Projeto Identidade
Professoras: Aline Pires Couto
Lucimar Gisele Gonçalves
Pereira
Atendente:
Moises
Monitor:
Lucas
Tema:
Eu e meu Corpo.
Duração:
11/03/2019 a 05/04/2019
Justificativa:
Este
projeto tem o intuito do conhecimento global do ser humano: conhecendo seu
corpo, ampliando conceitos de higiene e saúde, descobrindo que o indivíduo está
presente em todas as comunidades, relacionando-se com outros seres e com todo o
ambiente onde vive.
Objetivos:
Possibilitar
que a criança construa a sua identidade e autonomia, por meio das brincadeiras,
das interações socioculturais e da vivência de diferentes situações.
Desenvolvendo a independência, a autoconfiança e a autoestima.
Conteúdos:
·
Data comemorativa – Dia da Água; Dia Mundial da
Síndrome de Down; Dia Mundial do Autismo; Dia do Circo;
·
Identidade;
·
Escrita do nome próprio;
·
As vogais;
·
Corpo e suas partes;
·
Os cinco sentidos;
·
Minha família;
·
Casa e escola;
·
Linguagem oral;
·
Número e quantidade;
·
Criatividade, imaginação e dramatização.
·
Motricidade fina e ampla;
·
Expressões gráficas: desenho, pintura, traçado
e pontilhado;
·
Artes plásticas: pintura, recorte e colagem com
material diverso, desenho livre e dirigido;
·
Expressão corporal;
·
Música e ritmo.
Objetivos
específicos:
·
Saber a importância da água para nossa saúde e
sobrevivência;
·
Conscientizar sobre a síndrome de down e
autismo;
·
Conhecer e valorizar o dia do circo;
·
Conhecer a história de seu nome;
·
Reconhecer ou conhecer as letras do nome
próprio;
·
Reconhecer as vogais;
·
Identificar o nome próprio e de seus colegas;
·
Escrever o nome próprio;
·
Conhecer as partes do corpo – membros
inferiores e superiores e 5 sentidos;
·
Diferenciar os vários tipos de família e os
membros que a compõe;
·
Identificar minha casa e minha escola;
·
Ouvir e interpretar historias relacionadas com
o tema;
·
Promover e estimular a linguagem oral;
·
Enriquecer e ampliar o vocabulário;
·
Estimular a imaginação e a criatividade;
·
Praticar a coordenação motora fina e ampla;
·
Desenvolver a leitura através da visualização
de figuras;
·
Relacionar os números com a quantidade;
·
Desenvolver e estimular a expressão corporal.
Metodologia:
·
Conversas e debates relacionados ao tema;
·
Grafismo – desenho, pintura, traçado,
dobraduras;
·
Recortes e colagens;
·
Construção da cartela com nomes – chamada viva;
·
Caça letras do nome;
·
Caça nomes;
·
Pescaria do nome;
·
Dança dos balões com nomes;
·
Meu nome é um estouro;
·
Jogo das Letras móvel;
·
Jogo – quebra-cabeça com o nome;
·
Jogo – quebra-cabeça das partes do corpo;
·
Construindo o painel “FLORES DO MEU JARDIM”;
·
Construindo o painel sobre a água;
·
Construindo o painel sobre a síndrome de down e
autismo;
·
Confecção de um painel “meu corpo”;
·
Confecção do painel Esqueleto;
·
Brincadeiras usando vendas e legos;
·
Brincadeiras usando sons e instrumentos;
·
Brincadeiras usando diversos tipos de alimentos e
fragrâncias;
·
Brincadeiras usando diversos tipos de texturas;
·
Confecção do painel Minha Família (fotos);
·
Painel de aniversário;
·
Mural – calendário;
·
Mural – janela do tempo;
·
Entrevista do aluno com os pais;
·
Confecção do livrinho “Meu álbum”;
·
Confecção do Boneco EU SOU ASSIM com a ajuda da
família;
·
Desenho livre;
·
Historinhas: UM AMOR DE FAMILIA; CADA UM MORA ONDE
PODE; O LIVRO DA FAMÍLIA; MARIA-VAI-COM-AS-OUTRAS; BORBOLETA OU MARIPOSA; O
MACACO SIMÃO, EU AMO VOCÊ;
·
Músicas: BOM DIA COLEGUINHA; O JUCA COMEU PÃO; A
CANOA VIROU; CASA DO ZÉ; QUE BOM ESTAR AQUI; BARULHÃO; TUMBALACATUMBA; MEUS
SENTIDOS; QUANDO CHEGO DO RECREIO; ALECRIM.
·
Brincadeiras: SENHOR CAÇADOR; DANÇA DAS CADEIRAS;
NOME NO BALÃO; ENCONTRE O CRACHÁ; PESCANDO SEU NOME.
Culminância:
entrega
do livrinho Meu Álbum e outras atividades.
Avaliação:
Deve
ser realizada de forma qualitativa e contínua, na qual se leva em consideração
o que as crianças apreendem dos conceitos trabalhados por meio de sua
participação na aula e na realização das atividades.
Obs:
rotina diária
·
Café;
·
Como está o tempo?
·
Calendário;
·
Chamada viva;
·
Música – como vai você?
Nenhum comentário:
Postar um comentário