AULA 14
Rotina diária: música de entrada, chamada viva e lanche/higiene.
Rodinha: hora do conto.
Iniciar a aula contando a historinha – A gotinha d”água, utilizando os fantoches de palitos confeccionados na aula anterior e após questionar os alunos.
Atividade 1: recontando a historinha.
Materiais: fantoches dos personagens (confeccionado pelos alunos) e cenário.
Cada aluno irá contar sua historinha usando sua criatividade podendo modificá-la.
Janta e higiene
Atividade 2: aplicar as brincadeiras da aula anterior – atividade 3.
1. Transportando água;
2. Quantos copos de água cabem nessa jarra?;
3. Quem enche primeiro?
Brinquedo livre no pátio.
AULA 15
Rotina diária: música de entrada, chamada viva e lanche/higiene.
Rodinha: conversa informal sobre a aula.
Atividades com músicas
• Dança do jornal
Materiais: jornais ou revistas e som.
Distribuir para cada aluno uma folha de jornal, onde eles terão que por elas no chão e posicionar-se em cima delas. Os alunos terão que dançar sobre o jornal e quando a música parar eles terão que trocar de lugar com os colegas (estilo cada macaco no seu galho).
• Dança da laranja
Materiais: bolinhas de plástico (um por dupla), e som.
Dividir os alunos em duplas e entregar uma bolinha para cada. Os alunos terão que dançar em duplas com a bolinha entre as cabeças sem deixá-las cair.
• Dança da cadeira
Materiais: cadeiras e som.
A brincadeira se desenvolve como a brincadeira tradicional.
Volta calma.
• Quem é o fantasma?
Materiais: um lençol.
Posicionar os alunos sentados em círculo e convidar dois alunos, o primeiro para ser o detetive, ele terá que sair por alguns segundos pra fora da sala, o segundo será o fantasma, ele terá que se posicionar no centro do círculo e se cobrir com o lençol. Dado o sinal do professor o detetive entra e toca no fantasma, este terá que fazer barulhos imitando um FANTASMA, onde o detetive terá que descobrir qual colega esta de baixo do lençol.
Janta e higiene.
Hora do vídeo: “Monstros VS Alienígenas”.
Tema: amizade.
AULA 16
Rotina diária: música de entrada, chamada viva e lanche/higiene.
Rodinha: conversa informal sobre a importância da água para uma boa higiene.
Questionar os alunos sobre higiene física:
• O que é higiene?
• No que a água nos auxilia para fazermos uma boa higiene?
• Quais os objetos de higiene?
• Para conservar a saúde, o corpo necessita de certos cuidados. Quais?
Citar:
• Tomar banho diariamente;
• Usar roupas limpas;
• Andar calçados;
• Manter as mãos e unhas limpa;
• Manter as orelhas limpas;
• Lavar as mãos antes das refeições e depois de usar o sanitário;
• Escovar os dentes ao levantar, depois das refeições e ao deitar;
• Cuidar dos cabelos;
• Alimentar-se bem e nas horas certas.
Atividade 1: saco de higiene.
Materiais: um saco escuro com vários objetos de higiene.
Em círculo cada aluno irá por a mão dentro do saco e irá tocar em um dos objetos tentando descobrir qual é sem olhar.
Atividade 2: jogo falta 1.
Materiais: objetos de higiene.
Em círculo o professor irá colocar os objetos no centro, mostrando a todos. Após cada aluno irá se afastar da sala de aula por alguns segundos, e o professor irá retirar um dos objetos. O aluno que se afastou retornará para sala e tentará descobrir qual dos objetos foi retirado.
Atividade 3: brincando de banho.
O professor irá convidar os alunos para tomar banho de brincadeirinha. Ele irá citar as frases e os alunos terão que dramatizá-las.
• Lavar os pés e os dedinhos;
• Lavar as orelhas;
• Lavar o rosto...
Assim sucessivamente o professor irá narrando passo a passo o banho e questionando os alunos para que também citem alguma frase.
Atividade 4: ligar os objetos de higiene aos seus pares. TAREFINHA PARA CASA.
Neste blog será exibido sugestões de atividades para educação infantil e para o ensino fundamental.
segunda-feira, 29 de março de 2010
AULA 14, 15, 16 PROJETO ADAPTAÇÃO
Marcadores:
Projeto Adaptação/ano letivo 2010,
Projetos para edu.inf.
Formada em Pedagogia-ed.infantil, séries iniciais e eja.
Atuo na área da Educação Infantil, na turma do PRÉ-B e Vice-diretora na EMEF FRANCISCO MENDES.
Sou apaixonada pelo que faço!!!
Moro em Cidreira/RS.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Postagens antigas
-
pesquisa retirada da web MATERNAL 2 LINGUAGEM ORAL OBJETIVO 1. Desenvolver na criança o conceito de eu em relação ao seu nome, idade e em re...
-
Plano de aula Rotina: chamada e calendário. Educação física . Conteúdos: movimento do corpo; equilíbrio; manipulação e locomoção. Objetivo...
-
PROJETO: DIA DAS MÃES TEMA: PARABÉNS MAMÃE!!! DURAÇÃO: 2 SEMANAS. JUSTIFICATIVA: O tema Dia das Mães realmente é maravilhoso para se trabalh...
-
Projeto: Páscoa. Duração: 29/03/09 a 09/04/09. Justificativa: A Páscoa é uma data adorada pelas crianças, que esperam ansiosas pelo coelho e...
Link-me 2
Link-Me
Nenhum comentário:
Postar um comentário