domingo, 25 de outubro de 2009

ACESSE O SITE PARA MAIS SUGESTÕES: Feliz Halloween!!!

ESTAVA PESQUISANDO NA WEB SOBRE HALLOWEEN E ENCONTREI ESSE MATÉRIA QUE AJUDA ENTENDER UM POUCO SOBRE ESSA DATA, ADOREI!!!

Feliz Halloween!

Por Julienne Gananian

Você sabe de onde veio o Halloween, comemorado em países como Estados Unidos, Inglaterra e até em alguns lugares do Brasil? Esta tradição surgiu no hemisfério norte, numa época em que se dividia o ano de acordo com as estações "verão e inverno", isto é, há muito tempo! No calendário atual, o início dessas estações seriam, respectivamente, no dia 1º de maio e 1º de novembro, sendo que o início do verão chamava-se Beltane e o do inverno, Halloween.

A chegada do Halloween significava o Ano Novo, com o início de uma época de muito frio e escuridão. No dia 31 de outubro acendiam-se fogueiras para trazer o calor e espantar os espíritos maus, completando o "exorcismo" com máscaras. O ritual pretendia também combater as forças do mal: o frio, a fome e as doenças.

Travessuras ou gostosuras?

Hoje celebra-se o Halloween com festas, fogueiras, doces e mil fantasias: de bruxas, mortos, caveiras, esqueletos, diabos e duendes. Em alguns países, as crianças se fantasiam e saem em grupos batendo de porta em porta dizendo, em coro, a frase: "travessuras ou gostosuras?". Se não lhe derem doces, balas, chocolates, enfim, "gostosuras", os pequenos aprontam e fazem brincadeiras.

Lembre-se de comemorar a data com juízo: cuidado com as fogueiras (deixem os bombeiros em paz nesse dia!) e nada de travessuras radicais! Incentive seus filhotes a dizerem "obrigado" quando receberem os doces e que, de preferência, estejam acompanhados de um adulto, mesmo que ele só fique olhando de longe!

Apetrechos e bruxarias

Preto e laranja são as cores das bruxas. Se você quiser fazer uma festinha para seus filhos e amiguinhos, produza máscaras, vista-se de preto ou de laranja e, se não puder comprar ou fazer uma fantasia, improvise: nada melhor do que um lençol cortado para despertar o "Gasparzinho" nas crianças!

Capriche com bexigas, painéis de monstros ou fantasmas, velas coloridas e, claro, abóboras! Aprenda como fazer, de forma econômica e divertida, uma abóbora de Halloween!
Material:
• abóboras tipo moranga
• vela e fósforo
• pires ou pratinho para apoiar a vela
• Faca e colher


Modo de preparar:
Faça um buraco, do tamanho de um pires, na base da abóbora. Com a colher, retire as sementes e a polpa da abóbora. Aproveite a polpa para fazer doces ou bolos.

Use a pontinha da faca e desenhe triângulos na frente da abóbora, formando um rosto: dois em cima, representando os olhos, um no meio, como se fosse um nariz e uma boca grande e assustadora! Acenda a vela sobre o pires ou pratinho e, por cima, encaixe a abóbora.

Se seus filhos forem pequenos, ajude-os com a faca e a vela, para ninguém se machucar!

Receitas malucas

Aproveite a data e, com um pouco de criatividade, invente nomes horríveis para as comidinhas, afinal, no Halloween vale tudo! O bolo pode ser de "patas de aranha", a groselha "sangue de vampiro" e por aí vai...solte sua imaginação!

Confira duas receitas saudáveis, do site da Editora Informal , que também sugere atividades para comemorar o Halloween.

Legumes ao leite de morcego encantado

Ingredientes:
alface
1 cebola
1 pepino grande
3 tomates
50 g de queijo branco
8 azeitonas pretas
4 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de suco de limão
hortelã seca
sal

Modo de preparo:
Corte o alface em tiras com uma tesoura de cozinha. Corte o pepino (depois de descascado) e os tomates em cubos. Coloque o alface numa saladeira e junte com os legumes cortados e a cebola. Corte o queijo em cubos pequenos. Prepare o molho com o sumo de limão, azeite, hortelã e sal e misture bem. Deite o molho sobre os legumes, coloque as azeitonas nas bordas da salada e o queijo no meio.

Salada de pernas de lagarto verde

Ingredientes:
1 pepino
1 iogurte
2 queijos frescos
1 dente de alho
sumo de meio limão
2 colheres de sopa de azeite
hortelã
sal e pimenta

Modo de preparo:
Corte os pepinos em cubos grandes depois de descascá-los e colocá-los em uma tigela. Em outra tigela, coloque o iogurte e o queijo fresco e junte o alho picado, a hortelã, o sumo de limão, o azeite, o sal e a pimenta. Misture bem.
Deite este molho sobre o pepino e a sua salada está pronta!

Aproveite as dicas e Feliz Halloween!!!

CREDITOS PARA: http://www.clicfilhos.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens antigas

Link-me 2

Link-Me


Em qual área da educação que você trabalha?

Prometo:

Prometo valer-me do conhecimento que me foi dado como instrumento de mudança e construção de um mundo onde o homem possa realizar-se com liberdade. Prometo, no exercício de minha profissão, enfrentar os desafios que a educação me propõe, com criatividade, perseverança e competência, buscando novos caminhos para o processo educacional. Prometo envolver-me com meus alunos no espaço que existe entre teorizar e viver a prática, porque acredito ser nesse espaço que educadores e educandos se encontram e se transformam mutuamente. Prometo não isolar no gabinete da Administração Escolar, mas dele partir para uma realidade mais abrangente, em que eu possa enxergar o homem no seu contexto social e político e que o meu trabalho na educação tenha um sentido justo, observando sempre os dispositivos legais e éticos da profissão.

 

Cantinho das Sugestões. Copyright © 2009 Cookiez is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template