domingo, 28 de fevereiro de 2016

PROJETO BICHO ALFABETO

PROJETO BICHO ALFABETO


ESCOLA: EMEI VOVÓ JURA

PROFESSORAS: Aline Pires Couto / Cristiane Fernandes / Karla Martins

TURMA: Pré-b

PROJETO: Bicho Alfabeto

TEMA: Um Bichinho Diferente.

PERÍODO: 04 de agosto a 30 de outubro de 2015.


JUSTIFICATIVA: O espaço escolar tem como princípio básico proporcionar estímulos para o contínuo desenvolvimento da criança. Porém as crianças da Educação Infantil já estão inseridas em um ambiente preparatório, cuja aquisição de informações acontece naturalmente. As descobertas a que são submetidas às levarão a um conhecimento prévio do que aprenderão no futuro e com mais facilidade.
No processo de construção do conhecimento, as crianças se utilizam das mais diferentes linguagens e exercem a capacidade que possuem de terem ideias e hipóteses originais sobre aquilo que buscam desvendar. Nessa perspectiva as crianças constroem o conhecimento a partir das interações que estabelecem com as outras pessoas e com o meio em que vivem. (RCNEI, 2002, P.21)
Ao proporcionar experiências concretas de aprendizagens da língua facilita-se o desenvolvimento gradativo das capacidades de comunicação e expressão da criança. A partir da observação e do interesse das crianças pelas letras resolvemos desenvolver um projeto que irá mostrar a importância de familiarizar a criança com o processo de alfabetização.
Resolvemos então apresentar a turma “Um Bichinho Diferente”, personagem do poema Priscila Ramos de Azevedo, onde irá visitar a casa de cada aluno e este trará para sala um objeto significativo da letra que irá junto com o personagem “Um Bichinho Diferente”.


OBJETIVO GERAL: Apresentar o alfabeto e possibilitar a criança um primeiro contato , com a diversidade de letras existentes, propiciando o processo de associação entre elas, de forma lúdica e prazerosa, com o intuito de valorizar a aprendizagem e o encantamento no contato com as letras.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

·         Conhecer o Bicho Alfabeto, através do poema “Um Bichinho Diferente”;
·         Conhecer cada letra a partir de um objeto concreto;
·         Conhecer, identificar e escrever as letras do alfabeto;
·         Pesquisar em diferentes materiais o objeto trazido pelas crianças para representar cada letra;
·         Reconhecer as letras em situações do nosso cotidiano;
·         Desenvolver atenção, memória, oralidade e integração;
·         Ampliar vocabulário;
·         Desenvolver interesse e atenção por músicas, leitura, histórias e escrita;
·         Desenvolver a percepção visomotora e a discriminação auditiva e visual;
·         Trabalhar a coordenação motora;
·         Registrar no álbum alfabético as letras, desenhos dos objetos trazidos pelos colegas e nome do mesmo.

CONTEÚDOS:
·         Poemas, parlendas;
·         Alfabeto;
·         Música;
·         Percepção visual, auditiva e visomotora;
·         Coordenação motora;

METODOLOGIA:
O Projeto funcionará da seguinte forma: a Professora irá fazer apresentação do Projeto através do Poema “Um Bichinho Diferente”, irá questionar, indagar os alunos sobre o poema, sobre as letras; irá fazer a apresentação do personagem que veio de muito longe para ajudá-los a aprender as letras; explicará como funcionará a visita do personagem em cada casa e a atividade que cada um terá que fazer com auxílio da família; cobrará a responsabilidade dos alunos com o cuidado com o personagem e com as atividades.
Além do personagem que irá visitá-los, irá junto uma bolsa com a agenda e um sapatinho com uma letra do alfabeto, onde o aluno terá que desenhar com auxílio dos pais, escrever um pouco sobre o visitante e trazer para sala de aula, na data marcada pela professora, um objeto que inicie com a letra do sapatinho. Será feito apresentação do objeto e trabalhado com a letra em aula através de diversas atividades. Este objeto terá um espaço especial, um lugar onde ficará exposto na sala com sua devida letra e uma foto do colega que a trouxe, até formarmos o ALFABETO da turma.

CULMINÂNCIA: “V MOSTRA DE TRABALHOS”.

AVALIAÇÃO
Deve ser realizada  de forma qualitativa e contínua, na qual se leva em consideração o que as crianças apreendem dos conceitos trabalhados por meio de sua participação na aula e na realização das atividades.


0 comentários:

Postar um comentário

Postagens antigas

Link-me 2

Link-Me


Em qual área da educação que você trabalha?

Prometo:

Prometo valer-me do conhecimento que me foi dado como instrumento de mudança e construção de um mundo onde o homem possa realizar-se com liberdade. Prometo, no exercício de minha profissão, enfrentar os desafios que a educação me propõe, com criatividade, perseverança e competência, buscando novos caminhos para o processo educacional. Prometo envolver-me com meus alunos no espaço que existe entre teorizar e viver a prática, porque acredito ser nesse espaço que educadores e educandos se encontram e se transformam mutuamente. Prometo não isolar no gabinete da Administração Escolar, mas dele partir para uma realidade mais abrangente, em que eu possa enxergar o homem no seu contexto social e político e que o meu trabalho na educação tenha um sentido justo, observando sempre os dispositivos legais e éticos da profissão.

 

Cantinho das Sugestões. Copyright © 2009 Cookiez is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template