segunda-feira, 15 de abril de 2019

Projeto Identidade


Projeto Identidade
Professoras: Aline Pires Couto
                       Lucimar Gisele Gonçalves Pereira
Atendente: Moises
Monitor: Lucas
Tema: Eu e meu Corpo.
Duração: 11/03/2019 a 05/04/2019
Justificativa: Este projeto tem o intuito do conhecimento global do ser humano: conhecendo seu corpo, ampliando conceitos de higiene e saúde, descobrindo que o indivíduo está presente em todas as comunidades, relacionando-se com outros seres e com todo o ambiente onde vive.
Objetivos: Possibilitar que a criança construa a sua identidade e autonomia, por meio das brincadeiras, das interações socioculturais e da vivência de diferentes situações. Desenvolvendo a independência, a autoconfiança e a autoestima.
Conteúdos:
·         Data comemorativa – Dia da Água; Dia Mundial da Síndrome de Down; Dia Mundial do Autismo; Dia do Circo;
·         Identidade;
·         Escrita do nome próprio;
·         As vogais;
·         Corpo e suas partes;
·         Os cinco sentidos;
·         Minha família;
·         Casa e escola;
·         Linguagem oral;
·         Número e quantidade;
·         Criatividade, imaginação e dramatização.
·         Motricidade fina e ampla;
·         Expressões gráficas: desenho, pintura, traçado e pontilhado;
·         Artes plásticas: pintura, recorte e colagem com material diverso, desenho livre e dirigido;
·         Expressão corporal;
·         Música e ritmo.
Objetivos específicos:
·         Saber a importância da água para nossa saúde e sobrevivência;
·         Conscientizar sobre a síndrome de down e autismo;
·         Conhecer e valorizar o dia do circo;
·         Conhecer a história de seu nome;
·         Reconhecer ou conhecer as letras do nome próprio;
·         Reconhecer as vogais;
·         Identificar o nome próprio e de seus colegas;
·         Escrever o nome próprio;
·         Conhecer as partes do corpo – membros inferiores e superiores e 5 sentidos;
·         Diferenciar os vários tipos de família e os membros que a compõe;
·         Identificar minha casa e minha escola;
·         Ouvir e interpretar historias relacionadas com o tema;
·         Promover e estimular a linguagem oral;
·         Enriquecer e ampliar o vocabulário;
·         Estimular a imaginação e a criatividade;
·         Praticar a coordenação motora fina e ampla;
·         Desenvolver a leitura através da visualização de figuras;
·         Relacionar os números com a quantidade;
·         Desenvolver e estimular a expressão corporal.
Metodologia:
·         Conversas e debates relacionados ao tema;
·         Grafismo – desenho, pintura, traçado, dobraduras;
·         Recortes e colagens;
·         Construção da cartela com nomes – chamada viva;
·         Caça letras do nome;
·         Caça nomes;
·         Pescaria do nome;
·         Dança dos balões com nomes;
·         Meu nome é um estouro;
·         Jogo das Letras móvel;
·         Jogo – quebra-cabeça com o nome;
·         Jogo – quebra-cabeça das partes do corpo;
·         Construindo o painel “FLORES DO MEU JARDIM”;
·         Construindo o painel sobre a água;
·         Construindo o painel sobre a síndrome de down e autismo;
·         Confecção de um painel “meu corpo”;
·         Confecção do painel Esqueleto;
·         Brincadeiras usando vendas e legos;
·         Brincadeiras usando sons e instrumentos;
·         Brincadeiras usando diversos tipos de alimentos e fragrâncias;
·         Brincadeiras usando diversos tipos de texturas;
·         Confecção do painel Minha Família (fotos);
·         Painel de aniversário;
·         Mural – calendário;
·         Mural – janela do tempo;
·         Entrevista do aluno com os pais;
·         Confecção do livrinho “Meu álbum”;
·         Confecção do Boneco EU SOU ASSIM com a ajuda da família;
·         Desenho livre;
·         Historinhas: UM AMOR DE FAMILIA; CADA UM MORA ONDE PODE; O LIVRO DA FAMÍLIA; MARIA-VAI-COM-AS-OUTRAS; BORBOLETA OU MARIPOSA; O MACACO SIMÃO, EU AMO VOCÊ;
·         Músicas: BOM DIA COLEGUINHA; O JUCA COMEU PÃO; A CANOA VIROU; CASA DO ZÉ; QUE BOM ESTAR AQUI; BARULHÃO; TUMBALACATUMBA; MEUS SENTIDOS; QUANDO CHEGO DO RECREIO; ALECRIM.
·         Brincadeiras: SENHOR CAÇADOR; DANÇA DAS CADEIRAS; NOME NO BALÃO; ENCONTRE O CRACHÁ; PESCANDO SEU NOME.

Culminância: entrega do livrinho Meu Álbum e outras atividades.

Avaliação: Deve ser realizada de forma qualitativa e contínua, na qual se leva em consideração o que as crianças apreendem dos conceitos trabalhados por meio de sua participação na aula e na realização das atividades.


Obs: rotina diária

·         Café;
·         Como está o tempo?
·         Calendário;
·         Chamada viva;
·         Música – como vai você?





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens antigas

Link-me 2

Link-Me


Prometo:

Prometo valer-me do conhecimento que me foi dado como instrumento de mudança e construção de um mundo onde o homem possa realizar-se com liberdade. Prometo, no exercício de minha profissão, enfrentar os desafios que a educação me propõe, com criatividade, perseverança e competência, buscando novos caminhos para o processo educacional. Prometo envolver-me com meus alunos no espaço que existe entre teorizar e viver a prática, porque acredito ser nesse espaço que educadores e educandos se encontram e se transformam mutuamente. Prometo não isolar no gabinete da Administração Escolar, mas dele partir para uma realidade mais abrangente, em que eu possa enxergar o homem no seu contexto social e político e que o meu trabalho na educação tenha um sentido justo, observando sempre os dispositivos legais e éticos da profissão.