terça-feira, 11 de maio de 2010

1ª E 2ª AULA DO PROJETO DIA DAS MÃES / 2010

1ª AULA
Rotina: chamada e calendário.
Rodinha: apresentação do Projeto. Conversar, questionar e relatar sobre o dia das Mães e a importância de respeitá-la e amá-la.
OBS: Porém não podemos nos esquecer que entre nossos alunos sempre tem um ou outro que não mora com a mãe, sendo responsabilidade da avó ou da tia, ou até mesmo de outras pessoas.

Questionar:
• Com quem o aluno mora;
• Qual o nome da mãe ou responsável;
• Como é a rotina da mamãe;
• A mamãe trabalha? Qual sua profissão?
• Por que temos que respeitá-la?
Atividade 1: música CARINHOSO de Pixinguinha.
Escutar com atenção a música.

Meu coração, não sei por que
Bate feliz quando te vê
E os meus olhos ficam sorrindo
E pelas ruas vão te seguindo
Mas mesmo assim
Foges de mim
Ah se tu soubesses como sou tão carinhosa
E o muito, muito que te quero
E como é sincero o meu amor
Eu sei que tu não fugirias mais de mim
Vem, vem, vem, vem
Vem sentir o calor dos lábios meus a procura dos teus
Vem matar essa paixão que me devora o coração
E só assim então serei feliz
Bem feliz
Ah se tu soubesses como sou tão carinhosa
E o muito, muito que te quero
E como é sincero o meu amor
Eu sei que tu não fugirias mais de mim
Vem, vem, vem, vem
Vem sentir o calor dos lábios meus a procura dos teus
Vem matar essa paixão que me devora o coração
E só assim então serei feliz
Bem feliz.

Atividade 2: Mural - CARINHOSO. Deixar a música tocando durante a atividade.
Materiais: papel pardo, revistas, muc, papel ceda vermelho.
Montar com os alunos um painel com o trecho da música Carinhoso e pedir que eles recortem de revistas figuras que representem a MÃE, e colem em volta do coração no mural.
Meu coração, não sei por que
Bate feliz quando te vê
E os meus olhos ficam sorrindo
E pelas ruas vão te seguindo
Mas mesmo assim
Foges de mim





JANTA / HIGIENE.
Brincadeira livre na sala.

2ª AULA
Terça-feira, 27 de abril de 2010.
Rotina: lanche, chamada e ajudante do dia.
Rodinha: conversa informal sobre: como é sua mamãe?

Atividade 1: minha mamãe é assim...
Materiais: recortes com corpos de mulher e de cabeças.
Distribuir para cada aluno, uma folha de ofício, após deixá-los escolher um corpo e uma cabeça de mulher onde eles terão que colar na folha de ofício. De um lado o corpo de uma mulher e no outro lado a cabeça, onde eles terão que imaginar suas mães e desenhá-la completando a colagem. Após colori.

Atividade 2: os animais também tem mamãe!
Conversar com os alunos sobre mamãe animal.


Jogos: baú pedagógico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens antigas

Link-me 2

Link-Me


Prometo:

Prometo valer-me do conhecimento que me foi dado como instrumento de mudança e construção de um mundo onde o homem possa realizar-se com liberdade. Prometo, no exercício de minha profissão, enfrentar os desafios que a educação me propõe, com criatividade, perseverança e competência, buscando novos caminhos para o processo educacional. Prometo envolver-me com meus alunos no espaço que existe entre teorizar e viver a prática, porque acredito ser nesse espaço que educadores e educandos se encontram e se transformam mutuamente. Prometo não isolar no gabinete da Administração Escolar, mas dele partir para uma realidade mais abrangente, em que eu possa enxergar o homem no seu contexto social e político e que o meu trabalho na educação tenha um sentido justo, observando sempre os dispositivos legais e éticos da profissão.