segunda-feira, 29 de março de 2010

AULA 14, 15, 16 PROJETO ADAPTAÇÃO

AULA 14
Rotina diária: música de entrada, chamada viva e lanche/higiene.

Rodinha: hora do conto.
Iniciar a aula contando a historinha – A gotinha d”água, utilizando os fantoches de palitos confeccionados na aula anterior e após questionar os alunos.

Atividade 1: recontando a historinha.
Materiais: fantoches dos personagens (confeccionado pelos alunos) e cenário.
Cada aluno irá contar sua historinha usando sua criatividade podendo modificá-la.

Janta e higiene

Atividade 2: aplicar as brincadeiras da aula anterior – atividade 3.
1. Transportando água;
2. Quantos copos de água cabem nessa jarra?;
3. Quem enche primeiro?

Brinquedo livre no pátio.

AULA 15
Rotina diária: música de entrada, chamada viva e lanche/higiene.

Rodinha: conversa informal sobre a aula.

Atividades com músicas

• Dança do jornal
Materiais: jornais ou revistas e som.
Distribuir para cada aluno uma folha de jornal, onde eles terão que por elas no chão e posicionar-se em cima delas. Os alunos terão que dançar sobre o jornal e quando a música parar eles terão que trocar de lugar com os colegas (estilo cada macaco no seu galho).

• Dança da laranja
Materiais: bolinhas de plástico (um por dupla), e som.
Dividir os alunos em duplas e entregar uma bolinha para cada. Os alunos terão que dançar em duplas com a bolinha entre as cabeças sem deixá-las cair.

• Dança da cadeira
Materiais: cadeiras e som.
A brincadeira se desenvolve como a brincadeira tradicional.

Volta calma.

• Quem é o fantasma?
Materiais: um lençol.
Posicionar os alunos sentados em círculo e convidar dois alunos, o primeiro para ser o detetive, ele terá que sair por alguns segundos pra fora da sala, o segundo será o fantasma, ele terá que se posicionar no centro do círculo e se cobrir com o lençol. Dado o sinal do professor o detetive entra e toca no fantasma, este terá que fazer barulhos imitando um FANTASMA, onde o detetive terá que descobrir qual colega esta de baixo do lençol.

Janta e higiene.

Hora do vídeo: “Monstros VS Alienígenas”.
Tema: amizade.


AULA 16

Rotina diária: música de entrada, chamada viva e lanche/higiene.

Rodinha: conversa informal sobre a importância da água para uma boa higiene.
Questionar os alunos sobre higiene física:
• O que é higiene?
• No que a água nos auxilia para fazermos uma boa higiene?
• Quais os objetos de higiene?
• Para conservar a saúde, o corpo necessita de certos cuidados. Quais?

Citar:
• Tomar banho diariamente;
• Usar roupas limpas;
• Andar calçados;
• Manter as mãos e unhas limpa;
• Manter as orelhas limpas;
• Lavar as mãos antes das refeições e depois de usar o sanitário;
• Escovar os dentes ao levantar, depois das refeições e ao deitar;
• Cuidar dos cabelos;
• Alimentar-se bem e nas horas certas.

Atividade 1: saco de higiene.
Materiais: um saco escuro com vários objetos de higiene.
Em círculo cada aluno irá por a mão dentro do saco e irá tocar em um dos objetos tentando descobrir qual é sem olhar.

Atividade 2: jogo falta 1.
Materiais: objetos de higiene.
Em círculo o professor irá colocar os objetos no centro, mostrando a todos. Após cada aluno irá se afastar da sala de aula por alguns segundos, e o professor irá retirar um dos objetos. O aluno que se afastou retornará para sala e tentará descobrir qual dos objetos foi retirado.

Atividade 3: brincando de banho.
O professor irá convidar os alunos para tomar banho de brincadeirinha. Ele irá citar as frases e os alunos terão que dramatizá-las.
• Lavar os pés e os dedinhos;
• Lavar as orelhas;
• Lavar o rosto...
Assim sucessivamente o professor irá narrando passo a passo o banho e questionando os alunos para que também citem alguma frase.

Atividade 4: ligar os objetos de higiene aos seus pares. TAREFINHA PARA CASA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens antigas

Link-me 2

Link-Me


Prometo:

Prometo valer-me do conhecimento que me foi dado como instrumento de mudança e construção de um mundo onde o homem possa realizar-se com liberdade. Prometo, no exercício de minha profissão, enfrentar os desafios que a educação me propõe, com criatividade, perseverança e competência, buscando novos caminhos para o processo educacional. Prometo envolver-me com meus alunos no espaço que existe entre teorizar e viver a prática, porque acredito ser nesse espaço que educadores e educandos se encontram e se transformam mutuamente. Prometo não isolar no gabinete da Administração Escolar, mas dele partir para uma realidade mais abrangente, em que eu possa enxergar o homem no seu contexto social e político e que o meu trabalho na educação tenha um sentido justo, observando sempre os dispositivos legais e éticos da profissão.