segunda-feira, 15 de abril de 2019

Plano de aulas do Projeto Identidade - Pré-B 2019


Segunda-feira, 11 de março de 2019.

Rotina diária.
Rodinha: apresentação do projeto Identidade.
Questionar os alunos sobre o tema, se eles sabem o porquê que receberam seu nome, quem que deu esse nome a eles.
Atividade 1: Brincadeira do senhor caçador
Materiais: crachás.
"senhor caçador preste bem atenção, só vai miar quem o crachá a prô mostrar" (o professor deve mostrar o crachá e a criança dona do nome deverá miar.)
Atividade 2: Atividades com o nome próprio
Distribuir para os alunos os crachás e solicitar que formem grupos:
·         Nomes que começam com a mesma letra?
·         Nomes que terminem com a mesma letra?
Atividade 3: Montar os nomes com letras móveis
Materiais: letras móveis, palito de picolé, cola.
Distribuir para cada aluno um envelope com seu nome e letras móveis, onde eles terão que colar cada letra em um palito. Após terão que montar seu nome e com o lápis escreve-lo novamente no envelope.
Atividade 4:

 Recreio – higiene – almoço – saída.
Terça-feira, 12 de março de 2019.
Hora planejamento.
Profe Lucimar

Quarta-feira, 13 de março de 2019.
5º turno – Profe Lucimar.

Quinta-feira, 14 de março de 2019.
Rotina diária.
Atividade 1: chamadinha com os envelopes e letras nos palitos (atividade da aula do dia 11/03).
Atividade 2: Pescando seu nome.
Materiais: peixes com imã, caniço para pesca com um clips na ponta.
Colocar os peixes nominal em cima de um tnt azul representando o mar. Cada aluno irá pescar o peixe que tem seu nome.
Atividade 3:


TEMA DE CASA: Fazer com a família
Obs: essa atividade será uma das páginas do livrinho Meu Álbum.
Recreio – higiene – almoço – saída.


Sexta-feira, 15 de março de 2019.

Rotina diária.
Rodinha: conversa informal sobre a entrevista com a família sobre a história do nome. Ler para o grande grupo sobre cada história.
Atividade 1: chamadinha com os envelopes e letras nos palitos (atividade da aula do dia 11/03).
Atividade 2: As flores do meu jardim. Onde está meu nome?
Materiais: painel de flor com nomes.
O professor deixará um painel com Flores exposto na sala, onde irá ter os nomes dos alunos nas flores. Cada aluno por sua vez terá que ir até o painel e procurar seu nome e leva-lo para sua carteira onde irá colorir as letras que compõe. Logo após que todos concluírem a atividade eles retornaram até o painel para colar seus nomes coloridos nas FLORES DO JARDIM.
Atividade 3: colorir a primeira letra do nome de vermelho e a restante de azul, após recortar de revistas a primeira letra e colar no espaço.
Obs: pagina para o livrinho Meu Álbum.


                       YAGO

Y













Atividade 3: Balão dos nomes
Materiais: balões e caneta, som.
Distribuir para cada aluno um balão da mesma cor, onde estará escrito o nome de cada aluno. Ao som de uma música os alunos irão dançar e arremessar os balões para o ar e quando a música parar eles terão que ficar com apenas um balão nas mãos. A professora questionará se o balão que eles ficaram é o deles, se tem o nome deles. Com auxílio da professora eles terão que identificar de quem é o balão.

Recreio – higiene – almoço – saída.



Segunda-feira, 18 de março de 2019.
Reunião Pedagógica.



Terça-feira, 19 de março de 2019.
Hora planejamento.
Rotina diária.
Rodinha: conversa informal sobre “Meu corpo”. Questionar os alunos sobre a importância do corpo, suas partes e deficiências. Após os alunos terão que se observar através do espelho.
Materiais: espelho.

Atividade 3: colorir, recortar e montar.
Recreio – higiene – almoço – saída.


Quarta-feira, 20 de março de 2019.
5º turno – Profe Lucimar.


Quinta-feira, 21 de março de 2019.
Rotina diária.
Atividade 1: chamadinha com crachás.
Atividade 2: conversa informal sobre as diferenças, sobre o dia da síndrome de down.
Atividade 3: cartaz do Down
Materiais: papel pardo e muc.
Os alunos irão colorir os bonecos e desenhar o que falta. Após iremos construir um cartaz em homenagem a data 21/03 dia mundial da síndrome de down.
No cartaz irá a frase: “Por que o amor não conta os cromossomos! ”
21 de março dia mundial da síndrome de down.



Atividade 4: cartinha para família
Materiais: folhas de ofício e muc
Os alunos irão fazer uma cartinha para família, que serão entregues na reunião com os pais.

REUNIÃO COM OS PAIS – 10H30MIN.
Recreio – higiene – almoço – saída.


Sexta-feira, 22 de março de 2019.

Rotina diária.
Atividade 1: chamadinha com crachás.
Atividade 2: Rastreamento corporal
Materiais: papel pardo e muc.
Escolher um aluno para fazer o rastreamento do corpo com a caneta no papel pardo. Após questionar os alunos sobre as partes do corpo como membros inferiores e superiores e os 5 sentidos. Ir identificando com nomes suas partes. Expor o boneco na sala para uma atividade futura.

Atividade 3: Me desenhando
Materiais: fotos dos alunos e muc.
Entregar para cada aluno uma folha com a foto da face de cada. Questionar os alunos sobre o que está faltando e pedir que eles desenham seu corpo. Após colorir.
Obs: pagina do livrinho Meu Álbum.
Atividade 4: música – Barulhão
Materiais: som
Dançar e fazer os gestos com a música.
Eliana - Barulhão
Com as mãos eu posso bater palmas
Os meus pés eu posso bater no chão
Posso mexer o meu corpinho todo
Sozinho eu posso fazer um barulhão
Eu bato palmas
Eu pulo e bato os pés no chão
Eu grito: Viva!
Eu faço um barulhão

Recreio – higiene – almoço – saída.




Segunda-feira, 25 de março de 2019.

Rotina diária
Rodinha: conversa informal sobre o que será que tem dentro do meu corpo?
Instigar os alunos para que percebam órgãos que devemos ter para sobreviver e ter uma boa saúde.
·         Para o corpo ficar em pé, precisamos do que?
·         Para respirarmos?
·         Quando comemos e bebemos nossos alimentos vão para onde?


Atividade 1: Meu corpo por dentro
Materiais: 1 garrafa pet pequena transparente, sacola amarela, e papel crepom azul, 1 balão vermelho, 2 sacos transparentes, rolinhos de papel higiênico e 1 esponja.
 Usando sucatas variadas vamos fazer o corpo por dentro e dar nomes as partes.




Atividade 2: Meu esqueleto – meu corpo é formado por ossos.
Porque temos ossos? O que aconteceria se não tivéssemos ossos dentro do nosso corpo?
Atividade 3: música – Xuxa - Tumbalacatumba

Dançar a música com os esqueletos após dependura-los na sala.

Recreio – higiene – almoço – saída.


Terça-feira, 26 de março de 2019.
Hora planejamento.

Rotina diária
Rodinha – conversa informal sobre o projeto, o que foi aprendido, o que eles estão gostando.
Músicas: dançar músicas já trabalhadas no projeto.

Obs: entregar um bilhete solicitando que o aluno traga uma foto da família para montar um painel da família na escola.


Quarta-feira, 27 de março de 2019.
5º turno – Profe Lucimar.


Quinta-feira, 28 de março de 2019.
Rotina diária.
Rodinha: os cinco sentidos
Conversa informal sobre os cinco sentidos, visão, olfato, paladar, audição e tato.
O ser humano possui cinco sentidos principais, e eles são responsáveis pelo modo como percebemos o mundo ao nosso redor.
F Ir mostrando as imagens a cada explicação.
Mostrar o vídeo para os alunos - https://www.youtube.com/watch?v=ezwz8TBcjYo
Visão
Os olhos são os órgãos responsáveis pelo sentido da visão, uma vez que eles visualizam o objeto e mandam a mensagem para o cérebro que faz a decodificação, interpretando-a.

Olfato
O nariz é o órgão responsável pelo sentido do olfato, ou seja, a propriedade de sentir o cheiro ou odor das coisas.
Dessa maneira, o nariz capta os odores e envia a mensagem para o cérebro, que processa as informações.

Paladar
A língua é o órgão responsável pelo sentido do paladar, uma vez que capta e distingui o sabor dos alimentos (salgado, doce, azedo, amargo), além das sensações de quente e frio.
Assim, as papilas gustativas decodificam o sabor e enviam as informações para o cérebro.

Audição
Os ouvidos são os órgãos responsáveis pela audição, na medida em que detectam os sons, ruídos e barulhos do exterior, e enviam essas mensagens para o cérebro, que as interpreta.

Tato
O tato é caracterizado pela sensação do toque e, por isso, está relacionado com o contato com a pele, através dos neurônios sensoriais responsáveis por enviarem as mensagens para o cérebro.
Embora esteja muitas vezes relacionada com as mãos, esse sentido humano envolve qualquer tipo de sensação experimentada pela pele, seja pelos pés, barriga, pernas, dentre outros.




Atividade 1: USANDO OS 5 SENTIDOS.
a)    AUDIÇÃO
Materiais: som e instrumentos.
1 - Usar da música, trazer diferentes tipos de som (chuva, animais, ruídos, fala), cantar, brincar de identificar sons sem olhar quem ou o que está emitindo, trabalhar a linguagem e a comunicação oral;
2 - Escolher três tipos de instrumentos como a flauta, tambor e chocalho, apresentar para os alunos e logo escolher um para iniciar a atividade. O aluno será vendado e um outro irá escolher um dos instrumentos para fazer o barulho. O aluno vendado terá que descobrir qual instrumento foi usado. Assim continua a atividade até todos participarem. 
b)   VISÃO
Materiais: venda para os olhos e legos coloridos.
1 - Dividir a turma em duplas, onde um coloca à venda e o outro servirá de guia. Eles terão que andar pela escola guindo o colega vendado. Após será feito a troca da dupla.
2 – Dividir a turma em 4 grupos: verde, azul, amarelo e vermelho. Cada grupo receberá uma cor. Deixar exposto no tapete os legos e um de cada grupo, ao ok da professora, terão que catar os legos referente a sua cor.
c)     OLFATO
Materiais: potes com café, perfume, cebola.
Ficará exposto em uma mesa os potes com os cheiros. Será chamado um aluno por vez para vir e vendar os olhos para desenvolver a atividade. Será escolhido um dos cheiros para o aluno cheirar e tentar descobrir qual material está cheirando.
d)   PALADAR
Materiais: banana, maçã, bolacha salgada, bolacha doce, açúcar, sal, amendoim.
Ficará exposto em uma mesa diversos tipos de alimentos. Os alunos com os olhos vendados tentarão descobrir que tipo de alimento é.
e)    TATO
Materiais: balões e caixas com objetos ou mantimentos conhecidos pelos alunos, bandejas com diversos tipos de texturas.
F Expor diversos balões com objetos dentro como milho, arroz, farinha, agua, algodão. Deixar os alunos sentirem as texturas.




F Colocar em cada caixa alguns brinquedos que os alunos conhecem. Com os olhos vendados o aluno terá que descobrir qual é o brinquedo que está ali.




F Colocar nas bandejas areia, esponjas, pedrinhas e folhas de árvore. O aluno terá que com os pés sentir as texturas.




Música: Meus sentidos.
"Meus olhinhos são pra ver,
Meu nariz é pra cheirar,
Minha boca é pra comer,
Meus ouvidos são pra te escutar,
Completando os sentidos tenho as mãos para pegar,
E os bracinhos bem compridos pra MAMÃE eu abraçar!"

Recreio – higiene – almoço – saída.








Sexta-feira, 29 de março de 2018.
Rotina diária.
Atividade 1: quantidade numérica e percepção visual.

Atividade 2: jogo da memória – desenvolver a atenção e a visão.
Dividir a turma em grupos e distribuir para cada, um jogo da memória. Ensinar os alunos a jogarem auxiliando-os. 

Recreio – higiene – almoço – saída.








Segunda-feira, 01 de abril de 2019.

Rodinha: hora do conto
Materiais: palitoches e painel maçã para contar a história.
O Bichinho da Maçã apresenta sua família: pais, avós, tios, primos. Considera o primo um pestinha, mas, por uma razão muito especial, adora a tia. Com ela, aprendeu uma linda palavra em vários idiomas!
Autor: Ziraldo
Título: Um amor de família
Adaptado pela professora Aline.
UM AMOR DE FAMÍLIA
EU HOJE VOU APRESENTAR A VOCÊS A MINHA FAMÍLIA.
ESTE SOU EU. O FILHO.
ESTE AÍ DE ÓCULOS É O PAPAI. E ESTA, COM A ROSA NO CABELO, É A MAMÃE.
ESTE É MEU IRMÃO MAIS VELHO.
ESTE É O PAI DO PAPAI. ELE É MEU AVÔ. ELE ME ENSINOU A ANDAR DE BICICLETA.
ESTA É A MÃE DA MAMÃE. ELA É MINHA AVÓ. ELA FAZ UNS BOLO MARAVILHOSO.
ESTE É O PAI DO PAI DO PAPAI. ELE É MEU BISAVÔ. CONTA CADA HISTÓRIA PARA NÓS!!!
ESTA É A MÃE DA MÃE DA MAMÃE. ELA É MINHA BISAVÓ. ELA COSTURA AS NOSSAS ROUPAS QUANDO RASGAM.
ESTA É A IRMÃ DO MEU PAI. ELA É MINHA TIA.
ESTE É O IRMÃO DA MINHA MÃE. ELE É MEU TIO.
ESTE É O FILHO DA IRMÃ DA MINHA MÃE. ELE É MEU PRIMINHO.
ELE ME DEU UM SOCO! E MINHA TIA, IRMÃ DA MINHA MÃE, MÃE DO MEU PRIMO DISSE, QUE TEMOS QUE SER AMIGOS, NÃO PODEMOS BRIGAR. DAI NÓS NUNCA MAIS BRIGAMOS.
EU ADORO A TITIA, MÃE DO MEU PRIMO. ELA SABE TANTAS COISAS!
ELA ME ENSINOU QUE, EM INGLÊS, AMOR É LOVE.
ELA ME ENSINOU ATÉ A ESCREVER AMOR EM JAPONÊS.
MINHA TIA É UM AMOR! QUER DIZER MINHA FAMÍLIA É UM AMOR. EU AMO MINHA FAMÍLIA.



Atividade 2: após contar a historinha aos alunos, questioná-los sobre o que é família, que existem diversos tipos de família, etc. logo pedir que os alunos mostrem a foto que trouxeram da família, explicando quem é cada um.
Atividade 3: desenhem sua família.

Atividade 4: cartaz FAMÍLIA
Materiais: papel pardo, revistas e muc.
Pedir que os alunos recortem de revistas imagens que representam a FAMÍLIA e construir um cartaz para expor na escola.

Recreio – higiene – almoço – saída.






Terça-feira, 02 de abril de 2019.
Hora planejamento. Aula Profe Lucimar.
Rotina diária.
Rodinha – conversa informal sobre o dia do autismo e relembrar os alunos do colega Gabriel que tem esse TID. Lembrar que o Gabriel está aprendendo a falar, se comunicar conosco; que todos têm dificuldades e habilidades e que ele precisa muito do nosso carinho e ajuda.
Atividade – construindo um cartão coletivo para nosso coleguinha em homenagem ao seu dia.  
Materiais: cartolina, folhas de ofícios, foto da turma e muc.  
Pedir que os alunos façam um desenho para o colega Gabriel. Esses serão colado no cartão coletivo junto com a foto da turma. O cartão será entregue pelos colegas ao aluno Gabriel.


Quarta-feira, 03 de abril de 2019.
5º turno – Profe Lucimar.

Quinta-feira, 04 de abril de 2019.
Rotina diária.
Rodinha: hora do conto – poema CASA E CASAS
Ler o poema e interpretar oralmente.
Construir um cartaz com o poema onde os alunos irão desenhar casas para colar na volta.

Sexta-feira, 05 de abril de 2019.

Rotina diária.
Rodinha: conversar com os alunos sobre nossas moradias. Questiona-los sobre a mobília de uma casa.
Atividade 1: colorir e recortar para montar a casinha.

Atividade 2: CULMINÂNCIA DO PROJETO - entrega do livrinho identidade.
Pedir que os alunos visualizem seus livrinhos e compartilhem com seus colegas.

Recreio – higiene – almoço – saída




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens antigas

Link-me 2

Link-Me


Prometo:

Prometo valer-me do conhecimento que me foi dado como instrumento de mudança e construção de um mundo onde o homem possa realizar-se com liberdade. Prometo, no exercício de minha profissão, enfrentar os desafios que a educação me propõe, com criatividade, perseverança e competência, buscando novos caminhos para o processo educacional. Prometo envolver-me com meus alunos no espaço que existe entre teorizar e viver a prática, porque acredito ser nesse espaço que educadores e educandos se encontram e se transformam mutuamente. Prometo não isolar no gabinete da Administração Escolar, mas dele partir para uma realidade mais abrangente, em que eu possa enxergar o homem no seu contexto social e político e que o meu trabalho na educação tenha um sentido justo, observando sempre os dispositivos legais e éticos da profissão.