sábado, 24 de março de 2012



Projeto: O circo.

Faixa etária: 5 a 6 anos.

Duração: 12 a 16 de março.

Justificativa: o circo é a mais bela e mais antiga de todas as artes. E para continuar assim, precisa deixar os animais livres em seus habitats naturais. O show fica por conta dos artistas. Por isso a turma do pré-b irá ter um espetáculo de uma semana onde irão relembrar e aprender muitas coisas sobre o circo.

Objetivo geral: resgatar um pouco da história desse mundo tão mágico que é o circo, de forma que os alunos aprendam através da ludicidade gerando prazer pelas novas conquistas adquiridas.

Objetivos específicos:
• Conhecer a história do circo;
• Conhecer o circo e suas atribuições;
• Identificar personagens do circo e suas atrações;
• Conhecer a função de cada personagem do circo;
• Valorizar o circo como uma grande expressão cultural;
• Respeitar o trabalho dos personagens do circo;
• Relatar sobre animais que trabalham no circo;
• Representar papéis referentes aos personagens do circo;
• Dramatizar movimentos dos personagens do circo;
• Imitar animais circenses;
• Realizar exercícios do módulo sobre o circo;
• Resolver situações matemáticas envolvendo os personagens do circo;
• Participar de brincadeiras relativas ao circo;
• Cantar músicas de circo;
• Participar de trabalhos de movimento corporal, imitando personagens circenses;
• Fazer desenhos que representem o circo;

Conteúdos:
• Data comemorativa: o dia do circo;
• Motricidade fina e ampla;
• Expressão corporal;
• Ritmo e dança;
• Equilíbrio;
• Expressões gráficas: desenho, pintura, montagem, recortes e colagem;
• Noções de quantidade;
• Historinhas e poema.

Metodologia:
• Assistir o DVD do desenho Dumbo;
• Conversa informal e questionamento sobre o desenho assistido e sobre o circo;
• Relatar os nomes de animais e profissionais existentes no circo;
• Músicas dramatizadas relacionadas ao circo/palhaço: O Palhacinho atrapalhado. Xuxa circo, piruetas, o palhaço;
• Confecções de babadinho (babeiro), viseiras, óculos, nariz e gravata do palhaço;
• Confecção de um cartaz;
• Grafismo;
• Colagem, recortes, traçados e pintura com tintas;
• História em seqüência;
• Quebra cabeça do palhaço;
• Historinhas e poema: O palhaço narigudo, O palhacinho, O aniversário do Palhaço, Quem roubou a alegria do palhaço?;
• Seção foto de palhaço;
• Confecção da fantasia de palhaço;
• Brincadeiras relacionadas com o circo.

Culminância do projeto: festinha do circo.
Avaliação: A avaliação será feita através do envolvimento dos alunos ao participar das atividades desenvolvidas durante a semana.

1º aula

Rotina diária: chamada, café e higiene.
Rodinha: apresentação do projeto: O CIRCO.
Conversa informal sobre o circo. Mostrar um cartaz ilustrado com um cenário do circo;
Questionar os alunos sobre o tema: quem já foi ao circo? O que mais gosta de assistir no circo? Quais os profissionais existentes no circo? No circo em que você foi havia animais? Quais? O que eles faziam? Vocês acham certo agredirem os animais?

Atividade 1: contar a historinha dramatizando, usando uma peruca de palhaço e um nariz.

O palhaço Narigudo
Era uma vez um palhaço que se clamava PIMPOLHO. Ele adorava trabalhar no circo, todos achavam muita graça de tudo o que ele contava e fazia, mas o palhaço não estava muito contente com o seu NARIZ.
Numa certa noite ele pediu para o papai do céu para diminuir o seu NARIZ que era muito grande.
Então papai do céu, enviou um anjo para resolver o problema que tanto preocupava o nosso amigo PIMPOLHO.
Quando amanheceu o dia ele foi lavar o rosto e se olhou no espelho ele ficou assustado de ver que o seu nariz tinha diminuído.
Lá foi ele no circo para alegrar as pessoas, mas por mais palhaçada que ele fazia ninguém achava mais graça em nada que ele fazia.
Ele começou a ficar muito triste até que certa noite, o papai do céu mandou novamente o anjinho para socorrer o nosso amigo Pimpolho.
Quando amanheceu o dia Pimpolho ficou surpreso quando olhou no espelho e viu que o seu nariz tinha voltado ao tamanho normal (BEM GRANDE).
Quando ele voltou no circo todos gritavam:
- Que palhaço engraçado!!!
Voltou à alegria do circo e ele agradecido nunca mais reclamou do seu nariz.


 Propor aos alunos que dramatizem a historinha contada pela professora.
Organizar um cenário;
Formar grupos;
Escolher personagens.

Atividade 2: desenhar o rosto do palhaço.




Atividade 3: colorir e recortar a viseira do palhaço.



Atividade 4: brincadeiras no pátio.
Brincadeira: DANÇA DO JORNAL COM MUSICA DE PALHACINHO.
Espalhar folhas de jornal pelo chão da sala, em número igual ao de alunos no exercício. Depois coloca uma música de fundo e pede aos mesmos que andem aleatoriamente pela sala. Enquanto a música toca e os alunos caminham, o professor informa que realizará uma “brincadeira” semelhante à “dança das cadeiras”. Alerta os mesmos de que as folhas espalhadas no chão substituirão as cadeiras, e que ao parar a música os mesmos deverão pisar em uma destas folhas para não serem “eliminados” da brincadeira. Aqueles que forem “eliminados” deverão se retirar. O exercício segue a partir do momento em que o instrutor retira uma ou mais folhas do chão da sala, e faz uma pausa na música. Isso ocorre repetidas vezes, até que reste somente um “vencedor”.

Brincadeira: CIRCO.
Em círculo o professor inicia falando: - um Circo chegou à cidade, nele tinha muitos animais, ele trouxe um (ESCOLHER UM ALUNO, DIZER AO SEU OUVIDO O NOME DE UM ANIMAL, ESTE TERÁ QUE IMITAR UM ANIMAL E OS OUTROS TERÃO QUE DESCOBRIR QUAL ANIMAL ELE ESTÁ IMITANDO).

Brincadeiras livre no pátio.
Almoço e higiene.
Saída.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens antigas

Link-me 2

Link-Me


Prometo:

Prometo valer-me do conhecimento que me foi dado como instrumento de mudança e construção de um mundo onde o homem possa realizar-se com liberdade. Prometo, no exercício de minha profissão, enfrentar os desafios que a educação me propõe, com criatividade, perseverança e competência, buscando novos caminhos para o processo educacional. Prometo envolver-me com meus alunos no espaço que existe entre teorizar e viver a prática, porque acredito ser nesse espaço que educadores e educandos se encontram e se transformam mutuamente. Prometo não isolar no gabinete da Administração Escolar, mas dele partir para uma realidade mais abrangente, em que eu possa enxergar o homem no seu contexto social e político e que o meu trabalho na educação tenha um sentido justo, observando sempre os dispositivos legais e éticos da profissão.