ESCOLA
MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL VOVÓ JURA
Professora:
Aline Pires CoutoProjeto: Esquema corporal e os Órgãos dos Sentidos.
Professoras: Aline Couto, Natiele Bones e Thaís Nunes.
Clientela atingir: alunos de 04 a 05 anos de idade.
Duração: 16 a 31 de maio de 2016.
Turno: Manhã.
Justificativa: Esquema Corporal é o conhecimento do corpo como um todo e das partes que o compõem. Um bom desenvolvimento do esquema corporal pressupõe uma boa evolução da motricidade, das percepções espaciais e temporais, e da afetividade. Por esse motivo é de suma importância à execução desse projeto com os alunos.
Objetivo Geral: Fazer com que a criança identifique as partes que compõem o corpo tome consciência de si mesma, de seus semelhantes e do ambiente que a cerca. Desenvolvendo habilidades de utilização do movimento, como instrumento de comunicação e expressão.
Objetivos específicos:
·
Promover e estimular a linguagem oral;
·
Promover a socialização e a integração entre
alunos e professor;
·
Desenvolver atenção, imaginação e a
criatividade;
·
Praticar a coordenação motora fina e ampla;
·
Desenvolver a expressão corporal;
·
Desenvolver a leitura através da visualização
de figuras;
·
Conhecer os numerais 1 e 2;
·
Dançar através de diversos ritmos;
·
Identificar, conhecer e diferenciar as partes
do corpo;
·
Reconhecer o corpo, no seu todo, e diferenciar
cada uma de suas partes, por meio do movimento;
·
Reconhecer e identificar os sentidos;
·
Conhecer novas cores;
·
Explorar os sentidos através do concreto.
·
Linguagem oral e escrita;
·
Socialização e integração;
·
Criatividade, imaginação e dramatização;
·
Motricidade fina e ampla;
·
Expressão corporal;
·
Música e ritmo;
·
Números – 1 e 2;
·
Expressões gráficas: desenho, pintura, traçado
e pontilhado;
·
Artes plásticas: pintura, recorte e colagem
com material diverso, desenho livre e dirigido.
·
Esquema corporal;
·
Os sentidos;
·
As cores.
·
Conversa informal sobre o tema;
·
Músicas relacionadas ao tema: CABEÇA, OMBRO,
JOELHO E PÉ; POP POP; ESTÁTUA; AGORA EU VOU ANDAR;
·
Atividades com grafismo, colagem, recortes e
pinturas;
·
Exercícios de fixação com o tema do projeto;
·
Brincadeiras: JOÃO
BOBO, CHEFINHO MANDOU, MORTO-VIVO, ESTÁTUA, CABRA-CEGA, FANTASMA, BOLINHA.
·
Atividades de psicomotricidade: PULAR, ANDAR,
CORRER, SALTAR, ENGATINHAR, CAMBALHOTA, ARREMESSAR E AGARRAR, VERTIR E
DESVESTIR-SE, DANÇAR, IMITAR, TAPETE HUMANO, PARTE COM PARTE;
·
Jogos motores:
CAÇADOR DE TARTARUGAS, JOGO DAS CORES, ME DÁ UM ABRAÇO, LOBOS E CARNEIRINHOS,
ONÇA DORMINHOCA, CORRIDA DO ELEFANTE.
·
Experiências usando
tinta para fazer novas cores;
·
Construção da boneca traçada pelos alunos
(desenhar, vestir e dar um nome);
·
Desenho livre;
·
Quebra-cabeça das partes do corpo em tamanho
grande;
·
Atividades lúdicas para reconhecer cheiros, paladar,
sons e sensações;
·
Construção de bonecos articulados;
·
Caixa dos sentidos;
·
Cartazes: partes do corpo, sentidos;
·
Construção de um boneco de sucata em casa.
Avaliação: Através da observação diária do desenvolvimento da aprendizagem dos alunos no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
شركة مكافحة الفئران والصراصير بالنعيرية
ResponderExcluirشركة مكافحة بق الفراش بصفوى
شركة مكافحة بق الفراش بسيهات
شركة مكافحة بق الفراش بعنك