Ocorreu um erro neste gadget

quinta-feira, 27 de maio de 2010

PROJETO MEIO AMBIENTE

Projeto: Meio Ambiente.
Público alvo: Educação Infantil.
Duração: 25 de maio a 11 de junho.
Justificativa: A educação Ambiental não deve ser tratada como algo distante do cotidiano dos alunos, mas como parte de suas vidas. É de suma importância a conscientização da preservação do Meio Ambiente para a nossa vida e todos os seres vivos.
Objetivo geral: Sensibilizar os alunos sobre a importância da preservação do Meio Ambiente, identificando as situações que causam danos à ecologia como: poluição, desmatamento, queimadas extinção de animais e outros estimulando assim o interesse pela natureza.

Objetivos específicos:
• Coletar dados a respeito do ambiente em que vivemos;
• Perceber os cuidados necessários à preservação da vida e do ambiente;
• Demonstrar que a reciclagem pode trazer inúmeros benefícios;
• Trabalhar o respeito para com a natureza e para consigo mesmo;
• Trabalhar as diversas formas de vida existentes no meio ambiente: fauna, flora, vida marinha;
• Conhecer as partes de uma planta;
• Conhecer os tipos de animais;
• Desenvolver a linguagem oral;
• Reconhecer e escrever o nome próprio;
• Trabalhar a coordenação motora ampla e fina;
• Desenvolver a percepção visual e de audição;
• Associar símbolos às quantidades correspondentes;
• Fazer comparações entre números e quantidades;
• Identificação de números nos diferentes contextos em que se encontram;
• Aprender e apreciar a musicalidade;
• Trabalhar e desenvolver o fazer artístico.

Conteúdo:
• Meio Ambiente;
• Planta e suas partes;
• Animais terrestres, aquáticos e aéreos;
• Seres vivos e não vivos;
• Linguagem oral;
• Organização na escrita do nome;
• Coordenação motora ampla e fina;
• Discriminação auditiva e visual;
• Seqüência numérica (1 a 5);
• Número e quantidade (1 a 5);
• Classificação e ordenação;
• Música e ritmo;
• Artes plásticas;
• Expressão gráfica.
Metodologia:
• Conversa informal sobre meio ambiente, vegetação-plantas-fotossíntese, tipos de animais, poluição ambiental, coleta de lixo, reciclagem;
• Passeio pela comunidade e visita no horto florestal de Tramandaí e na praia;
• Traçado e pontilhado;
• Recortes, colagem, pintura;
• Fichas ilustradas;
• Confecção do livrinho – “coleta seletiva de lixo”;
• Murais – meio ambiente, plantas e suas partes, animais terrestres - aquáticos - aéreos;
• Jogos – dominó, quebra-cabeça;
• Cartaz da fotossíntese;
• Experiência do feijão e da batata doce;
• Experiência da fotossíntese: folhas verdes no álcool;
• Músicas relacionadas ao tema: “Bicho ruim”, “Dia do meio ambiente”, “Lixo no lixo”, músicas que falam de animais;
• Historinhas relacionadas ao tema: “A floresta zangada”, “A árvore triste”, “O sapo e a flor”, “Os animais do mundinho”;
• Confecção de animaizinhos com o tangram;

Culminância: Passeio no Horto Florestal em Tramandaí.
Avaliação: Avaliação será contínua, através da observação diária das crianças no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.

1 comentários:

Rita de Cassía on 20 de outubro de 2013 05:32 disse...



Mais uma vez seu blog me ajudou bastante, sou sua fã numero 1



Veja também:

ATIVIDADE MEIO AMBIENTE 1° AO 5°ANO

Atividades meio ambiente 1° ano

Atividades meio ambiente 2° ano

Atividades meio ambiente 3° ano

Atividades meio ambiente 4° ano

Atividades meio ambiente 5° ano


DESENHOS PARA COLORIR E PINTAR

Desenhos para colorir meio ambiente

Desenhos para colorir reciclagem

Desenho para colorir sobre poluição

Postar um comentário

Ocorreu um erro neste gadget

Postagens antigas

Ocorreu um erro neste gadget

Link-me 2

Link-Me


Em qual área da educação que você trabalha?

Prometo:

Prometo valer-me do conhecimento que me foi dado como instrumento de mudança e construção de um mundo onde o homem possa realizar-se com liberdade. Prometo, no exercício de minha profissão, enfrentar os desafios que a educação me propõe, com criatividade, perseverança e competência, buscando novos caminhos para o processo educacional. Prometo envolver-me com meus alunos no espaço que existe entre teorizar e viver a prática, porque acredito ser nesse espaço que educadores e educandos se encontram e se transformam mutuamente. Prometo não isolar no gabinete da Administração Escolar, mas dele partir para uma realidade mais abrangente, em que eu possa enxergar o homem no seu contexto social e político e que o meu trabalho na educação tenha um sentido justo, observando sempre os dispositivos legais e éticos da profissão.

 

Cantinho das Sugestões. Copyright © 2009 Cookiez is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template