terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Projeto Carnaval

Projeto Carnaval
Tema: O Carnaval.
Clientela: turma do MII (3 a 4 anos).
Professora: Aline Pires.
Atendente: Tiara.
Diretora: Ivone.
Duração: 4 dias (17 a 20 de fevereiro/2009).

Justificativa:
A comemoração do Carnaval tem um significado todo especial em nosso país é uma das festas mais esperadas por grande parte das pessoas, por sua tradição, cor, ritmo e magia. Através deste pensamento será trabalhado o tema "O Carnaval", de forma integrada indo de encontro aos interesses das crianças respeitando suas necessidades, curiosidades e idéias.

Objetivos:
Reconhecer o Carnaval como uma manifestação cultural brasileira;
Identificar músicas de Carnaval;
Cantar e dançar marchinhas carnavalescas;
Dramatizar e apresentar na festa de carnaval da escola a música “Mamãe eu quero” usando instrumentos de bandinha;
Confeccionar máscaras e fantasias;

Conteúdos:
· O Carnaval;
· Linguagem oral;
· O fazer artístico;
· Apreciação musical;
· Expressividade;
· Equilíbrio e coordenação;
· Coordenação motora;

Desenvolvimento:
Contar brevemente a história do Carnaval e ressaltar as diversas maneiras de comemorá-lo (Ruas, blocos, bailes, concursos de fantasias, desfile de escolas de Samba).
Providenciar fotos ou imagens para que as crianças possam visualizar algumas manifestações carnavalescas e ritmos diversos (Frevo / Axé/ Marchinhas)
Roda de conversa: (Pedindo que cada criança diga de qual personagem gostaria que fosse a sua fantasia nesse Carnaval e peça para que cada criança se desenhe com essa fantasia).
Oficina de Máscaras: Pintar e decorar as máscaras com as crianças, em seguida trabalhar com elas música, ritmo e expressão corporal usando instrumentos de bandinha.
Confeccionando colares: Montar uma Oficina de Arte onde cada criança irá fazer seu próprio colar usando materiais diversos: linha, canudos de refrigerante e plástico colorido.
Oficina da Fantasia: Confeccionar de TNT colorido algumas fantasia para a festinha de carnaval;
Escutar Marchinhas de Carnaval antigas.
Colorir e ligar desenhos que simbolizem o carnaval;
Ensaiar a música “Mamãe eu quero” e apresentar na festa de carnaval, usando instrumentos musicais de uma bandinha.

Culminância:
Promover o Baile de Carnaval na escola ou na sala.

Avaliação: Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.

2 comentários:

  1. Bom dia!
    Gostei muito da sugestão e vou adaptá-la para o Jardim I. Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia!
    Gostei muito da sugestão e vou adaptá-la para o Jardim I. Muito obrigada!

    ResponderExcluir

Postagens antigas

Link-me 2

Link-Me


Prometo:

Prometo valer-me do conhecimento que me foi dado como instrumento de mudança e construção de um mundo onde o homem possa realizar-se com liberdade. Prometo, no exercício de minha profissão, enfrentar os desafios que a educação me propõe, com criatividade, perseverança e competência, buscando novos caminhos para o processo educacional. Prometo envolver-me com meus alunos no espaço que existe entre teorizar e viver a prática, porque acredito ser nesse espaço que educadores e educandos se encontram e se transformam mutuamente. Prometo não isolar no gabinete da Administração Escolar, mas dele partir para uma realidade mais abrangente, em que eu possa enxergar o homem no seu contexto social e político e que o meu trabalho na educação tenha um sentido justo, observando sempre os dispositivos legais e éticos da profissão.