segunda-feira, 19 de abril de 2010

Projeto: Os Índios / 2010

Projeto: Os Índios.

Duração: uma semana.

Justificativa: Os índios foram os primeiros povos que habitaram no Brasil, é elemento sempre presente na cultura brasileira.

É de suma importância que os nossos alunos tenham a oportunidade de conhecer um pouco desta história, mesmo com as mudanças ocorridas, ao longo da História do nosso Brasil.

Objetivo geral: Desenvolver e sensibilizar os alunos sobre a importância de conhecer a história dos índios, seus usos, costumes e hábitos alimentares.

Objetivos específicos:

  • Conhecer e refletir sobre a história dos índios
  • Conhecer, analisar e debater os hábitos e costumes indígenas;
  • Trabalhar diferentes tipos de moradia;
  • Trabalhar diferentes tipos de vestuário;
  • Promover e estimular a linguagem oral;
  • Desenvolver atenção e coordenação motora fina e ampla;
  • Interpretar e relacionar figuras relacionadas ao índio;
  • Estimular a imaginação e a criatividade;
  • Desenvolver a leitura através da visualização de figuras;
  • Trabalhar quantidades.

Conteúdos:

  • Data comemorativa – dia do Índio e dia do Descobrimento do Brasil;
  • História, hábitos e costumes indígenas;
  • Linguagem oral;
  • Motricidade fina e ampla;
  • Artes plásticas: modelagem, recorte e colagem com material diverso, desenho livre e dirigido;
  • Expressões gráficas: desenho, pintura, traçados;
  • Expressão corporal;
  • Noção de quantidade.

Metodologia:

  • Conversa informal sobre os índios, seus usos e costumes; descobrimento do Brasil;
  • Músicas: Indiozinhos e Brincar de Índio;
  • Historinhas e dramatizações: Os Indiozinhos e sua oca. A sopa dos dez indiozinhos, A lenda da mandioca;
  • Painel: primeiros habitantes;
  • Confecção de cocar e colares de macarrão,
  • Dramatização da música: os indiozinhos;
  • Maquete;
  • Vídeo: Tainá-Uma Aventura na Amazônia;
  • Jogo da memória;
  • Brincadeiras de índios;
  • Confecção do Índio articulado;
  • Pintura facial.

Culminância: fantasiando-se de índios, danças e brincadeiras.

Avaliação: Avaliação será contínua, através da observação diária das crianças no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.

3 comentários:

  1. Estou de boca aberta com a sua capacidade e competencia p/ passar a sua aprendizagem.
    AMEIIIIIII TUDO.OWNI

    ResponderExcluir
  2. Sou estudante de pedagogia, mas um dia espero ter a sua competencia pois trabalhar c/ criança.
    bjssssssss

    ResponderExcluir

Postagens antigas

Link-me 2

Link-Me


Prometo:

Prometo valer-me do conhecimento que me foi dado como instrumento de mudança e construção de um mundo onde o homem possa realizar-se com liberdade. Prometo, no exercício de minha profissão, enfrentar os desafios que a educação me propõe, com criatividade, perseverança e competência, buscando novos caminhos para o processo educacional. Prometo envolver-me com meus alunos no espaço que existe entre teorizar e viver a prática, porque acredito ser nesse espaço que educadores e educandos se encontram e se transformam mutuamente. Prometo não isolar no gabinete da Administração Escolar, mas dele partir para uma realidade mais abrangente, em que eu possa enxergar o homem no seu contexto social e político e que o meu trabalho na educação tenha um sentido justo, observando sempre os dispositivos legais e éticos da profissão.