sábado, 24 de março de 2012

2 aula
Rotina diária: chamada, café e higiene.

Rodinha: conversa informal sobre personagens do circo e suas atrações; funções de cada personagem do circo.

Algumas brincadeiras para fazer:
Malabarismo - Todas as crianças sentadas no chão em círculo, a professora distribui bolinhas e explica a brincadeira, explicando: joguem a bolinha para o alto e tentem pegá-la; joguem a bolinha de uma mão, para a outra; agora joguem para o alto, batam palmas uma vez e peguem a bolinha. Fazer traços diferenciados no chão: retos, ondulados, curvas, círculos e outros. A proposta é as crianças brincarem de andar em cima do risco em diferentes posições como: na ponta dos pés, apenas com os calcanhares, com as mãos na cabeça, com as mãos na cintura, segurando um copo d’água, etc – sem sair de cima dos riscos.
Equilibrismo - A professora coloca uma escada no chão na posição horizontal. Uma criança de cada vez anda em cima da escada segurando um objeto escolhido por ela e realiza vários movimentos com ele, tais como: colocar o objeto acima da cabeça; tentar equilibrá-lo apenas com um dedo, ou com a palma da mão, pular como um canguru e outros.

Cambalhota - Esta é a preferida! A professora coloca colchões no chão e propõe às crianças que rolem tentando fazer a cambalhota. Aquelas que não conseguem fazer sozinhas, a professora ajuda.

Atividade 1: historinha em sequência.
Os alunos terão que colorir, recortar e montar a historinha em seu caderno, após contar a historia para o grande grupo.






Atividade 2: colarinho do palhaço.
Confecção Colarinho do palhacinho: Distribuir aos alunos os babadinhos de tnt (para o pescoço), onde eles terão que decorá-los com recortes de papel colorido. Será usado no pescoço como acessório na festinha.

Música nova: ensinar a música e dramatizá-la. O Palhacinho atrapalhado. Xuxa circo.

Era um palhacinho
Muito Atrapalhado
Dava Piruetas
Fazia Caretas
Sempre Que Pulava
A Calça Caia
Ele Ria
Ele Chorava
E O Público Aplaudia

Esse Palhacinho
Tinha Um Monociclo
Dava Muitas Voltas
Ao Redor Do Circo
Sempre Que Parava
A Calça Caia
Ele Ria
Ele Chorava
E O Público Aplaudia

Corre, Corre, Corre Palhacinho
Segura, Segura, Segura Essa Calça
Só Mais Uma Vez, Só Pra Gente Rir
Que Palhaço Mais Engraçado
Deixou Ela Cair

Pula, Pula, Pula Palhacinho
Segura, Segura, Segura Essa Calça
Só Mais Uma Vez, Só Pra Gente Rir
Que Palhaço Mais Engraçado
Deixou Ela Cair

Bem No Finalzinho
Da Apresentação
O Nosso Palhacinho
Mexia O Popozão
Sempre Que Dançava
A Calça Caia
Ele Ria
Ele Chorava
E O Público Aplaudia
Ele Ria, Ele Chorava E O Público Aplaudia


Brincadeiras livre no pátio.
Almoço e higiene.
Saída.

3 aula

Rotina diária: chamada, café e higiene.
Rodinha: organização com os alunos para confecção das perucas de palhaço.
Atividade 1: confecção da peruca do palhaço.
Materiais: meia calça velha e lã.
Vídeo: XUXA CIRCO.
Brincadeiras livre no pátio.
Almoço e higiene.

4 aula
Rotina diária: chamada, café e higiene.
Rodinha: conversa informal sobre o dia do circo, suas duas datas dia 15 e 27 de março.
Historinha: Contar a historinha usando fantoches dos personagens e após questioná-los.

Aniversário de palhaço
Faísca era um palhaço muito engraçado que vivia em um circo da cidade.
Ele fazia muitas palhaçadas para divertir a criançada: virava cambalhota, equilibrava argolas e sabia mágicas também.
Ele tinha muitos amigos, além do público, é claro. O engolidor de espadas, o mágico, o domador de leões, a bailarina, o homem do algodão-doce, o pipoqueiro. Todos gostavam do palhaço Faísca e de suas palhaçadas.
Quando o domingo chegou, o mágico trouxe a boa notícia: era dia de aniversário no circo. Era o aniversário do palhaço Faísca! Todos ficaram animados e começaram a combinar uma festa-surpresa para ele. Então ficou acertado que durante o espetáculo daquela tarde eles iriam comemorar. Quando Faísca entrou no picadeiro, a criançada logo começou a gritar:
- Palhaço Faísca pula, rola e pisca! Palhaço Faísca pula, rola e pisca!
E o palhaço começou seu show: subiu feito foguete na tromba do elefante, pulou na tina de água, rolou na bacia de farinha e engoliu uma régua inteirinha! Virou cambalhota no ar, rodopiou no meio do picadeiro, dançou rock de guarda-chuva e assustou o pipoqueiro. Soltou fogo pela boca, imitando um dragão, equilibrou 20 pratos, 15 copos e 2 maçãs com uma só mão!A garotada ria a valer. Faísca era muito legal. Faísca era sensacional!
De repente, os tambores começaram a rufar. A garotada se calou. O que iria acontecer? Foi aí que o domador de leões, a bailarina, o mágico, o engolidor de espadas, o homem do algodão doce e pipoqueiro entraram no picadeiro com seus presentes. Atrás deles, via-se um enorme bolo de chocolate com velas acesas. E quando a turma começou a cantar "Parabéns a você", Faísca começou a chorar de emoção.
Chorou tanto que suas lágrimas de palhaço inundaram o picadeiro. Daí, os balões coloridos começaram a cair sobre o público. Eram verdes, azuis, amarelos e vermelhos. Faísca não perdeu tempo com o choro e resolveu fazer palhaçada: com um grande alfinete começou a estourá-los. Foi uma farra geral. Que aniversário sensacional!
Flávia Muniz
Atividade 2: nariz do palhaço.
Materiais: caixa de ovos, tinta vermelha e elástico.
Distribuir para cada aluno uma parte da caixa de ovo onde eles terão que colorir com tinta tempera, após secar colocar o elástico.

Atividade 2: questionar os alunos sobre quantidade de 1 a 5.
Mostrar cartazes com as numerações e suas quantidades.


Vídeo: Dumbo.
Assistir o desenho Dumbo, após questionar os alunos sobre o mesmo.

Brincadeiras livre no pátio.
Almoço e higiene.
Saída.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens antigas

Link-me 2

Link-Me


Prometo:

Prometo valer-me do conhecimento que me foi dado como instrumento de mudança e construção de um mundo onde o homem possa realizar-se com liberdade. Prometo, no exercício de minha profissão, enfrentar os desafios que a educação me propõe, com criatividade, perseverança e competência, buscando novos caminhos para o processo educacional. Prometo envolver-me com meus alunos no espaço que existe entre teorizar e viver a prática, porque acredito ser nesse espaço que educadores e educandos se encontram e se transformam mutuamente. Prometo não isolar no gabinete da Administração Escolar, mas dele partir para uma realidade mais abrangente, em que eu possa enxergar o homem no seu contexto social e político e que o meu trabalho na educação tenha um sentido justo, observando sempre os dispositivos legais e éticos da profissão.