quinta-feira, 27 de maio de 2010

PROJETO MEIO AMBIENTE

Projeto: Meio Ambiente.
Público alvo: Educação Infantil.
Duração: 25 de maio a 11 de junho.
Justificativa: A educação Ambiental não deve ser tratada como algo distante do cotidiano dos alunos, mas como parte de suas vidas. É de suma importância a conscientização da preservação do Meio Ambiente para a nossa vida e todos os seres vivos.
Objetivo geral: Sensibilizar os alunos sobre a importância da preservação do Meio Ambiente, identificando as situações que causam danos à ecologia como: poluição, desmatamento, queimadas extinção de animais e outros estimulando assim o interesse pela natureza.

Objetivos específicos:
• Coletar dados a respeito do ambiente em que vivemos;
• Perceber os cuidados necessários à preservação da vida e do ambiente;
• Demonstrar que a reciclagem pode trazer inúmeros benefícios;
• Trabalhar o respeito para com a natureza e para consigo mesmo;
• Trabalhar as diversas formas de vida existentes no meio ambiente: fauna, flora, vida marinha;
• Conhecer as partes de uma planta;
• Conhecer os tipos de animais;
• Desenvolver a linguagem oral;
• Reconhecer e escrever o nome próprio;
• Trabalhar a coordenação motora ampla e fina;
• Desenvolver a percepção visual e de audição;
• Associar símbolos às quantidades correspondentes;
• Fazer comparações entre números e quantidades;
• Identificação de números nos diferentes contextos em que se encontram;
• Aprender e apreciar a musicalidade;
• Trabalhar e desenvolver o fazer artístico.

Conteúdo:
• Meio Ambiente;
• Planta e suas partes;
• Animais terrestres, aquáticos e aéreos;
• Seres vivos e não vivos;
• Linguagem oral;
• Organização na escrita do nome;
• Coordenação motora ampla e fina;
• Discriminação auditiva e visual;
• Seqüência numérica (1 a 5);
• Número e quantidade (1 a 5);
• Classificação e ordenação;
• Música e ritmo;
• Artes plásticas;
• Expressão gráfica.
Metodologia:
• Conversa informal sobre meio ambiente, vegetação-plantas-fotossíntese, tipos de animais, poluição ambiental, coleta de lixo, reciclagem;
• Passeio pela comunidade e visita no horto florestal de Tramandaí e na praia;
• Traçado e pontilhado;
• Recortes, colagem, pintura;
• Fichas ilustradas;
• Confecção do livrinho – “coleta seletiva de lixo”;
• Murais – meio ambiente, plantas e suas partes, animais terrestres - aquáticos - aéreos;
• Jogos – dominó, quebra-cabeça;
• Cartaz da fotossíntese;
• Experiência do feijão e da batata doce;
• Experiência da fotossíntese: folhas verdes no álcool;
• Músicas relacionadas ao tema: “Bicho ruim”, “Dia do meio ambiente”, “Lixo no lixo”, músicas que falam de animais;
• Historinhas relacionadas ao tema: “A floresta zangada”, “A árvore triste”, “O sapo e a flor”, “Os animais do mundinho”;
• Confecção de animaizinhos com o tangram;

Culminância: Passeio no Horto Florestal em Tramandaí.
Avaliação: Avaliação será contínua, através da observação diária das crianças no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.

Um comentário:

Postagens antigas

Link-me 2

Link-Me


Prometo:

Prometo valer-me do conhecimento que me foi dado como instrumento de mudança e construção de um mundo onde o homem possa realizar-se com liberdade. Prometo, no exercício de minha profissão, enfrentar os desafios que a educação me propõe, com criatividade, perseverança e competência, buscando novos caminhos para o processo educacional. Prometo envolver-me com meus alunos no espaço que existe entre teorizar e viver a prática, porque acredito ser nesse espaço que educadores e educandos se encontram e se transformam mutuamente. Prometo não isolar no gabinete da Administração Escolar, mas dele partir para uma realidade mais abrangente, em que eu possa enxergar o homem no seu contexto social e político e que o meu trabalho na educação tenha um sentido justo, observando sempre os dispositivos legais e éticos da profissão.