo;
· Conversa informal e questionamento sobre o desenho assistido e sobre o circo;
· Relatar os nomes de animais e profissionais existentes no circo;
· Músicas dramatizadas relacionadas ao circo/palhaço;
· Confecções de máscaras, babadinho (babeiro), móbile, viseiras e nariz e óculos do palhaço;
· Confecção de um cartaz;
· Grafismo;
· Alinhavo, colagem, pintura com tintas;
· História em seqüência;
· Quebra cabeça do palhaço;
· Historinhas e poema: O leão cantor, O palhaço narigudo, O palhacinho, O aniversário do Palhaço;
· Jogos com figuras relacionadas ao tema.

Culminância: festinha com acessórios e com a presença de um palhaço.
Avaliação: Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.


"O circo é, antes de tudo, um espetáculo visual. O palhaço faz tudo seriamente. Ele não precisa falar e sim fazer graciosos trejeitos. Sua mímica ingênua sempre consegue fazer rir." (Leonid G. Engibarov)

quinta-feira, 12 de março de 2009

plano de aula de educação física na educação infantil

Plano de aula

Rotina: chamada e calendário.

Educação física.

Conteúdos: movimento do corpo; equilíbrio; manipulação e locomoção.

Objetivos:
· Estruturar movimentos que requeiram coordenação geral;
· Equilibrar-se em diferentes situações, com ou sem deslocamento;
· Melhorar o desempenho na execução de atividades que requeiram agilidade, velocidade e flexibilidade.

Atividades:

Bola do túnel: divididas em igual número, os alunos formam duas colunas. Manter-se-ão com tronco flexionado para frente e com as pernas ligeiramente afastadas. Ao primeiro jogador de cada coluna entrega-se uma bola.
Dado o sinal de início, o primeiro jogador de cada grupo passará a bola por entre as pernas, entregando-a ao seu companheiro imediato ou fazendo-a rolar. Os demais ao receberem a bola irão passando-a do mesmo modo. Em chegando ao último jogador, este segura-a, sai correndo e vai ocupar o lugar à frente da coluna. Assim sucessivamente.

Bola em posição: dispõem-se as crianças em círculo.
Dado o sinal de início, o professor no centro do círculo atira a bola ao alto, chamando o nome de um aluno presente no círculo. O aluno deverá agarrar a bola antes de cair no chão ou não. Este após pegar a bola terá que executar o mesmo que o professor fez, chamando um colega.

Lá vai a bola: os alunos a linha de partida com as mãos sobre o joelho. O professor coloca-se por trás dos alunos com uma bola. Inopidamente lança-a, rasteira, na frente da turma. O primeiro aluno que alcançá-la será o novo lançador e dará continuidade ao jogo.

Abrir a porta: os jogadores de mãos dadas formam um círculo, exceto um que ficará fora.
Dado o sinal, o jogador que está fora do círculo correrá e gritará: janelinha, janelinha, portinha campainha. Nesse momento ele bate nas costa de um dos colegas, este terá que sair e tentar pegá-lo enquanto ele tenta pegar o lugar deixado pelo colega.

O osso do cachorro: os alunos em círculo em silencio, menos um que ficará afastado escondido.
O professor escolherá um aluno para ser o cachorro, quando o aluno afastado retornar ele pegará um objeto dado pelo professor simbolizando um osso e passará mostrando um a um. Ao chegar ao aluno escolhido (cachorro) este terá que imitar um latido de cão bem alto, fazendo o colega se assustar. Logo o aluno toma o lugar e a brincadeira continua até todos participarem.

Brinquedo livre: liberar os alunos para brincar livremente no pátio.

atividades para o dia do circo





























sábado, 7 de março de 2009

TRABALHANDO COM A MÚSICA


O SAPO

"O SAPO, O SAPO,
NA BEIRA DA LAGOA
NÃO TEM! NÃO TEM!
RABINHO E NEM ORELHAS
UÁ, QUÁ, QUÁ, UÁ, QUÁ, QUÁ
UÁ, QUÁ, QUÁ, UÁ, QUÁ, QUÁ".


SUGESTÕES DE ATIVIDADES:

CANTAR E FAZER COREOGRAFIA COM A MÚSICA;

ATIVIDADE COM GRAFISMO:



ATIVIDADE COM DOBRADURA:

ATIVIDADE COM ALINHAVO E COLAGEM DE BOLINHAS DE PAPEL:


FAZER OS FURINHOS NO CONTORNO DO ROSTINHO DO SAPINHO, ONDE OS ALUNOS IRÃO ALINHAVAR COM A LÃ.




COLAR O SAPO DE DOBRADURA EM UMA ILUSTRAÇÃO DE LAGOA:





TERMINAR E COLORIR O RÃ:




PROCURAR MAIS MÚSICAS DE SAPO:













MOLDES DAS MÁSCARAS DOS ANIMAIS






















Postagens antigas

Link-me 2

Link-Me


Em qual área da educação que você trabalha?

Prometo:

Prometo valer-me do conhecimento que me foi dado como instrumento de mudança e construção de um mundo onde o homem possa realizar-se com liberdade. Prometo, no exercício de minha profissão, enfrentar os desafios que a educação me propõe, com criatividade, perseverança e competência, buscando novos caminhos para o processo educacional. Prometo envolver-me com meus alunos no espaço que existe entre teorizar e viver a prática, porque acredito ser nesse espaço que educadores e educandos se encontram e se transformam mutuamente. Prometo não isolar no gabinete da Administração Escolar, mas dele partir para uma realidade mais abrangente, em que eu possa enxergar o homem no seu contexto social e político e que o meu trabalho na educação tenha um sentido justo, observando sempre os dispositivos legais e éticos da profissão.