Projeto: Criança e a natureza.
Tema: Brincando e aprendendo se faz a educação.
Clientela atingir: alunos de 04 meses a 05 anos de idade.
Duração: 21 de setembro a 30 de outubro de 2009.
Justificativa: Esse Projeto foi desenvolvido devido à necessidade de mostrar ao nosso educando, que é possível brincar e aprender de uma forma lúdica e construtiva, visando à socialização do nosso fazer pedagógico.
O futuro está em nossas mãos e na de nossos pequeninos, por isso a importância de conhecer e preservar a natureza, assim como, as formas de vida e sua sobrevivência, vivenciando a alegria da chegada da primavera com a presença multicolorida das flores, levando a criança a contemplar as suas maravilhas e o bem-estar que a convivência da natureza proporciona.
Objetivo geral: Promover a socialização e a integração, escola, educando, família e comunidade, de uma forma lúdica proporcionando momentos de construção de conhecimento e aprendizagem.
Objetivos específicos:
    * Despertar o interesse pela preservação do meio ambiente, assim como, as formas de vida e sua sobrevivência;
    * Conhecer as estações do ano;
    * Apreciar e valorizar a natureza que nos rodeia;
    * Cuidar das plantas;
    * Conhecer as partes de uma planta e como plantá-la;
    * Preservar o maio ambiente;
    * Conhecer e diferenciar os tipos de animais: aquático, terrestre, aéreo;
    * Trabalhar e desenvolver as percepções e a atenção;
    * Trabalhar as cores, formas e texturas;
    * Desenvolver o raciocínio lógico matemático;
    * Desenvolver a socialização, incentivando o trabalho em grupo;
    * Desenvolver a linguagem oral;
    * Ampliar o vocabulário;
    * Estimular a opinião e o espírito crítico através de perguntas e conversas;
    * Despertar “gostos” pelas brincadeiras, músicas e danças;
    * Valorizar brinquedos confeccionados com material de sucata;
    * Proporcionar o contato com diversos materiais;
    * Estimular a criatividade e imaginação através de atividades relacionadas ao tema;
    * Desenvolver e trabalhar a coordenação motora ampla e fina;
    * Produzir trabalhos, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação;
    * Desenvolver e estimular a expressão corporal;
    * Cuidar e valorizar os livros;
    * Estimular o gosto pela leitura.
Conteúdos:
    * Datas comemorativas: dia da árvore, início da primavera, dia internacional dos animais, dia da criança, dia nacional do livro, dia das bruxas;
    * Cor, forma e textura;
    * Noção de quantidade;
    * Motricidade ampla e fina;
    * Discriminação auditiva e visual;
    * Expressão oral;
    * Esquema corporal;
    * Ritmo e dança;
    * Artes plásticas;
    * Dramatização e criatividade;
    * Os sentidos.
Metodologia por turma:
    * Conversas e debates relacionados ao tema: dia da árvore, primavera, dia internacional dos animais, dia da criança, dia do professor, semana da água, dia nacional do livro, dia das bruxas;
    * Desenhos e pinturas relacionados ao tema;
    * Técnicas de pintura;
    * Colher folhas de árvores e fazer a técnica do Xerox usando giz de cera;
    * Pontilhados e traçados: “levar a abelhinha até a flor”, “ligar os animais a suas moradias”;
    * Dedoches dos animais;
    * Recortes e colagens: “Minhas professoras são assim”, “Animaizinhos”;
    * Confecção do brinquedo: “Peixe fora d’água”;
    * Confecção de um arranjo de flores com garrafas pet;
    * Jogo das frutas, jogo da velha dos animais, jogo das cores, jogo da memória dos animais;
    * Músicas relacionadas ao tema: “A sementinha - Aline Barros”, “Criança feliz”, e músicas de animais;
    * Hora do conto: “Aconteceu com Margarida”, “Disse os animaizinhos”;
    * Histórias em sequência: “A árvore”, “A sementinha”;
    * Experiência da batata;
    * Diário da experiência da batata;
    * Mural do dia da árvore: mãozinhas, carimbada representando a copa da árvore, bolinhas de papel marrom representando o tranco da árvore, borboletas e florzinhas com material de sucata.
    * Confecção de brinquedos de sucata: bilboquê, vai e vem, pé de lata, cavalinho de pau;
    * Tarde das atividades e gincana integradas com as turmas;
    * Brincadeiras e jogos dirigidos;
    * Passeio a biblioteca municipal;
    * Confecção do livrinho: “A historia da gotinha”.
    * Dramatização: Teatrinho - “A linda rosa juvenil”;
    * Confecção do cenário “A linda rosa juvenil”;
    * Confraternização do dia das crianças;
    * Festa à fantasia.
Culminância: Festa à fantasia.
Avaliação: Avaliação será contínua, através da observação diária das crianças no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com as professoras.
“Se quiser colher em curto prazo, plante cereais.
A longo prazo, plante árvores frutíferas.
Mas, se quiser colher para sempre, 
eduque uma criança”.
(desconheço o autor)
Neste blog será exibido sugestões de atividades para educação infantil e para o ensino fundamental.
segunda-feira, 12 de outubro de 2009
Marcadores:
Projeto criança e a natureza,
Projetos para edu.inf.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Postagens antigas
- 
pesquisa retirada da web MATERNAL 2 LINGUAGEM ORAL OBJETIVO 1. Desenvolver na criança o conceito de eu em relação ao seu nome, idade e em re...
 - 
Plano de aula Rotina: chamada e calendário. Educação física . Conteúdos: movimento do corpo; equilíbrio; manipulação e locomoção. Objetivo...
 - 
PROJETO: DIA DAS MÃES TEMA: PARABÉNS MAMÃE!!! DURAÇÃO: 2 SEMANAS. JUSTIFICATIVA: O tema Dia das Mães realmente é maravilhoso para se trabalh...
 - 
Projeto: Páscoa. Duração: 29/03/09 a 09/04/09. Justificativa: A Páscoa é uma data adorada pelas crianças, que esperam ansiosas pelo coelho e...
 
Link-me 2
Link-Me
Nenhum comentário:
Postar um comentário