terça-feira, 1 de setembro de 2009

Segunda-feira, 17 de agosto de 2009.
Rotina: organização dos alunos para o lanche e chamada.
Rodinha: apresentação do Projeto Folclore. Conversa informal sobre o assunto, o que é Folclore, lendas que serão trabalhadas, brincadeiras e brinquedos, rodas cantadas e músicas.
Texto complementar:
Folclore
Podemos definir o folclore como um conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração para geração. Muitos nascem da pura imaginação das pessoas, principalmente dos moradores das regiões do interior do Brasil. Muitas destas histórias foram criadas para passar mensagens importantes ou apenas para assustar as pessoas. O folclore pode ser dividido em lendas e mitos. Muitos deles deram origem às festas populares, que ocorrem pelos quatro cantos do país.
Lendas
As lendas são estórias contadas por pessoas e transmitidas oralmente através dos tempos. Misturam fatos reais e históricos com acontecimentos que são frutos da fantasia. As lendas procuraram dar explicação a acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais.
Os mitos são narrativas que possuem um forte componente simbólico. Como os povos da antiguidade não conseguiam explicar os fenômenos da natureza, através de explicações científicas, criavam mitos com este objetivo: dar sentido as coisas do mundo. Os mitos também serviam como uma forma de passar conhecimentos e alertar as pessoas sobre perigos ou defeitos e qualidades do ser humano. Deuses, heróis e personagens sobrenaturais se misturam com fatos da realidade para dar sentido à vida e ao mundo.

Atividade: mostrar o vídeo com a lenda do Boto, após questionar os alunos recontando a lenda.
“Boto – juro que vi, é um desenho animado que retrata a lenda folclórica. (Vídeo retirado do youtube).
Acredita-se que a lenda do boto tenha surgido na região amazônica. Ele é representado por um homem jovem, bonito e charmoso que encanta mulheres em bailes e festas. Após a conquista, leva as jovens para a beira de um rio. Antes de a madrugada chegar, ele mergulha nas águas do rio para transformar-se em um boto.
Atividade 2: mural dos Botinhos.
Materiais: papel pardo, papel crepom, desenhos de botos e muc.
Distribuir para cada aluno um folha com o desenho do boto, onde eles terão que colori-lo e após recortá-lo.
Mural – amassar o papel pardo azul e colá-lo no mural representando o mar. Anexar a lenda em um canto do mural.
Botinhos – cada aluno irá colar seu boto no mural.


0 comentários:

Postar um comentário

Postagens antigas

Link-me 2

Link-Me


Em qual área da educação que você trabalha?

Prometo:

Prometo valer-me do conhecimento que me foi dado como instrumento de mudança e construção de um mundo onde o homem possa realizar-se com liberdade. Prometo, no exercício de minha profissão, enfrentar os desafios que a educação me propõe, com criatividade, perseverança e competência, buscando novos caminhos para o processo educacional. Prometo envolver-me com meus alunos no espaço que existe entre teorizar e viver a prática, porque acredito ser nesse espaço que educadores e educandos se encontram e se transformam mutuamente. Prometo não isolar no gabinete da Administração Escolar, mas dele partir para uma realidade mais abrangente, em que eu possa enxergar o homem no seu contexto social e político e que o meu trabalho na educação tenha um sentido justo, observando sempre os dispositivos legais e éticos da profissão.

 

Cantinho das Sugestões. Copyright © 2009 Cookiez is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template