• Seleção dos textos - Os textos eram selecionados cuidadosamente com a ajuda do professor, evitando preconceito ou moralismo e o repertório era formado por diferentes histórias, populares ou autorais, escolhidas entre os diversos gêneros literários, como o conto, as fábulas, os mitos, as lendas, os poemas narrativos etc.
• Preparação do aluno contador - Após ter selecionado a história, é hora de o aluno, com a orientação do professor, prepará-la para contar aos colegas. Isso significa estudá-la, observando seus detalhes, compreendendo as partes que a constituem (introdução, desenvolvimento, clímax e desfecho), para transmiti-la com propriedade ao ouvinte. Isto é: saber revelar os pontos emocionantes na narrativa, o ritmo adequado, destacar o suspense com pausas, utilizar adequadamente o silêncio, falar com clareza, olhar para todos os ouvintes e usar uma movimentação corporal que possa enriquecer a narrativa.
A estratégia utilizada para que os alunos se apropriassem das técnicas necessárias foi trabalhá-las nas oficinas de contação.
• Apresentação – Aconteceu mensalmente, momento em que os participantes da oficina socializaram o prazer de contar e ouvir histórias com a comunidade escolar.
• Produto final - O projeto culminou com o “Festival de Contadores de Histórias”, evento em que se consolidou o grupo de Contadores de
Histórias.
Em seguida faz-se um breve relato dos resultados e das atividades desenvolvidas ao longo dos encontros com os alunos participantes da oficina.
Neste blog será exibido sugestões de atividades para educação infantil e para o ensino fundamental.
domingo, 22 de novembro de 2009
Critérios para contar histórias
Marcadores:
A arte de contar histórias,
hora do conto
Formada em Pedagogia-ed.infantil, séries iniciais e eja.
Atuo na área da Educação Infantil, na turma do PRÉ-B e Vice-diretora na EMEF FRANCISCO MENDES.
Sou apaixonada pelo que faço!!!
Moro em Cidreira/RS.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Postagens antigas
-
pesquisa retirada da web MATERNAL 2 LINGUAGEM ORAL OBJETIVO 1. Desenvolver na criança o conceito de eu em relação ao seu nome, idade e em re...
-
Plano de aula Rotina: chamada e calendário. Educação física . Conteúdos: movimento do corpo; equilíbrio; manipulação e locomoção. Objetivo...
-
PROJETO: DIA DAS MÃES TEMA: PARABÉNS MAMÃE!!! DURAÇÃO: 2 SEMANAS. JUSTIFICATIVA: O tema Dia das Mães realmente é maravilhoso para se trabalh...
-
Projeto: Páscoa. Duração: 29/03/09 a 09/04/09. Justificativa: A Páscoa é uma data adorada pelas crianças, que esperam ansiosas pelo coelho e...
Link-me 2
Link-Me
Nenhum comentário:
Postar um comentário