sábado, 6 de junho de 2009

9ª aula do projeto corpo e higiene

Rotina: organização dos alunos para o lanche.

Rodinha: conversa informal sobre alimentação.
Mostrar aos alunos o vídeo da historinha da Galinha Ruiva. Após debater e questionar sobre a história.

Você encontra o vídeo da historinha no site do you tube.

GALINHA RUIVA

Era uma vez uma galinha ruiva, que morava com seus pintinhos numa fazenda.
Um dia ela percebeu que o milho estava maduro, pronto para ser colhido e virar um bom alimento.
A galinha ruiva teve a idéia de fazer um delicioso bolo de milho. Todos iam gostar!
Era muito trabalho: ela precisava de bastante milho para o bolo.
Quem podia ajudar a colher a espiga de milho no pé?
Quem podia ajudar a debulhar todo aquele milho?
Quem podia ajudar a moer o milho para fazer a farinha de milho para o bolo?
Foi pensando nisso que a galinha ruiva encontrou seus amigos:
- Quem pode me ajudar a colher o milho para fazer um delicioso bolo? – Eu é que não, disse o gato. Estou com muito sono.
- Eu é que não, disse o cachorro. Estou muito ocupado.
- Eu é que não, disse o porco. Acabei de almoçar.
- Eu é que não, disse a vaca. Está na hora de brincar lá fora.
Todo mundo disse não.
Então, a galinha ruiva foi preparar tudo sozinha: colheu as espigas, debulhou o milho, moeu a farinha, preparou o bolo e colocou no forno.
Quando o bolo ficou pronto...
Aquele cheirinho bom de bolo foi fazendo os amigos se chegarem. Todos ficaram com água na boca.
Então a galinha ruiva disse:
- Quem foi que me ajudou a colher o milho, preparar o milho, para fazer o bolo?
Todos ficaram bem quietinhos. (Ninguém tinha ajudado.)
- Então quem vai comer o delicioso bolo de milho sou eu e meus pintinhos, apenas. Vocês podem continuar a descansar olhando.
E assim foi: a galinha e seus pintinhos aproveitaram a festa, e nenhum dos preguiçosos foi convidado.

Escrito por Antônio torrado
Ilustrado por Cristina Malaquias

Questionamentos a fazer:
® Qual o nome da história?
® O que a Galinha Ruiva queria fazer?
® Do que seria o bolo?
® Para quem a Galinha Ruiva pediu ajuda? Quem ajudou?
® O que a Galinha Ruiva decidiu fazer?
® Com quem a Galinha Ruiva dividiu seu bolo de milho?

Comentar que:
® A galinha quis nos mostrar nesta história que devemos trabalhar.
® O trabalho engrandece o ser humano.
® Esta história nos dá uma grande lição de vida. Devemos ser solidários, amigos e praticar sempre a caridade.
® Quem planta colhe. Isto significa que aquela pessoa que sabe ajudar os outros receberá sempre o reconhecimento e a proteção de Deus.
® A galinha é uma ave. Ela põe ovos, tem o corpo coberto de penas, possui duas asas para voar.
® O milho é um cereal rico em vitaminas. Com ele podemos preparar vários alimentos como: polenta, mingau, bolo, broas, etc.



Atividade 1: Bolo do maternal II
Materiais: uma bacia, uma colher grande, uma forma.
Com auxílio do professor os alunos irão fazer um bolo de milho, após todos poderão degustá-lo.



Deixar os alunos colocar os ingrediente e aproveitar para questionar e explicar:
· Quantidades: quantos personagens têm na historinha? Vamos contar?
· Higiene: que higiene devemos ter na hora das preparações dos alimentos e na hora das refeições?


Ingredientes:
☺ 2 xícaras de farinha de trigo;
☺ 1 xícaras de farinha de milho;
☺ 3 xícaras de açúcar;
☺ 1 xícara de leite morno;
☺ 3 ovos;
☺ ¾ de uma xícara de azeite;
☺ 1 fermento monopol.




Modo de fazer:
Misturar todos os ingredientes até ficar homogêneo. Após misturar um envelopinho de fermento de monopol e por para assar por 40 min.


Atividade 2: pintar o desenho da Galinha Ruiva e colar papel crepom branco nos ovinhos.




Atividade 3: jogo da higiene.
Material: fichas com imagens de ação higiênica e uma caixa.
Cada aluno terá que retirar uma ficha da caixinha e fazer mímicas para os demais adivinhar. O professor explicará cada função higiênica que estará representada na ficha.
Figuras para as fichas:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens antigas

Link-me 2

Link-Me


Prometo:

Prometo valer-me do conhecimento que me foi dado como instrumento de mudança e construção de um mundo onde o homem possa realizar-se com liberdade. Prometo, no exercício de minha profissão, enfrentar os desafios que a educação me propõe, com criatividade, perseverança e competência, buscando novos caminhos para o processo educacional. Prometo envolver-me com meus alunos no espaço que existe entre teorizar e viver a prática, porque acredito ser nesse espaço que educadores e educandos se encontram e se transformam mutuamente. Prometo não isolar no gabinete da Administração Escolar, mas dele partir para uma realidade mais abrangente, em que eu possa enxergar o homem no seu contexto social e político e que o meu trabalho na educação tenha um sentido justo, observando sempre os dispositivos legais e éticos da profissão.