segunda-feira, 23 de junho de 2014

PROJETO: O ANIVERSÁRIO DO SEU ALFABETO

Projeto:
O aniversário do seu alfabeto.

Projeto: O aniversário do Seu Alfabeto.
Tema: Nosso Alfabeto.
Duração: 10 de junho a 18 de dezembro/2013.
Clientela: Alunos do pré-b.

Justificativa: Nas classes de educação infantil e alfabetização acontecem os primeiros contatos das crianças com as letras.
Com isso, a visualização das mesmas é de fundamental importância para que os pequenos sintam-se seguros ao reproduzi-las para o papel, afinal ainda não aprenderam como é a grafia correta das 26 letras do nosso alfabeto.
Tendo em mente a importância da sistematização do ensino do alfabeto (seja nas series iniciais e/ou na educação infantil) no momento do planejamento. Vejo que esta sistematização fica muito mais significativa quando partimos para um trabalho lúdico em que os alunos possam interagir sentindo-se integrados, participando ativamente nas atividades propostas.

COMO FUNCIONARÁ:
O projeto foi baseado na obra de Ademir Piedade “O Aniversário do Seu Alfabeto”, onde o Seu Alfabeto está fazendo aniversário e convida todas as letras do alfabeto para a festa.
As letras então levam um presente que se fazem ser lembradas. Ex: O A levou um pacote de Alegria, o F levou uma fotografia do Seu Alfabeto de quando estudava na Pré-escola.
Uma vez por semana um aluno leva a mascote do Seu Alfabeto para casa para apresentá-lo a família e passar um dia com ele, junto vai o livro “O Aniversário do Seu Alfabeto” será lido em família.
 No dia seguinte na sala de aula o aluno contará como foi o seu dia com o boneco do Seu Alfabeto.
Também podem ser explorados vários jogos e brincadeiras que envolvem o alfabeto, a fixação da ordem das letras.
Após explorarmos a obra “O Aniversário do Seu Alfabeto” e familiarizarmos com o alfabeto e desenvolvermos a oralidade, vamos fazer uma festa de aniversário desse Senhor que tanto nos auxiliou.
E as crianças terão que trazer um presente feito por ela (simples), embrulhado, que comece com a letra que for sorteada pela professora.
Na culminância cada família ficará responsável por trazer algo para o ANIVERSÁRIO DO “SEU” ALFABETO e também confeccionaremos o convite de Aniversario do Seu Alfabeto. (eu levo o bolo)
 A participação da família no projeto será muito importante.
Também será trabalhado no Projeto, vários outros assuntos e datas comemorativas, globalizado com o Tema principal ANIVERSÁRIO DO SEU ALFABETO.

Objetivo geral: Despertar o letramento através da ludicidade na identificação e escrita das letras do nosso alfabeto apresentando o alfabeto e possibilitando à criança um primeiro contato com a diversidade de letras existentes, propiciando o processo de associação entre elas, de forma lúdica e prazerosa, através de brincadeiras, jogos, músicas, construções, dentre outros.
Objetivos específicos:
·         Identificar as letras do alfabeto;
·         Identificar e relacionar a letra inicial de cada palavra e objeto;
·         Perceber a importância das letras para formar palavra;
·         Traçar as letras (de forma – maiúscula);
·         Estabelecer relações entre as letras e sons;
·         Desenvolver a socialização da criança, incentivando o trabalho em grupo;
·         Desenvolver a linguagem oral e escrita;
·         Ampliar o vocabulário;
·         Desenvolver e trabalhar a coordenação motora ampla e fina;
·         Desenvolver e estimular a expressão corporal;
·         Reconhecer, relacionar os números e quantidade 1 a 10;
·         Trabalhar as posições: dentro, fora, meio etc;
·         Proporcionar jogos pedagógicos;
·         Reconhecer e identificar as formas geométricas simples;
·         Objetivos específicos dos temas incluídos:
Ø  Identificar, conhecer e diferenciar as partes do corpo;
Ø  Reconhecer o corpo, no seu todo, e diferenciar cada uma de suas partes, por meio do movimento;
Ø  Reconhecer e identificar os sentidos;
Ø  Explorar os sentidos através do concreto;
Ø  Reconhecer a importância e a necessidade de se ter uma boa higiene corporal, bucal, mental e ambiental;
Ø  Desenvolver o hábito de cuidar de si mesmo;
Ø  Realizar atividades diárias de higiene (escovação);
Ø  Reconhecer as cores e formas;
Ø  Identificar os tipos de animais como terrestre, aquáticos, aéreos.
·         Objetivos específicos das Datas Comemorativas:
Ø  Conhecer o que é Copa do Mundo;
Ø  Reconhecer o Mascote da Copa: FULECO;
Ø  Identificar as cores da Bandeira do Brasil;
Ø  Cantar o Hino Nacional;
Ø  Decorar a sala de aula com o tema da Copa;
Ø  Vestir o SEU ALFABETO pra Copa;
Ø  Conhecer e valorizar a tradição das festas juninas;
Ø  Dançar e ensaiar uma quadrilha junina;
Ø  Confeccionar uma roupa de caipira para o SEU ALFABETO;
Ø  Promover a Festa junina;
Ø  Trabalhar valores como respeito e amor referente ao pai;
Ø  Dramatizar as características do pai;
Ø  Escrever e identificar a palavra pai;
Ø  Promover uma apresentação para o Dia dos Pais;
Ø  Estimular o gosto pelo pela cultura popular;
Ø  Resgatar brinquedos e brincadeiras folclóricas;
Ø  Conhecer algumas lendas folclóricas;
Ø  Conhecer um pouco da cultura Gaúcha,
Ø  Conhecer nossa Bandeira do Rio Grande Sul;
Ø  Identificar as cores da nossa Bandeira e seus significados;
Ø  Confeccionar uma roupa de gaúcho para o SEU ALFABETO;
Ø  Evidenciar direitos e deveres da criança;
Ø  Incentivar aos bons hábitos alimentares;
Ø  Identificar as preferências alimentar dos alunos;
Ø  Conscientizar os alunos sobre a importância e os motivos pelos quais nos alimentamos;
Ø  Reconhecer os alimentos que faz bem à nossa saúde;
Ø  Identificar cores, textura e os diferentes sabores dos alimentos;
Ø  Identifique as frutas, legumes, raízes e a importância destes para a saúde;
Ø  Reconheça o produto industrializado como um alimento menos nutritivo e menos necessário ao seu desenvolvimento;
Ø  Alimentos: animal e vegetal;
Ø  Classificar e diferenciar os legumes, frutas e verduras;
Ø  Construção do livro do SEU ALFABETO;
Ø  Promover uma festa a fantasia;
Ø  Confeccionar uma fantasia para O SEU ALFABETO;
Ø  Compreender o significado do Natal;
Ø  Identificar os símbolos do Natal;
Ø  Confeccionar uma roupa de Papai Noel para O SEU ALFABETO;
Ø  Promover uma apresentação para festa de Natal.

Conteúdos:
·         Alfabeto;
·         Letras de forma maiúsculas;
·         Expressão oral;
·         Histórias contadas;
·         Coordenação motora – ampla e fina;
·         Discriminação auditiva e visual;
·         Ritmo e dança;
·         Artes plásticas;
·         Dramatização e criatividade;
·         Sistema de numeração – noção de quantidade;
·         Temas incluídos:
Ø  Corpo e higiene;
Ø  Cores e Formas geométricas;
Ø  Os animais.
·         Datas comemorativas:
Ø  Copa do Mundo;
Ø  Festa Julina;
Ø  Dia dos Pais;
Ø  Folclore;
Ø  Semana Farroupilha;
Ø  Dia das crianças;
Ø  Semana mundial da alimentação;
Ø  Dia nacional do livro;
Ø  Halloween;
Ø   Natal.   


Metodologia: (TERÁ CONTINUAÇÃO, POIS SERÁ UM PROJETO QUE VAI ATÉ O FINAL DO ANO, ENTÃO CONTINUAREI ATUALIZANDO A METODOLOGIA).

  •       Apresentação do SEU ALFABETO a turma (MASCOTE DA TURMA);
  •       Conversas e debates relacionados ao Tema principal, assuntos e datas comemorativas;
  •       Todo final de semana uma criança levará o “Seu” Alfabeto para casa e junto sua maleta com o livro da história, uma agenda e uma letra sorteada do alfabeto;
  •       Grafismo – desenho, pintura, traçado;
  •       Dobraduras;
  •       Modelagem;
  •       Atividade de pesquisa, recorte e colagem;
  •       Produções artísticas com as letras do alfabeto;
  •       JOGOS PEDAGÓGICOS: Jogo da memória, Pulo da aranha, Passando a caixa, Boliche, Caracol do alfabeto, Roleta do alfabeto, Lá vai meu barquinhoTrilha do alfabeto,Pescaria, Passando a bola, Caracol do alfabeto, roleta dos sentidos, baralho “Quem trouxe?” sobre os presentes que o Seu Alfabeto ganhou; caixa dos sentidos, pescaria das letras bingo das letras e etc...
  •       BRINCADEIRAS: brincadeiras folclóricas, gincanas divertidas;
  •       JOGOS MOTORES E SENSORIAL;
  •       Historinhas: ANIVERSÁRIO DO SEU ALFABETO, HISTORINHA DO TATU BOLA, SANDUICHE DA MARICOTA;...ERA UMA VEZ O REI PARASITA MALAZARTES I, “DOM PIOLITO CASCUDO”, JACARÉ COM DOR DE DENTE???, QUEM TEM MEDO DE BRUXA?, OS FANTASMAS COLORIDOS, “TRAVESSURAS DE SACI-PERERÊ”, LENDAS: IARA, BOITATA, SACI-PERERÊ, LENDA DO CHIMARRÃO, “ENCONTRO DAS FLORES, etc.
  •       Escrita em bastão;
  •       Pescaria das letras;
  •       Reprodução de histórias;
  • ·         Músicas – cantigas: referente ao tema do Projeto, assuntos trabalhados e datas comemorativas; Músicas e danças tradicionalistas;
  • ·         Roda de chimarrão,
  • ·         Confecção: roupas para o Seu Alfabeto, bandeirinhas e correntes, mascote da Copa, SEREIA IARA com rolo de papel higiênico, espelho da IARA, brinquedo PIÃO, Boitatá com meia; Bandeira do Rio Grande do Sul, móbile de uma estrela e uma bola grande;
  •       Construção: Alfabeto de presentes do Seu Alfabeto, Livro do Seu Alfabeto, cartazes, murais; convites, árvore natalina; móbile da Copa; “Eu sou o Fuleco”;
  •       Dramatizações e ensaios: apresentação para os pais, semana farroupilha, Natal;
  •       Festa de aniversário do Seu Alfabeto.



Culminância: Aniversário do Seu Alfabeto.

Avaliação: Avaliação será contínua, através da observação diária das crianças no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
Com esse projeto espera-se que, ao final do ano letivo, os alunos reconheçam e identificam o alfabeto, que através do lúdico possam desenvolver habilidades de forma divertida.







1 comentários:

Sol on 20 de março de 2015 04:19 disse...

gostaria de autorização para aplicar esse projeto com meus alunos,desde já agradeço.

Postar um comentário

Postagens antigas

Link-me 2

Link-Me


Em qual área da educação que você trabalha?

Prometo:

Prometo valer-me do conhecimento que me foi dado como instrumento de mudança e construção de um mundo onde o homem possa realizar-se com liberdade. Prometo, no exercício de minha profissão, enfrentar os desafios que a educação me propõe, com criatividade, perseverança e competência, buscando novos caminhos para o processo educacional. Prometo envolver-me com meus alunos no espaço que existe entre teorizar e viver a prática, porque acredito ser nesse espaço que educadores e educandos se encontram e se transformam mutuamente. Prometo não isolar no gabinete da Administração Escolar, mas dele partir para uma realidade mais abrangente, em que eu possa enxergar o homem no seu contexto social e político e que o meu trabalho na educação tenha um sentido justo, observando sempre os dispositivos legais e éticos da profissão.

 

Cantinho das Sugestões. Copyright © 2009 Cookiez is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template