sábado, 15 de maio de 2010

7ª, 8ª, 9ª, 10ª, 11ª, 12ª AULA DO PROJETO DIA DAS MÃES / 2010

7ª aula:
Rotina: lanche, chamada e ajudante do dia.
Atividade: enfeitar o diploma da mamãe.



Brincadeiras no pátio.
Jogos com legos.

8ª aula:
Rotina: lanche, chamada e ajudante do dia.
Rodinha: organização dos alunos e mães para a hora da foto.

Sorria Mamãe você será fotografada
Materiais: máquina fotográfica.
Cada aluno irá tirar uma foto com sua mãe para confecção de um pôster com moldura.
As fotos serão entregue as mães, no dia 14/05/10 na festa das mães, após a apresentação dos alunos.

Atividade: Ensaio da dança, para apresentação em homenagem as mães – música: “Fico assim sem você”.


Brincadeiras no pátio.


9ª aula:
Rotina: lanche, chamada e ajudante do dia.
Rodinha: música – “Mãezinha do céu”.
Materiais: rádio e cd com a música.


Mãezinha do céu
Joana
Mãezinha do céu, eu não sei rezar;
Eu só sei dizer: "Quero te amar"
Azul é teu manto, branco é teu véu
Mãezinha, eu quero te ver lá no céu
Mãezinha do céu, Mãe do puro amor,
Jesus é teu filho,
E eu também sou
Azul é teu manto, branco é teu véu
Mãezinha, eu quero te ver lá no céu
Mãezinha do céu, vou te consagrar
A minha inocência, guarda-a sem cessar.
Azul é teu manto, branco é teu véu
Mãezinha, eu quero te ver lá no céu
Mãezinha do céu, em tua proteção
Oh, guarda meus pais e a todos os meus irmãos!
Azul é teu manto, branco é teu véu
Mãezinha, eu quero te ver lá no céu
Mãezinha do céu, eu não sei rezar;
Eu só sei dizer: "Quero te amar"
Azul é teu manto, branco é teu véu
Mãezinha, eu quero te ver lá no céu
Mãezinha, eu quero te ver lá no céu.




Atividade 1: desenhar a mamãe.

Atividade 2: Ensaio da dança, para apresentação em homenagem as mães – música: “Fico assim sem você”.


Jogos: jogo do construtor.
Materiais: peças do jogo construtor, brinquedinhos em miniaturas: aviões, carros e animais.
Distribuir aos alunos as peças e os brinquedinhos e deixá-los usar a criatividade.

10ª aula:
Rotina: lanche, chamada e ajudante do dia.
Rodinha: conversa informal sobre como podemos ajudar a mamãe em casa.
Atividade 1: arrumando a mesa.


JANTA E HIGIENE
BRINCADEIRA 1: coisas que a mamãe faz.
Em círculo cada aluno terá que fazer algo que lembre sua mãe.

BRINCADEIRA 2: energia que mamãe dá.
Deixar os alunos sentados em suas cadeiras e pedir que um deles se retire da sala. O professor escolherá um aluno e explicará que este terá muita energia, pois se alimentou muito bem com o lanche da mamãe. O professor irá chamar o colega que se retirou da sala, ele irá transitar pela sala colocando a mão sobre a cabeça dos colegas e quando chegar ao aluno com energia todos terão que gritar fazendo com que este aluno sinta a energia.

BRINCADEIRA 3: fui a feira com a mamãe.
Pedir que os alunos dividam-se em grupos de 4. Após o professor irá chamar um grupo por vez e explicará a brincadeira: “hoje iremos à feira com a mamãe para comprarmos frutas, legumes e verduras” (questionar os alunos sobre esses alimentos). O professor inicia dizendo – “fui à feira e comprei laranja”, o próximo aluno terá que dizer o que o professor falou e mais um alimento. Assim sucessivamente até todos do grupo participar. Após troca-se o grupo.

Atividade 3: Ensaio da dança, para apresentação em homenagem as mães – música: “Fico assim sem você”.

11ª aula:
Rotina: lanche, chamada e ajudante do dia.
Rodinha: cantar a música “MÃEZINHA DO CÉU”.
Atividade 1: números e quantidades.
Antes de fazer a atividade lembrar os alunos sobre a escrita dos números no cartaz numérico exposta na parede.


JANTA E HIGIENE

Brincadeira do DETETIVE: deixar os alunos sentados em suas cadeiras e escolher um para retirar-se da sala. O professor pede que 2 alunos troquem de lugar e chama o aluno que se retirou, este terá que tentar descobrir quais alunos trocaram de lugar. A brincadeira continua assim sucessivamente até todos participarem.

Atividade 2: massinha de modelar.
Materiais: massinha de modelar, moldes de formas.
Deixar os alunos manusear a massinha usando os moldes de formas.

Brincadeira livre no pátio.


12ª aula:
Rotina: lanche, chamada e ajudante do dia.
Rodinha: música “meu coraçãozinho” e “mãezinha do céu”.

Atividade 1: pintar e recortar os presentes que você gostaria de dar para sua mamãe e colar dentro do baú.

BAÚ CARTÃO:

JANTA E HIGIENE

Atividade 2: Ensaio da dança, para apresentação em homenagem as mães – música: “Fico assim sem você”.

Organização final para apresentação em homenagem as Mães.


CULMINÂNCIA DO PROJETO

Rotina: lanche, chamada e ajudante do dia.
Rodinha: organização para a apresentação da música “FICO ASSIM SEM VOCE” de Adriana Calcanhotto.
Ultimo ensaio da dança.

FESTA EM HOMENAGEM AO
DIA DAS MÃES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens antigas

Link-me 2

Link-Me


Prometo:

Prometo valer-me do conhecimento que me foi dado como instrumento de mudança e construção de um mundo onde o homem possa realizar-se com liberdade. Prometo, no exercício de minha profissão, enfrentar os desafios que a educação me propõe, com criatividade, perseverança e competência, buscando novos caminhos para o processo educacional. Prometo envolver-me com meus alunos no espaço que existe entre teorizar e viver a prática, porque acredito ser nesse espaço que educadores e educandos se encontram e se transformam mutuamente. Prometo não isolar no gabinete da Administração Escolar, mas dele partir para uma realidade mais abrangente, em que eu possa enxergar o homem no seu contexto social e político e que o meu trabalho na educação tenha um sentido justo, observando sempre os dispositivos legais e éticos da profissão.