segunda-feira, 11 de junho de 2012

PLANO ANUAL PARA PRÉ-B 5 A 6 ANOS.

PLANO ANUAL PARA PRÉ-B 5 A 6 ANOS. PROFESSORA: ALINE PIRES COUTO. Introdução Ter quatro, cinco ou seis anos significa ver e experimentar muitas coisas pela primeira vez: a escrita do próprio nome, descobrir as minhocas debaixo dos vasos, conseguir fazer um "morcego" nas aulas de educação física, dosar a força para quebrar o ovo da receita, construir rios e represas no tanque de areia, surpreender-se com o resultado da mistura de tintas, perseguir os sapos escondidos no bosque, perceber o significado de equipe ao somar os pontos de um jogo, ler a primeira palavra, perder o primeiro dente... e no final do dia, levar uma lembrança de cada atividade impressa no uniforme. Num ambiente acolhedor e seguro a criança vivencia outras formas de relacionamento. Seu mundo expande-se: ela assume outros papéis e encontra novos desafios na convivência entre iguais. Descobre plantas e animais. Experimenta sensações, cores, formas. Em seu universo cultural são acrescentados sabores, melodias, personagens e significados. Justificativa Tendo em vista os diagnósticos realizados, no início do ano, o Plano de Ensino se faz necessário, de forma que cada professor pensará em sua classe, na realidade de seus alunos, levando assim, a criança a tornar-se gradativamente independente e capaz de dirigir suas próprias necessidades básicas, além de colaborar com os semelhantes, auxiliando-os e aprendendo juntos. Objetivo Geral Proporcionar condições para a criança desenvolver seu auto conceito, independência, pensamento crítico, responsabilidade, espírito cooperativo e amizade. Oferecer oportunidade para a criança se desenvolver nos aspectos cognitivos, motor, afetivo, social e na linguagem oral e escrita. 1. Formação Pessoal e Social Com base nos dados levantados na avaliação diagnóstica, no início do ano letivo, priorizarei os seguintes objetivos: que as crianças desenvolvam uma imagem positiva de si mesma, ampliem sua auto confiança e auto-estima, reconheçam suas limitações e possibilidades procurando superá-las, que sejam capazes de valorizar e realizar ações de cooperação e solidariedade, enfrentar conflitos respeitando e compartilhando suas vivências com outras crianças e adultos. 1.1 Conteúdos Conceitos, Fatos e Princípios - Adaptação - Identidade e Autonomia - Identificação - Interação - Nome - Socialização - Cuidados Pessoais - Imagem - Respeito e diversidade Procedimentos - Participar de brincadeiras de escolha; - Compartilhar a história individual da vida de cada um e de seu nome; - Ouvir o outro; - Adquirir habilidades sociais; - Realizar atividades com independência; - Participar de brincadeiras que possibilitem ações valores e regras. - Reconhecer o corpo e suas características; - Identificar e enfrentar situações de conflitos, utilizando recursos pessoais e respeitando os outros; - Vivenciar situações de higiene e boa alimentação. - Participar e interessar-se por situações que envolvem a relação com o outro; - Respeitar as regras simples do convívio social; - Participar de brincadeiras diversas; - Realizar ações de cuidados pessoais com e sem auxílio. Atitudes, Normas e Valores. - Familiarização com professores, colegas e escola; - Reconhecimento e valorização dos espaços da escola; - Valorização de ações de cooperação e solidariedade compartilhando convivências; - Respeito consigo mesmo e com o outro; - Auto-estima; - Organização do tempo; - Imagem positiva de si; - Valorização do diálogo como uma forma de lidar com os conflitos; - Valorização da limpeza e aparência pessoal; - Valorização dos cuidados com os materiais de uso individual e coletivo; - Conhecimento, respeito e utilização de algumas regras elementares de convívio social; - Respeito e valorização da cultura de seu grupo de origem e de outros grupos; - Realizar ações de forma independente. Atividades - Roda da conversa; - Passeio pela escola; - Brincadeira de faz-de-conta, individual e/ou grupo, envolvendo o cotidiano; - Pesquisas; - Rotina; - Cantigas de roda; - Histórias; - Calendário; - Confecção de crachás; - Jogos com o nome; - Uso do espelho; - Jogos e brincadeiras com regras; - Passeio pela escola; - Guardar materiais; - Organizar a sala. 1.2. Ações de Enriquecimento Curricular - Fazer roda da conversa e de combinados; - Elaborar crachás e jogos com o nome dos alunos para reconhecimento e identificação do nome; - Propor a pesquisa da história do nome para ser consciente de sua história; - Proporcionar situações que a criança interaja com as outras respeitando e percebendo seus limites; - Propor atividades em que as crianças relatem e entrem em contato com outras vivências; - Elaborar etiquetas para identificar materiais individuais; - Utilização do espelho para reconhecimento do próprio corpo; - Propor situações em que as crianças compartilhem com os outros suas dúvidas, necessidades e descobertas; - Orientar as crianças quanto à higiene pessoal; - Proporcionar e estimular a capacidade da criança aprender; - Oferecer situações variadas e adequadas para se trabalhar os diferentes conceitos de formação pessoal e social; - Incentivar a livre iniciativa das crianças; - Proporcionar jogos e brincadeiras para o desenvolvimento pessoal das crianças; - Incentivar a participação das crianças nas diversas atividades de rotina; - Sugerir atividades ao grupo, sem deixar de respeitar a maneira de ser de cada criança; - Proporcionar e estimular a capacidade da criança aprender; - Valorizar mais o fazer da criança do que os resultados das atividades propostas. 1.3. Procedimentos de Avaliação A avaliação será contínua durante o processo de aprendizagem e dar-se-á através de registro e observação do grupo. 2. Movimento Com base nos dados levantados na avaliação diagnóstica, no início do ano letivo, priorizarei os seguintes objetivos: que as crianças adquiram expressão própria pelo movimento, que sejam capazes de se organizar no espaço, que ampliem suas possibilidades expressivas utilizando gestos diversos e ritmo corporal, que controlem gradualmente o próprio movimento aperfeiçoando e ajustando suas habilidades motoras em diferentes situações, que experimentem diferentes qualidades e dinâmicas do movimento (força, velocidade, resistência e flexibilidade). 2.1. Conteúdos Conceitos, Fatos e Princípios - Expressividade - Desenvolvimento pessoal - Atividades rítmicas - Equilíbrio e coordenação - Jogos - Brincadeiras Procedimentos - Dominar o próprio corpo; - Expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação; - Apropriar-se progressivamente da imagem global de seu corpo conhecendo e identificando seus elementos; - Desenvolver cada vez mais uma atitude de interesse e cuidado com o próprio corpo; - Improvisar e criar sequências de movimentos; - Comunicar-se através de gestos e movimentos; - Perceber a mudança do ritmo, a resistência do próprio corpo durante a movimentação; - Expressar sensações e ritmos corporais por meio de gestos, posturas e linguagem oral; - Utilizar a motricidade através do lúdico para relacionar-se com o ambiente que está inserido e com as pessoas que o compõem; - Participar em brincadeiras e jogos que envolvam correr, subir, descer, escorregar, dançar, etc; - Conhecer as regras do jogo e brincadeiras, saber inventar outras regras de acordo com o grupo; - Conhecer e controlar o próprio corpo; - Participar de atividades lúdicas e competitivas que envolvam equilíbrio, ritmo e coordenação; - Organizar jogos onde o uso de suas fantasias e interesses pessoais prevaleça; - Discutir jogos coletivos com regras; - Participar de brincadeiras pertencentes a manifestações populares, folclóricas ou de outro tipo presente no cotidiano. Atitudes, Normas e Valores - Desenvolvimento corporal harmônico; - Reconhecimento da capacidade e da possibilidade individual; - Apropriação da cultura corporal; - Percepção do próprio desenvolvimento físico; - Reconhecimento do corpo no seu todo nas suas partes e respectivos movimentos - Liberdade para expressar-se; - Valorização e apreciação das manifestações expressivas; - Interação e respeito com o grupo; - Utilização do próprio corpo como meio de comunicação e expressão; - Criatividade; - Percepção e identificação de diferentes ritmos; - Combinação de movimentos; - Coordenação Psicomotora - Integração com o mundo; - Expressão livre respeitando o espaço e o grupo; - Valorização e respeito às diferenças individuais; - Participação autônoma em atividades de lazer; - Valorização das conquistas pessoais; - Respeito às regras dos jogos, não discriminando os colegas; - Valorização e desenvolvimento da sinceridade, colaboração, confiança e o respeito dentro do grupo; - Valorização das atividades corporais, adotando atitude cooperativa e solidária sem discriminar os colegas pelo desempenho ou por razões físicas, sexuais, sociais e culturais. Atividades - Utilização dos brinquedos do parque; - Escolha livre de brinquedo; - Imitação; - Brincadeiras com bola; - Estátua; - Cordas; - Expressão corporal através do som de música; - Brincadeiras de perseguir, procurar e pegar; - Circuito; - Brincadeiras cantadas; - Brincadeiras de roda; - Mímica; - Fórmulas de escolhas; - Jogos de Faz-de-conta; - Jogos de representações; - Jogos de adivinhas; - Danças; - Jogos de agilidade, destreza e força; - Recreação; - Jogos com brinquedos construídos; - Jogos com adivinhas; - Jogos de atirar; - Atividades rítmicas; - Jogos de correr e pular; - Dança; - Teatro. 2.2. Ações de Enriquecimento Curricular - Proporcionar momentos onde as crianças possam desenvolver os movimentos como: dançar, correr, pular, saltar, brincar, etc. - Sugerir aos alunos situações para valorizarem seus próprios gestos e mímicas. - Propor diversos movimentos corporais expressos em brincadeiras, jogos, atividades esportivas e outras práticas sociais. - Organizar gincanas, circuitos desafiadores, para que haja interação entre os próprios colegas da sala, e as outras crianças de outras salas. - Propor atividades de imaginação e criatividade para as crianças expressarem suas emoções. - Fazer o uso de diferentes jogos de regras para o desenvolvimento das capacidades corporais de equilíbrio e coordenação. - Pesquisar diferentes danças tradicionais brasileiras para selecionar aquela que mais interessa às crianças; - Utilizar atividades lúdicas, especialmente as que valorizem a motricidade infantil; - Propor atividades que favorecem a socialização, o equilíbrio, a coordenação, desafios e construção da auto-estima e autoconfiança. - Desenvolver atividades em que os jogos e as brincadeiras tenham regras simples e complexas; - Trabalhar com jogos e atividades de ocupação de espaço para que as crianças ampliem as possibilidades de se posicionar melhor e de compreender os próprios deslocamentos e movimentos. 2.3. Procedimentos de Avaliação A avaliação será contínua durante o processo de aprendizagem e dar-se-á através de registro e observação do grupo. 3. Música Com base nos dados levantados na avaliação diagnóstica, no início do ano letivo, priorizarei os seguintes objetivos: que as crianças adquiram expressão própria no canto desenvolva a habilidade de ouvir, perceber e discriminar som, ritmo, espaço, tempo e harmonia, desenvolvam o senso rítmico e a acuidade auditiva, percebam e expressem sensações, sentimentos e pensamentos, por meio de improvisações, composições e interpretações musicais. 3.1. Conteúdos Conceitos, Fatos e Princípios. - Apreciação musical - Fazer musical Procedimentos - Ouvir obras de diferentes gêneros musicais, épocas, estilos e culturas; - Participar de jogos e brincadeiras que envolvam danças; - Criar músicas e rimas em jogos cantados; - Escutar atentamente; - Descobrir possibilidades sonoras com todo material acessível; - Expressar-se através da música; - Desenvolver memória musical; - Descobrir vários ritmos musicais existentes nas regiões de todo país (samba, pagode, forró, MPB, etc.); - Participar de jogos e brincadeiras que envolvam danças; - Expressar-se através da música e conhecer diferentes sons; - Apreciar som e silêncio. Atitudes, Normas e Valores - Interesse por vários estilos musicais; - Gosto e atenção em ouvir música; - Escuta atenta; - Criatividade musical; - Expressão própria no canto; - Discriminação de som, ritmo, espaço, tempo, harmonia; - Acuidade auditiva; - Exploração do som e suas qualidades (altura, duração); - Interação e participação no grupo; - Gosto e atenção em ouvir, cantar e criar músicas; - Exploração do som e suas qualidades; - Escuta atenta. Atividades - Cantigas de roda; - Ouvir Clássicos; - Ouvir e dançar com MPB; - Brincar com cantigas folclóricas; - Apreciar o estilo Sertanejo; - Fazer pseudoleitura das letras de música; - Brincar com rimas e cantigas inventadas; - Acompanhamento de canções; - Dramatizações espontâneas; - Danças livres ao som de música; - Canções de folclore; - Brinquedos de roda; - Brinquedos cantados; - Coral; - Criar rimas; - Imitar sons; - Ouvir músicas Gospel - Compor pequenas canções; - Interpretar de canções. 3.2. Ações de Enriquecimento Curricular - Propor roda de música onde a criança tem oportunidade de ensinar música já conhecida ao seu grupo; - Trabalhar músicas de diferentes gêneros; - Criar momentos em que se faça necessário uso de brincadeiras de roda, jogos de diversas épocas; - Oferecer-lhe música que desperte o interesse em ouvir, interagir e movimentar-se com ela ao mesmo tempo. - Trabalhar com danças folclóricas e tradições culturais dos vários povos que fizeram e fazem nossa cultura; - Montar e ensaiar um coral na escola. - Criar projetos de trabalho integrando diversas atividades: aulas de grupo, coral, rodas cantadas, escuta de diversas músicas; - Apresentar repertório musical que abrange música erudita, popular e folclórica de diferentes épocas e culturas. 3.3. Procedimentos de Avaliação A avaliação será contínua durante o processo de aprendizagem e dar-se-á através de registro e observação do grupo. 4. Artes Visuais Com base nos dados levantados na avaliação diagnóstica, no início do ano letivo, priorizaremos os seguintes objetivos: que as crianças estabeleçam relações entre o meio ambiente e as expressões artísticas no que se refere as cores, formas e sensações; que se interessem pelas próprias produções, pelas de outras crianças e pelas diversas obras artísticas; que produzam trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação; que adquiram o domínio de técnicas, instrumentos e procedimentos expressivos; que desenvolvam a habilidade de discriminar cor, forma, dimensão, espaço e harmonia. 4.1. Conteúdos Conceitos, Fatos e Princípios  O fazer artístico - Apreciação - Reflexão - Apreciação Procedimentos - Observar e reproduzir fotos e paisagens; - Criar desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir do seu repertório; - Conhecer e utilizar vários materiais (pincéis, lápis, giz de cera, papéis, tintas, álcool, etc.); - Explorar espaços variados; - Expressar-se livremente; - Desenhar espontaneamente; - Expressar vivências; - Criar desenhos e expressões; - Utilizar os elementos da linguagem das artes visuais ( ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura, etc.); - Dominar técnicas, instrumentos e procedimentos expressivos nas artes; - Reconhecer e expressar-se usando formas geométricas; - Adquirir hábitos de observação, limpeza e ordem; - Interessar-se pelas próprias produções; - Criar desenhos, pinturas, colagens e modelagens a partir de representações artísticas novas; - Representar através de quadros dramáticos ou lúdicos as histórias infantis; - Conhecer diferentes produções artísticas; - Apreciar suas produções e a dos colegas; - Organizar e cuidar do espaço físico da sala; - Criar desenhos, pinturas, colagens e modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das artes visuais ( ponto, linha, forma, espaço, textura, etc.); - Explorar e aprofundar as possibilidades oferecidas pelos materiais necessários para o fazer artístico; - Reconhecer a importância das artes visuais na sociedade e na vida; - Valorizar e apreciar a produção de arte em geral. Atitudes, Normas e Valores - Forma pessoal de expressão; - Criatividade; - Observação e atenção; - Concentração no trabalho; - Valorização da própria produção e da produção dos outros; - Organização e cuidado com materiais; - Cooperação e iniciativa; - Valorização da produção de arte em geral; - Respeito pelas diferenças individuais e habilidades de cada um; - Respeito pelo próprio trabalho e pelos dos outros; - Interesse por apreciar obras de arte presentes na sociedade; - Conhecimento da diversidade de produções; - Apreciação das artes visuais e estabelecimento de correlação com as experiências pessoais; - Respeito e cuidado com os objetos produzidos individualmente e em grupo; - Observação dos elementos constituintes da linguagem visual; - Apreciação e leitura de obras de arte a partir da observação, da narração, discriminação e interpretação de imagens e objetos. Atividades - Desenhar; - Pintar; - Construir com sucata; - Modelar; - Manipulação de diferentes instrumentos de pintura e desenho; - Recortes e colagem; - Desenho de interferência; - Jogos de construção; - Manipulação de diferentes instrumentos de pintura, desenho e modelagem; - Impressão; - Reprodução de desenho; - Desenho de observação; - Desenho de interferência; - Desenhar a partir de uma interferência colocada pre-viamente no papel que pode ser um desenho ou uma colagem de uma parte do corpo humano; - Desenho e pintura com várias técnicas e diferentes suportes; - Apreciação de obras de arte diversas. 4.2. Ações de Enriquecimento Curricular - Oferecer oportunidade para que a criança possa se familiarizar com os materiais e objetos utilizados; - Proporcionar contato, uso e exploração de diferentes materiais; - Criar possibilidades para que as crianças desenvolvam relações entre as apresentações visuais e suas vivências pessoais ou grupais enriquecendo seu conhecimento do mundo; - Intervir na reprodução de desenho, onde o aluno possa avaliar sua forma de expressão; - Trabalhar com as expressões artísticas dentro do conteúdo das demais disciplinas utilizando diferentes materiais e técnicas (desenhos, pinturas, modelagens, maquetes). 4.3. Procedimentos de Avaliação A avaliação será contínua durante o processo de aprendizagem e dar-se-á através de registro e observação do grupo. 5. Linguagem Oral e Escrita 5.1. Conteúdos Conceitos, Fatos e Princípios Linguagem oral - Diálogo - Argumentação Linguagem escrita - Escrita como representação da fala - Organização na escrita do nome - Reescrita a partir de suas hipóteses Procedimentos - Usar a linguagem oral para conversar, brincar, comunicar-se, relatar suas vivências em situações de interação presentes no cotidiano e expor seu ponto de vista; - Conhecer pequenos textos produzi-los oralmente; - Ouvir histórias; - Usar o diálogo para resolver conflitos; - Participar da elaboração das regras do grupo; - Ouvir com atenção; - Pronunciar as palavras com clareza; - Reconhecer o nome; - Usar a linguagem oral para conversar, brincar, comunicar e relatar suas vivências em situações cotidianas; - Conhecer e reproduzir oralmente jogos verbais, como parlendas, adivinhas, poemas e canções; - Ouvir, comentar, reconhecer e recontar histórias; - Defender seu ponto de vista respeitando os demais; - Usar corretamente a língua; - Preparar a fala para uma exposição oral; - Participar em situações cotidianas nas quais se faz uso da escrita; - Saber escrever o próprio nome; - Reconhecer as letras do alfabeto; - Conhecer os diferentes gêneros de textos que circulam no dia-a-dia; - Levantar hipóteses sobre o tema a partir do título; - Compreender o funcionamento comunicativo da escrita (escrever para ser lido); - Interessar-se por escrever palavras e textos ainda que não de forma convencional; - Interpretar, reescrever e produzir pequenos textos oralmente; - Recontar histórias conhecidas com aproximação às características da história original no que se refere à descrição de personagens; - Explorar diferentes tipos de textos; - Interpretar pequenos textos; Atitudes, Normas e Valores - Percepção e reconhecimento da função social da comunicação; - Respeito diante das colocações de outras pessoas tanto no que se refere às idéias quanto ao modo de falar; - Enriquecimento do vocabulário; - Preocupação em ser entendido e entender os outros; - Reconhecimento do próprio nome. - Escrita atenta; - Facilidade de expressão; - Clareza de dicção; - Compreensão dos diferentes tipos de texto: ordens, avisos, comunicações e instruções; - Preocupação em ser entendido e entender os outros; - Valorizar a leitura; - Valorização da escrita como forma de registro; - Manuseio, com cuidado, de livros e materiais escritos; - Gosto pela leitura. - Zelo com os livros e materiais; - Respeito pela produção própria e alheia; - Curiosidade e interesse pela escrita; - Interesse por escrever; - Reconhecimento da função social da escrita; - Não ter medo de colocar suas hipóteses e suposições; - Participação em situações que as crianças leiam, ainda que não o façam de maneira convencional. Atividades - Uso diversificado de vários estilos de textos: Fábulas; Músicas; Parlendas; Texto informativo; Rótulos; Propagandas; Poesias; Receitas; Trava-línguas; - Roda de conversa; - Forca; - Dramatização; - Conto e reconto de histórias; - Leitura do nome; - Jogos com nome; - Memória; - Dominó. - Crachá; - Leitura de Histórias; - Caça-palavras; - Cantinho da leitura; - Palavras-cruzadas; - Bingo de letras e palavras; - Alfabeto Móvel; - Quebra-cabeça. - Recontos de histórias feitas pelos alunos e professora; - Transmissão de recados; - Mímica e gestos; - Leitura do nome; - Produção de pequenos textos; - Palavra cruzada; - Conversas informais e formais (recados, convites, bilhetes, informações); - Entrevistas; - Pesquisas; - Jogos de escrita; - Faz-de-conta (mercadinho, cantinhos, receitas, etc.). 5.2. Ações de Enriquecimento Curricular - Participação na roda de conversa, onde permite que as crianças aprendam a olhar e a ouvir os amigos, trocando experiências; - Proporcionar a hora do conto com leitura compartilhada feito pela professora e pelos alunos; - Criar um clima de segurança, respeito e afeto; - Propor jogos onde se nomeiam letras; - Criar situações em que seja necessário a escrita do nome; - Escutar a criança, dar atenção ao que fala atribuir sentido, reconhecendo que quer dizer algo; - Dar significado a fala da criança; - Ajudar as crianças a explicitarem, para si e para os demais, as relações e associações contidas em suas falas; - Propor a participação das crianças em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da oralidade e da escrita (bilhetes, cartazes, convites, etc.). - Utilizar diferentes textos como os que circulam na vida real; - Propor e elaborar projetos de escrita, como por exemplo, um jornal ou um mural, livros de adivinhas, de instruções de jogos e receitas; 5.3. Procedimentos de Avaliação A avaliação será contínua durante o processo de aprendizagem e dar-se-á através de registro e observação do grupo. 6. Natureza e Sociedade Com base nos dados levantados na avaliação diagnóstica, no início do ano letivo, priorizarei os seguintes objetivos: que as crianças estabeleçam relações entre o modo de vida característica de seu grupo social e de outros grupos; que estabeleçam algumas relações entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem, valorizando sua importância para a preservação das espécies e para a qualidade da vida humana, que se interessem e demonstrem curiosidade pelo mundo social e natural, questionando, propondo soluções, formulando perguntas e confrontando idéias. 6.1. Conteúdos Conceitos, Fatos e Princípios - Esquema corporal - Órgão dos sentidos - Os lugares e as paisagens - Meio Ambiente - Fenômenos da Natureza - Meio de comunicação - Meio de transporte - Tipos de moradia - Modo de ser, viver e trabalhar - Saúde - Plantas - Seres vivos Procedimentos - Ter conhecimento do próprio corpo por meio de uso e da exploração de suas habilidades físicas, motoras e perceptivas; - Utilizar os diversos órgãos dos sentidos e membros do corpo; - Construir conhecimentos através do contato com a natureza; - Perceber que as ideias físicas e naturais não dependem da vontade do homem; - Perceber, compreender e utilizar os elementos que compõem o lugar em que vive; - Reconhecer as modificações feitas pelo homem; - Perceber os cuidados necessários à preservação da vida e do ambiente; - Utilizar normas de higiene para prevenir doenças; - Valorizar atitudes relacionadas à saúde a ao bem estar individual e coletivo; - Estabelecer relações entre os fenômenos da natureza de diferentes regiões (relevo, rios, chuvas, secas, etc.); - Participar de diferentes atividades envolvendo a observação e a pesquisa; - Conhecer as diferentes fontes de informações e meio de transportes através de visitas e registros; - Reconhecer relações de mudanças e permanência dos costumes; - Pesquisar e conhecer os diferentes meios de comunicação da sociedade; - Utilizar normas de higiene para prevenir doenças; - Conhecer a importância de uma boa alimentação para a saúde; - Observar e conhecer os diferentes tipos de plantas; - Identificar os seres vivos; - Conhecer os modos de ser , viver e trabalhar de alguns grupos sociais. Atitudes, Normas e Valores - Respeito e cuidado com o próprio corpo; - Conhecimento do nome de cada parte do corpo, seu uso e utilidade; - Interesse espontâneo em relação a natureza; - Utilização dos conhecimentos obtidos em contato com a natureza; - Observação da paisagem local; - Conservação do meio ambiente e dos espaços individuais e coletivos; - Conscientização sobre a importância de manter seu quintal limpo evitando jogar lixo que poderá juntar larvas do mosquito da dengue; - Observação e compreensão dos fenômenos naturais; - Valorização dos recursos naturais; - Valorização e atitude crítica em relação aos recursos tecnológicos; - Respeito aos diferentes modos de vida de diferentes grupos sociais; - Valorização do patrimônio social, cultural e natural do seu grupo social e interesse por conhecer diferentes formas de expressão cultural; - Valorização evitando atitudes de desrespeito ao meio ambiente e seres vivos; - Leitura e interpretação de registros (livros, desenhos, fotografias, etc.); - Formulação de conclusões e explicações sobre o tema em questão; - Identificação de alguns papéis sociais; - Valorização de atitudes relacionadas à saúde e ao bem estar individual e coletivo. Atividades - Roda de perguntas; - Espelho; - Quadrinhas; - Recorte e colagem; - Interferência; - Pintura; - Histórias; - Pesquisas; - Experiências; - Cartazes informativos ( uso e confecção); - Atividades em grupo e individuais; - Leitura, escrita, desenho e coletas de dados; - Busca e divulgação sobre a Dengue; - Brincadeiras; - Música; - Filmes; - Passeios; - Conversas; - Jogos; - Atividade de observação. 6.2. Ações de Enriquecimento Curricular - Formular perguntas para o desenvolvimento dos conteúdos; - Proporcionar brincadeiras, canções para reflexão do seu próprio corpo; - Fazer o levantamento dos conhecimentos prévios; - Dar espaços para as crianças perguntarem e se possível faze-la descobrir através de pesquisas e experiências a resposta; - Selecionar textos sobre assuntos diversos da área para trabalhar com os alunos; - Oferecer oportunidades para que as crianças possam expor o que sabem sobre a natureza; - Elaborar projetos, pesquisas e situações de observação e reflexão sobre o meio em que vivemos; - Proporcionar atividades que envolvam a observação, a troca de idéias entre as crianças e a pesquisa; - Propiciar o acesso das crianças aos conteúdos inserindo-os nas atividades e no cotidiano da instituição escolar (telefone, computador, quadro de avisos, jornal, meios de transporte dos professores e funcionários, tipos de moradia em volta da escola, etc.); - Fazer o levantamento dos conhecimentos prévios; - Permitir que a criança construa suas hipóteses e confronte-as com o real para refletir sobre os conteúdos; - Promover passeios para observação da diversidade de seres vivos; - Eleger temas que possibilitem o conhecimento de hábitos e costumes socioculturais diversos. 6.3. Procedimentos de Avaliação A avaliação será contínua durante o processo de aprendizagem e dar-se-á através de registro e observação do grupo. 7. Matemática Com base nos dados levantados na avaliação diagnóstica, no início do ano letivo, priorizaremos os seguintes objetivos: que as crianças reconheçam e valorizem os números, as operações numéricas, as contagens orais e as noções espaciais como ferramentas necessárias no seu cotidiano social; que desenvolvam a capacidade de analisar, relacionar, comparar, classificar, ordenar, criar, generalizar, avaliar, observar e explorar o ambiente que a cerca; que sejam cidadãos autônomos, capazes de pensar e tomar decisões; que sejam capazes de comunicar idéias matemáticas, hipóteses e soluções de situações problema utilizando a linguagem oral e a linguagem matemática. 7.1. Conteúdos Conceitos, Fatos e Princípios - Escrita numérica - Seqüência numérica - Número e quantidade - Seriação - Simbolização - Espaço e forma - Grandezas e medidas - Classificação e ordenação - Situação-problema - Cálculo mental Procedimentos - Associar símbolos às quantidades correspondentes; - Agrupar de diferentes maneiras uma mesma quantidade; - Seriar diferentes materiais; - Verbalizar numa série dada, o primeiro, o último, o que vem depois, o que vem antes; - Fazer comparações entre números e quantidades; - Ler, escrever, comparar e ordenar números; - Participar de brincadeiras e jogos onde se faz uso da contagem; - Manipular os elementos do seu ambiente; - Classificar elementos segundo diferentes critérios, como cor , forma, tamanho, etc. - Relacionar tamanhos, formas e medidas; - Resolver situações-problemas; - Observar formas geométricas; - Verbalizar em diferentes situações a seqüência numérica; - Separar e generalizar materiais diversos; - Colecionar materiais de acordo o interesse do grupo; - Analisar e avaliar as suas conquistas; - Seriar, comparar e verbalizar números e quantidades; - Saber tomar decisões a partir dos desafios da rotina diária; - Utilização de noções simples de cálculo mental como ferramenta para resolver problemas e operações; - Comparar as distâncias, medidas e tamanho; - Identificação de números nos diferentes contextos em que se encontram; - Registrar números em diferentes situações; - Manusear cédulas xerocadas em brincadeiras de faz-de-conta; - Ter confiança em suas próprias estratégias; - Comparar receitas (culinária, tintas, etc.); - Comparação de escritas numéricas. Atitudes, Normas e Valores - Observação e conhecimento dos números existentes no ambiente que nos cerca; - Capacidade de identificar e comparar quantidades e números; - Valorização de trocas de experiências a partir de situações reais; - Desenvolvimento de capacidade de relacionar, comparar, classificar e ordenar números; - Desenvolvimento da notação numérica; - Observação do espaço em que vive; - Curiosidade; - Observação e uso dos números em seus diferentes contextos; - Segurança na resolução e formulação de hipóteses em desafios; - Identificação de diferentes materiais sobre o mesmo assunto; - Descrição e representação de pequenos percursos e trajetos; - Compreensão e uso de diferentes instrumentos de medida; - Uso da linguagem matemática; - Exploração e identificação de propriedades geométricas; - Resolução de problemas elaborados pelos alunos e pelos professores; - Análise e avaliação de suas conquistas. Atividades - Observar números que fazem parte de sua vida ( sapato, roupa, casa, etc.); - Bingo e ditado de números; - Trabalho com sequência numérica através de réguas, fitas métricas, trenas, quadro numérico, calendário; - Músicas; - Histórias (valorizando a seqüência dos fatos); - Jornais de mercado; - Jogos de encaixe; - Jogos numéricos; - Uso do calendário; - Pesquisa; - Jogos de Faz-de-conta; - Histórias; - Exploração de numerais em diferentes materiais; - Músicas; - Registro de jogos (posição, pontuação); - Listas; - Modelagem; - Recorte e colagem; - Observar e explorar o ambiente que o cerca; - Manipular os elementos do seu ambiente; - Classificar materiais manipulando e levando em consideração seus atributos; - Brincar com rótulos e embalagens em diversas situações; - Jogos de contagem; - Situações problema envolvendo o cotidiano escolar. - Ditado de números; - Bingo; - Manipular e utilizar blocos e figuras geométricos; - Jogos variados; - Participar do feitiu e registro de receitas. 7.2. Ações de Enriquecimento Curricular - Fazer uso do calendário durante todo o ano letivo; - Despertar a criança para a presença dos números em diferentes contextos; - Propor, no cotidiano, situações problemas envolvendo representações numéricas, em jogos, em atividades onde é necessário dividir a turma ou materiais, votações, chamada, etc.; - Questionar as crianças para que reflitam e formulem hipóteses; - Propor dramatizações de situações-problema; - Realizar trabalhos com formas geométricas por meio de observação do ambiente, de obras de arte e artesanato; - Utilização dos números durante as atividades seqüenciadas; - Fazer uso de contagem através da tabela numérica; - Propor momentos com oficinas de jogos; - Dar oportunidade aos alunos de observar tudo que os rodeia, comparando, analisando, classificando, ordenando, contando, medindo, etc. - Organizar atividades diversas, como jogos, brinquedos, modelagem, manuseio de diferentes materiais, onde as crianças vão adquirindo os conhecimentos matemáticos. - Propor situações em que as crianças coloquem em prova os conhecimentos construídos durante o ano; - Aproveitar situações reais para propor novos desafios; - Elaborar situações didáticas para que todos possam aprender e progredir em suas aprendizagens. 7.3. Procedimentos de Avaliação A avaliação será contínua durante o processo de aprendizagem e dar-se-á através de registro e observação do grupo. ROTINA DA PRÉ-ESCOLA • A rotina da pré-escola  Rotina diária: 8h entrada  8:15 café / higiene  8;30 atividades na sala  9:30 jogos ou brinquedos livre na sala  10:30 recreio  11;30 almoço / higiene  12h saída • Rotina semanal  Segunda-feira: biblioteca  Terça-feira: sala de jogos  Quarta-feira: educação física  Quinta-feira:  Sexta-feira: vídeo. Datas Comemorativas: 1. Carnaval. 2. Páscoa. 3. Dia do circo. 4. Dia Nacional do Livro Infantil. 5. Dia do Índio. 6. Dia do Trabalho 7. Dia das Mães. 8. São João. 9. Dia dos Pais. 10. Dia do Soldado. 11. Folclore. 12. Independência. 13. Dia da Árvore. 14. Primavera. 15. Semana do Trânsito. 16. Dia das Crianças. 17. Proclamação da República. 18. Natal e outros. PROJETOS A SEREM ELABORADOS DURANTE O ANO DE 2012* Fevereiro Sondagem – 27/02 a 02/03 Março Escola/poesia – 05 a 16/03 CIRCO – 12 A 16/03 Higiene – 19 a 30/03 Abril Páscoa – 02 a 05/04 Livro/índio 09 a 27/04 Maio Mães/semana do município – 02 a 12/05 Cinco sentidos – 14 a 01/06 Junho Meio ambiente – 04 a 15/06 Festa junina – 18 a 30/06 Julho Família – 02 a 18/07 Agosto Pai – 30/07 a 11/08 Folclore - 13 a 24/08 7 de setembro - 27/08 a 06/09 Setembro Primavera – 03 a 19/09 Outubro Criança – 01 a 11/10 Mundo da Imaginação – 23 a 31/10 Novembro Mostra de trabalhos 30/11 Dezembro Oba curti e aprendi *sujeito a mudanças pelo professor e poderão ser acrescentados outros temas conforme a necessidade da turma. FESTAS DURANTE O ANO: Festa do circo - 09 E 16/03 Páscoa – 05/04 Mãe – 11/05 Festa junina – 30/06 Pai – Festa da primavera – 22/09 Dia das crianças – 06/10 Natal – 21/12 PASSEIOS DURANTE O ANO: 15/06 – Jardim Botânico. 11/10 – Zoológico 26/10 cinema. 08/12 – Acqua Lokos.

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Prometo:

Prometo valer-me do conhecimento que me foi dado como instrumento de mudança e construção de um mundo onde o homem possa realizar-se com liberdade. Prometo, no exercício de minha profissão, enfrentar os desafios que a educação me propõe, com criatividade, perseverança e competência, buscando novos caminhos para o processo educacional. Prometo envolver-me com meus alunos no espaço que existe entre teorizar e viver a prática, porque acredito ser nesse espaço que educadores e educandos se encontram e se transformam mutuamente. Prometo não isolar no gabinete da Administração Escolar, mas dele partir para uma realidade mais abrangente, em que eu possa enxergar o homem no seu contexto social e político e que o meu trabalho na educação tenha um sentido justo, observando sempre os dispositivos legais e éticos da profissão.