Segunda-feira,
11 de março de 2019.
Rotina
diária.
Rodinha:
apresentação do projeto Identidade.
Questionar os alunos sobre o
tema, se eles sabem o porquê que receberam seu nome, quem que deu esse nome a
eles.
Atividade
1: Brincadeira do senhor caçador
Materiais:
crachás.
"senhor caçador preste
bem atenção, só vai miar quem o crachá a prô mostrar" (o professor deve
mostrar o crachá e a criança dona do nome deverá miar.)
Atividade
2: Atividades com o nome próprio
Distribuir para os alunos os
crachás e solicitar que formem grupos:
·
Nomes que começam com a mesma letra?
·
Nomes que terminem com a mesma letra?
Atividade
3: Montar os nomes com letras móveis
Materiais:
letras móveis, palito de picolé, cola.
Distribuir para cada aluno um
envelope com seu nome e letras móveis, onde eles terão que colar cada letra em
um palito. Após terão que montar seu nome e com o lápis escreve-lo novamente no
envelope.
Atividade
4:
Recreio – higiene – almoço – saída.
Terça-feira,
12 de março de 2019.
Hora
planejamento.
Profe
Lucimar
Quarta-feira,
13 de março de 2019.
5º
turno – Profe Lucimar.
Quinta-feira,
14 de março de 2019.
Rotina
diária.
Atividade
1: chamadinha
com os envelopes e letras nos palitos (atividade da aula do dia 11/03).
Atividade
2: Pescando seu nome.
Materiais:
peixes
com imã, caniço para pesca com um clips na ponta.
Colocar os peixes nominal em
cima de um tnt azul representando o mar. Cada aluno irá pescar o peixe que tem
seu nome.
Atividade
3:
TEMA
DE CASA: Fazer com a família
Obs: essa
atividade será uma das páginas do livrinho Meu Álbum.
Recreio
– higiene – almoço – saída.
Sexta-feira,
15 de março de 2019.
Rotina
diária.
Rodinha:
conversa
informal sobre a entrevista com a família sobre a história do nome. Ler para o
grande grupo sobre cada história.
Atividade
1: chamadinha
com os envelopes e letras nos palitos (atividade da aula do dia 11/03).
Atividade
2: As flores do meu jardim. Onde está meu nome?
Materiais:
painel
de flor com nomes.
O professor deixará um painel
com Flores exposto na sala, onde irá ter os nomes dos alunos nas flores. Cada
aluno por sua vez terá que ir até o painel e procurar seu nome e leva-lo para
sua carteira onde irá colorir as letras que compõe. Logo após que todos
concluírem a atividade eles retornaram até o painel para colar seus nomes
coloridos nas FLORES DO JARDIM.
Atividade
3: colorir
a primeira letra do nome de vermelho e a restante de azul, após recortar de
revistas a primeira letra e colar no espaço.
Obs:
pagina
para o livrinho Meu Álbum.
YAGO
|
Y
Atividade
3: Balão dos nomes
Materiais:
balões e caneta, som.
Distribuir para cada aluno um
balão da mesma cor, onde estará escrito o nome de cada aluno. Ao som de uma
música os alunos irão dançar e arremessar os balões para o ar e quando a música
parar eles terão que ficar com apenas um balão nas mãos. A professora questionará
se o balão que eles ficaram é o deles, se tem o nome deles. Com auxílio da
professora eles terão que identificar de quem é o balão.
Recreio
– higiene – almoço – saída.
Segunda-feira,
18 de março de 2019.
Reunião
Pedagógica.
Terça-feira,
19 de março de 2019.
Hora
planejamento.
Rotina
diária.
Rodinha:
conversa
informal sobre “Meu corpo”. Questionar os alunos sobre a importância do corpo,
suas partes e deficiências. Após os alunos terão que se observar através do
espelho.
Materiais:
espelho.
Atividade
3: colorir, recortar e montar.
Recreio
– higiene – almoço – saída.
Quarta-feira,
20 de março de 2019.
5º
turno – Profe Lucimar.
Quinta-feira,
21 de março de 2019.
Rotina
diária.
Atividade
1: chamadinha
com crachás.
Atividade
2: conversa
informal sobre as diferenças, sobre o dia da síndrome de down.
Atividade
3: cartaz do Down
Materiais:
papel pardo e muc.
Os alunos irão colorir os
bonecos e desenhar o que falta. Após iremos construir um cartaz em homenagem a
data 21/03 dia mundial da síndrome de down.
21
de março dia mundial da síndrome de down.
Atividade
4: cartinha para família
Materiais:
folhas
de ofício e muc
Os alunos irão fazer uma
cartinha para família, que serão entregues na reunião com os pais.
REUNIÃO
COM OS PAIS – 10H30MIN.
Recreio
– higiene – almoço – saída.
Sexta-feira,
22 de março de 2019.
Rotina
diária.
Atividade
1: chamadinha
com crachás.
Atividade
2: Rastreamento corporal
Materiais:
papel
pardo e muc.
Escolher um aluno para fazer o
rastreamento do corpo com a caneta no papel pardo. Após questionar os alunos
sobre as partes do corpo como membros inferiores e superiores e os 5 sentidos.
Ir identificando com nomes suas partes. Expor o boneco na sala para uma
atividade futura.
Atividade
3: Me desenhando
Materiais:
fotos
dos alunos e muc.
Entregar para cada aluno uma
folha com a foto da face de cada. Questionar os alunos sobre o que está
faltando e pedir que eles desenham seu corpo. Após colorir.
Obs:
pagina
do livrinho Meu Álbum.
Atividade
4: música – Barulhão
Materiais:
som
Dançar e fazer os gestos com a
música.
Eliana
- Barulhão
Com as mãos eu posso bater
palmas
Os meus pés eu posso bater no
chão
Posso mexer o meu corpinho
todo
Sozinho eu posso fazer um
barulhão
Eu bato palmas
Eu pulo e bato os pés no chão
Eu grito: Viva!
Eu faço um barulhão
Recreio
– higiene – almoço – saída.
Segunda-feira,
25 de março de 2019.
Rotina
diária
Rodinha:
conversa
informal sobre o que será que tem dentro do meu corpo?
Instigar os alunos para que
percebam órgãos que devemos ter para sobreviver e ter uma boa saúde.
·
Para o corpo ficar em pé, precisamos do que?
·
Para respirarmos?
·
Quando comemos e bebemos nossos alimentos vão
para onde?
Atividade
1: Meu corpo por dentro
Materiais:
1
garrafa pet pequena transparente, sacola amarela, e papel crepom azul, 1 balão
vermelho, 2 sacos transparentes, rolinhos de papel higiênico e 1 esponja.
Atividade
2: Meu esqueleto – meu corpo é formado por ossos.
Porque temos ossos? O que aconteceria se não
tivéssemos ossos dentro do nosso corpo?
Atividade
3: música – Xuxa - Tumbalacatumba
Dançar a música com os
esqueletos após dependura-los na sala.
Recreio
– higiene – almoço – saída.
Terça-feira,
26 de março de 2019.
Hora
planejamento.
Rotina
diária
Rodinha
– conversa
informal sobre o projeto, o que foi aprendido, o que eles estão gostando.
Músicas:
dançar
músicas já trabalhadas no projeto.
Obs:
entregar um bilhete solicitando que o aluno traga uma foto da família para
montar um painel da família na escola.
Quarta-feira,
27 de março de 2019.
5º
turno – Profe Lucimar.
Quinta-feira,
28 de março de 2019.
Rotina
diária.
Rodinha:
os cinco sentidos
Conversa informal sobre os
cinco sentidos, visão, olfato, paladar, audição e tato.
O ser humano possui cinco sentidos
principais, e eles são responsáveis pelo modo como percebemos o mundo ao nosso
redor.
F Ir
mostrando as imagens a cada explicação.
Mostrar o vídeo para os alunos - https://www.youtube.com/watch?v=ezwz8TBcjYo
Visão
Os olhos são os órgãos
responsáveis pelo sentido da visão, uma vez que eles visualizam o objeto e
mandam a mensagem para o cérebro que faz a decodificação, interpretando-a.
Olfato
O nariz é o órgão
responsável pelo sentido do olfato, ou seja, a propriedade de sentir o cheiro
ou odor das coisas.
Dessa maneira, o nariz
capta os odores e envia a mensagem para o cérebro, que processa as informações.
Paladar
A língua é o órgão
responsável pelo sentido do paladar, uma vez que capta e distingui o sabor dos
alimentos (salgado, doce, azedo, amargo), além das sensações de quente e frio.
Assim, as papilas
gustativas decodificam o sabor e enviam as informações para o cérebro.
Audição
Os ouvidos são os
órgãos responsáveis pela audição, na medida em que detectam os sons, ruídos e
barulhos do exterior, e enviam essas mensagens para o cérebro, que as
interpreta.
Tato
O tato é caracterizado
pela sensação do toque e, por isso, está relacionado com o contato com a pele,
através dos neurônios sensoriais responsáveis por enviarem as mensagens para o
cérebro.
Embora esteja muitas
vezes relacionada com as mãos, esse sentido humano envolve qualquer tipo de
sensação experimentada pela pele, seja pelos pés, barriga, pernas, dentre
outros.
Atividade
1: USANDO OS 5 SENTIDOS.
a) AUDIÇÃO
Materiais:
som
e instrumentos.
1 - Usar da música, trazer
diferentes tipos de som (chuva, animais, ruídos, fala), cantar, brincar de
identificar sons sem olhar quem ou o que está emitindo, trabalhar a linguagem e
a comunicação oral;
2 - Escolher três tipos de
instrumentos como a flauta, tambor e chocalho, apresentar para os alunos e logo
escolher um para iniciar a atividade. O aluno será vendado e um outro irá
escolher um dos instrumentos para fazer o barulho. O aluno vendado terá que
descobrir qual instrumento foi usado. Assim continua a atividade até todos
participarem.
b) VISÃO
Materiais:
venda
para os olhos e legos coloridos.
1 - Dividir a turma em duplas,
onde um coloca à venda e o outro servirá de guia. Eles terão que andar pela
escola guindo o colega vendado. Após será feito a troca da dupla.
2 – Dividir a turma em 4
grupos: verde, azul, amarelo e vermelho. Cada grupo receberá uma cor. Deixar
exposto no tapete os legos e um de cada grupo, ao ok da professora, terão que
catar os legos referente a sua cor.
c) OLFATO
Materiais:
potes
com café, perfume, cebola.
Ficará exposto em uma mesa os
potes com os cheiros. Será chamado um aluno por vez para vir e vendar os olhos
para desenvolver a atividade. Será escolhido um dos cheiros para o aluno
cheirar e tentar descobrir qual material está cheirando.
d) PALADAR
Materiais:
banana,
maçã, bolacha salgada, bolacha doce, açúcar, sal, amendoim.
Ficará exposto em uma mesa
diversos tipos de alimentos. Os alunos com os olhos vendados tentarão descobrir
que tipo de alimento é.
e) TATO
Materiais:
balões
e caixas com objetos ou mantimentos conhecidos pelos alunos, bandejas com
diversos tipos de texturas.
F
Expor
diversos balões com objetos dentro como milho, arroz, farinha, agua, algodão.
Deixar os alunos sentirem as texturas.
F Colocar
em cada caixa alguns brinquedos que os alunos conhecem. Com os olhos vendados o
aluno terá que descobrir qual é o brinquedo que está ali.
F Colocar
nas bandejas areia, esponjas, pedrinhas e folhas de árvore. O aluno terá que
com os pés sentir as texturas.
Música:
Meus
sentidos.
"Meus olhinhos são pra
ver,
Meu nariz é pra cheirar,
Minha boca é pra comer,
Meus ouvidos são pra te
escutar,
Completando os sentidos tenho as
mãos para pegar,
E os bracinhos bem compridos
pra MAMÃE eu abraçar!"
Recreio
– higiene – almoço – saída.
Sexta-feira,
29 de março de 2018.
Rotina
diária.
Atividade
1: quantidade
numérica e percepção visual.
Atividade
2: jogo
da memória – desenvolver a atenção e a visão.
Dividir a turma em grupos e
distribuir para cada, um jogo da memória. Ensinar os alunos a jogarem auxiliando-os.
Recreio
– higiene – almoço – saída.
Segunda-feira,
01 de abril de 2019.
Rodinha:
hora do conto
Materiais:
palitoches e painel maçã para contar a história.
Autor: Ziraldo
Título: Um amor de família
Adaptado pela professora
Aline.
UM
AMOR DE FAMÍLIA
ESTE SOU EU. O FILHO.
ESTE AÍ DE ÓCULOS É O PAPAI. E
ESTA, COM A ROSA NO CABELO, É A MAMÃE.
ESTE É MEU IRMÃO MAIS VELHO.
ESTE É O PAI DO PAPAI. ELE É
MEU AVÔ. ELE ME ENSINOU A ANDAR DE BICICLETA.
ESTA É A MÃE DA MAMÃE. ELA É
MINHA AVÓ. ELA FAZ UNS BOLO MARAVILHOSO.
ESTE É O PAI DO PAI DO PAPAI.
ELE É MEU BISAVÔ. CONTA CADA HISTÓRIA PARA NÓS!!!
ESTA É A MÃE DA MÃE DA MAMÃE.
ELA É MINHA BISAVÓ. ELA COSTURA AS NOSSAS ROUPAS QUANDO RASGAM.
ESTA É A IRMÃ DO MEU PAI. ELA
É MINHA TIA.
ESTE É O IRMÃO DA MINHA MÃE.
ELE É MEU TIO.
ESTE É O FILHO DA IRMÃ DA
MINHA MÃE. ELE É MEU PRIMINHO.
ELE ME DEU UM SOCO! E MINHA
TIA, IRMÃ DA MINHA MÃE, MÃE DO MEU PRIMO DISSE, QUE TEMOS QUE SER AMIGOS, NÃO
PODEMOS BRIGAR. DAI NÓS NUNCA MAIS BRIGAMOS.
EU ADORO A TITIA, MÃE DO MEU
PRIMO. ELA SABE TANTAS COISAS!
ELA ME ENSINOU QUE, EM INGLÊS,
AMOR É LOVE.
ELA ME ENSINOU ATÉ A ESCREVER
AMOR EM JAPONÊS.
MINHA TIA É UM AMOR! QUER
DIZER MINHA FAMÍLIA É UM AMOR. EU AMO MINHA FAMÍLIA.
Atividade
2: após
contar a historinha aos alunos, questioná-los sobre o que é família, que
existem diversos tipos de família, etc. logo pedir que os alunos mostrem a foto
que trouxeram da família, explicando quem é cada um.
Atividade
3: desenhem
sua família.
Atividade
4: cartaz FAMÍLIA
Materiais:
papel
pardo, revistas e muc.
Pedir que os alunos recortem
de revistas imagens que representam a FAMÍLIA e construir um cartaz para expor
na escola.
Recreio
– higiene – almoço – saída.
Terça-feira,
02 de abril de 2019.
Hora
planejamento. Aula Profe Lucimar.
Rotina
diária.
Rodinha
– conversa
informal sobre o dia do autismo e relembrar os alunos do colega Gabriel que tem
esse TID. Lembrar que o Gabriel está aprendendo a falar, se comunicar conosco;
que todos têm dificuldades e habilidades e que ele precisa muito do nosso
carinho e ajuda.
Atividade
– construindo um cartão coletivo para nosso coleguinha em homenagem ao seu dia.
Materiais: cartolina,
folhas de ofícios, foto da turma e muc.
Pedir que os alunos façam um
desenho para o colega Gabriel. Esses serão colado no cartão coletivo junto com
a foto da turma. O cartão será entregue pelos colegas ao aluno Gabriel.
Quarta-feira,
03 de abril de 2019.
5º
turno – Profe Lucimar.
Quinta-feira,
04 de abril de 2019.
Rotina
diária.
Rodinha: hora do conto – poema
CASA E CASAS
Ler o poema e interpretar oralmente.
Construir um cartaz com o poema onde os alunos
irão desenhar casas para colar na volta.
Sexta-feira,
05 de abril de 2019.
Rotina
diária.
Rodinha:
conversar
com os alunos sobre nossas moradias. Questiona-los sobre a mobília de uma casa.
Atividade
1: colorir
e recortar para montar a casinha.
Atividade
2: CULMINÂNCIA DO PROJETO - entrega do livrinho identidade.
Pedir que os alunos visualizem
seus livrinhos e compartilhem com seus colegas.
Recreio
– higiene – almoço – saída
Nenhum comentário:
Postar um comentário