segunda-feira, 13 de junho de 2016

PROJETO ESQUEMA CORPORAL E OS ÓRGÃOS DOS SENTIDOS


ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL VOVÓ JURA
Professora: Aline Pires Couto
Projeto: Esquema corporal e os Órgãos dos Sentidos.
Professoras: Aline Couto, Natiele Bones e Thaís Nunes.
Clientela atingir: alunos de 04 a 05 anos de idade.
Duração: 16 a 31 de maio de 2016.
Turno: Manhã.

Justificativa: Esquema Corporal é o conhecimento do corpo como um todo e das partes que o compõem. Um bom desenvolvimento do esquema corporal pressupõe uma boa evolução da motricidade, das percepções espaciais e temporais, e da afetividade. Por esse motivo é de suma importância à execução desse projeto com os alunos.

Objetivo Geral: Fazer com que a criança identifique as partes que compõem o corpo tome consciência de si mesma, de seus semelhantes e do ambiente que a cerca. Desenvolvendo habilidades de utilização do movimento, como instrumento de comunicação e expressão.

Objetivos específicos:

·         Promover e estimular a linguagem oral;

·         Promover a socialização e a integração entre alunos e professor;

·         Desenvolver atenção, imaginação e a criatividade;

·         Praticar a coordenação motora fina e ampla;

·         Desenvolver a expressão corporal;

·         Desenvolver a leitura através da visualização de figuras;

·         Conhecer os numerais 1 e 2;

·         Dançar através de diversos ritmos;

·         Identificar, conhecer e diferenciar as partes do corpo;

·         Reconhecer o corpo, no seu todo, e diferenciar cada uma de suas partes, por meio do movimento;

·         Reconhecer e identificar os sentidos;

·         Conhecer novas cores;

·         Explorar os sentidos através do concreto.

Conteúdos:

·         Linguagem oral e escrita;

·         Socialização e integração;

·         Criatividade, imaginação e dramatização;

·         Motricidade fina e ampla;

·         Expressão corporal;

·         Música e ritmo;

·         Números – 1 e 2;

·         Expressões gráficas: desenho, pintura, traçado e pontilhado;

·         Artes plásticas: pintura, recorte e colagem com material diverso, desenho livre e dirigido.

·         Esquema corporal;

·         Os sentidos;

·         As cores.

 Metodologia:

·         Conversa informal sobre o tema;

·          Músicas relacionadas ao tema: CABEÇA, OMBRO, JOELHO E PÉ; POP POP; ESTÁTUA; AGORA EU VOU ANDAR;

·          Atividades com grafismo, colagem, recortes e pinturas;

·         Exercícios de fixação com o tema do projeto;

·         Brincadeiras: JOÃO BOBO, CHEFINHO MANDOU, MORTO-VIVO, ESTÁTUA, CABRA-CEGA, FANTASMA, BOLINHA.

·         Atividades de psicomotricidade: PULAR, ANDAR, CORRER, SALTAR, ENGATINHAR, CAMBALHOTA, ARREMESSAR E AGARRAR, VERTIR E DESVESTIR-SE, DANÇAR, IMITAR, TAPETE HUMANO, PARTE COM PARTE;

·         Jogos motores: CAÇADOR DE TARTARUGAS, JOGO DAS CORES, ME DÁ UM ABRAÇO, LOBOS E CARNEIRINHOS, ONÇA DORMINHOCA, CORRIDA DO ELEFANTE.

·         Experiências usando tinta para fazer novas cores;

·         Construção da boneca traçada pelos alunos (desenhar, vestir e dar um nome);

·         Desenho livre;

·         Quebra-cabeça das partes do corpo em tamanho grande;

·         Atividades lúdicas para reconhecer cheiros, paladar, sons e sensações;

·         Construção de bonecos articulados;

·         Caixa dos sentidos;

·         Cartazes: partes do corpo, sentidos;

·         Construção de um boneco de sucata em casa.

Culminância: apresentação do boneco feito de sucata pela família.

Avaliação: Através da observação diária do desenvolvimento da aprendizagem dos alunos no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.

Um comentário:

Postagens antigas

Link-me 2

Link-Me


Prometo:

Prometo valer-me do conhecimento que me foi dado como instrumento de mudança e construção de um mundo onde o homem possa realizar-se com liberdade. Prometo, no exercício de minha profissão, enfrentar os desafios que a educação me propõe, com criatividade, perseverança e competência, buscando novos caminhos para o processo educacional. Prometo envolver-me com meus alunos no espaço que existe entre teorizar e viver a prática, porque acredito ser nesse espaço que educadores e educandos se encontram e se transformam mutuamente. Prometo não isolar no gabinete da Administração Escolar, mas dele partir para uma realidade mais abrangente, em que eu possa enxergar o homem no seu contexto social e político e que o meu trabalho na educação tenha um sentido justo, observando sempre os dispositivos legais e éticos da profissão.