Neste blog será exibido sugestões de atividades para educação infantil e para o ensino fundamental.
segunda-feira, 11 de junho de 2012
projeto dia das mães 2012
Projeto: Dia das Mães / 2012
Clientela atingir: alunos de 04 meses a 06 anos de idade
Duração: 02 a 12 de maio.
Turno: Manhã e tarde.
Justificativa: Mãe amiga, mãe companheira, mãe que protege, mãe que acolhe... Mãe que tudo faz para que seu filho tenha sempre o melhor!!!
Uma figura tão especial e ao mesmo tempo com características tão comuns... Um valor imensurável, doação constante... Uma mãe branca, uma mãe negra... Uma mãe jovem, uma mãe idosa...
Como é importante a figura dessa pessoa no dia-a-dia de uma criança!!! Como faz a diferença na formação do caráter de um ser humano conviver com a presença de uma mãe!!!...
Chamamos de figura, porque no atual contexto social em que vivemos a figura de mãe é absorvida por várias pessoas em situações diferentes... Quando uma mulher concebe uma criança e a acompanha por toda sua vida, ela é a mãe biológica. Num mesmo instante em outro lugar uma avó se depara com seu neto, sozinho, perdido no mundo... Ela o acolhe , educa, dá amor, carinho... Trata como um verdadeiro filho, ele passa a chamá-la de minha mãe avó... Podemos também falar de pais, que muitas vezes sozinhos educam seus filhos, sendo ao mesmo tempo pai e mãe...
E, é com essa sequência de diversificações da figura da mãe que a escola tem que se preocupar, pois sabemos que entre nossos alunos existem diversos contextos familiares e sabemos também, que entre esses variados contextos, seja uma mãe biológica, uma mãe avó, uma mãe tia, uma mãe madrasta, um pai que faz o papel de mãe, o importante para uma criança, um jovem ou um adolescente é sentir-se seguro na proteção de sua família...
E é baseado nesse contexto que surge o projeto do dia das mães, que traz como tema:
Objetivo geral: O Projeto de Dia das Mães traz como objetivo geral uma contribuição para a formação humana, proporcionando momentos de reflexão sobre a valorização da vida em família.
Objetivos específicos:
• Reconhecer e privilegiar as datas comemorativas;
• Reconhecer a importância da mãe na família;
• Proporcionar momentos de reflexão sobre os diversos contextos familiares;
• Resgatar os valores que as famílias estão perdendo (respeito, amor, partilha...);
• Valorizar a pessoa humana;
• Valorizar o trabalho da mãe (às vezes dupla jornada de trabalho);
• Conhecer os tipos de profissões;
• Conhecer direitos e deveres dos membros da família, em especial das mães;
• Proporcionar condições para que os alunos tenham um pouco de conhecimento sobre a cidade em que vivem;
• Conhecer e prestigiar nosso município;
• Conhecer os pontos turísticos do Município de Cidreira;
• Ilustrar o ponto turístico que mais chamou atenção;
• Promover e estimular a linguagem oral;
• Enriquecer e ampliar o vocabulário;
• Estimular a imaginação, a criatividade e a dramatização;
• Praticar a coordenação motora fina e ampla;
• Desenvolver a leitura através da visualização de figuras;
• Relacionar os números com a quantidade;
• Desenvolver e estimular a expressão corporal.
Conteúdo:
• Data comemorativa: dia das Mães, dia do Trabalho, Emancipação do Município.
• Eu e família;
• Nosso município (Cidreira);
• Pontos turísticos do município de Cidreira;
• Profissões;
• Linguagem oral;
• Criatividade, imaginação e dramatização.
• Motricidade fina e ampla;
• Expressões gráficas: desenho, pintura, traçado e pontilhado;
• Artes plásticas: pintura, modelagem, recorte e colagem com material diverso, desenho livre e dirigido;
• Expressão corporal;
• Número e quantidade (1 a 5);
• Música e ritmo.
Metodologia:
• Pesquisa extraclasse;
• Conversa informal diálogo e questionamento oral através das historinhas, cartaz, figuras e relatos sobre o assunto;
• Músicas relacionadas ao tema;
• Atividades com grafismo, colagem, recortes e pinturas;
• História em sequência;
• Jogo das profissões;
• Dado ilustrado;
• Ornamentação de murais com fotos das mães e filhos;
• Confecção de lembranças e cartões;
• Foto da mamãe: mural;
• Debate e relatos sobre o bairro onde cada aluno mora;
• Visita aos pontos turísticos;
• Ilustração dos pontos turísticos;
• Homenagem às mães – apresentação do teatrinho O CASAMENTO DA DONA BARATINHA.
Culminância: homenagem as Mães.
Avaliação: A avaliação será realizada por meio da observação docente e levará em consideração a participação, o interesse e a ampliação do conhecimento dos alunos durante todo o processo de desenvolvimento do projeto.
SE AS COISAS FOSSEM MÃES
[…] Se uma fada fosse mãe, seria mãe da alegria
Toda mãe é um pouco fada…
Minha mãe fada seria.
Se a bruxa fosse mãe, seria uma mãe gozada;
Seria a mãe das vassouras, da família vassourada […]
Se a mesa fosse mãe, as filhas, as cadeiras,
Sentariam comportadas, teriam boas maneiras.
Cada mãe é diferente. Mãe verdadeira ou postiça,
Mãe vovó ou mãe titia, Maria, Filó, Francisca,
Gertrudes, Malvina, Alice […]
ORTHOF, Sílvia. Se as coisas fossem mães. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 12.ed. 1984.
Formada em Pedagogia-ed.infantil, séries iniciais e eja.
Atuo na área da Educação Infantil, na turma do PRÉ-B e Vice-diretora na EMEF FRANCISCO MENDES.
Sou apaixonada pelo que faço!!!
Moro em Cidreira/RS.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Postagens antigas
-
pesquisa retirada da web MATERNAL 2 LINGUAGEM ORAL OBJETIVO 1. Desenvolver na criança o conceito de eu em relação ao seu nome, idade e em re...
-
Plano de aula Rotina: chamada e calendário. Educação física . Conteúdos: movimento do corpo; equilíbrio; manipulação e locomoção. Objetivo...
-
PROJETO: DIA DAS MÃES TEMA: PARABÉNS MAMÃE!!! DURAÇÃO: 2 SEMANAS. JUSTIFICATIVA: O tema Dia das Mães realmente é maravilhoso para se trabalh...
-
Projeto: Páscoa. Duração: 29/03/09 a 09/04/09. Justificativa: A Páscoa é uma data adorada pelas crianças, que esperam ansiosas pelo coelho e...
Link-me 2
Link-Me
Nenhum comentário:
Postar um comentário