segunda-feira, 6 de abril de 2009

PROJETO PÁSCOA

Projeto: Páscoa.

Duração: 29/03/09 a 09/04/09.

Justificativa: A Páscoa é uma data adorada pelas crianças, que esperam ansiosas pelo coelho e os ovos de chocolate.
Para que tudo tenha um sentido, realizo o projeto de uma páscoa cheia de símbolos, histórias, brincadeiras, arte e culinária.

Objetivo geral: Contribuir para que os alunos possam ampliar os conhecimentos acerca do significado da “Páscoa”.

Objetivos específicos:
· Conhecer o significado de “Páscoa”;
· Destacar os símbolos da Páscoa e o conceito de cada um;
· Vivenciar, valorizar e respeitar o verdadeiro sentido da Páscoa em sua vida;
· Estimular a imaginação e a dramatização das crianças;
· Promover e estimular a linguagem oral;
· Desenvolver atenção e coordenação motora fina e ampla;
· Recordar as cores através de jogos e brincadeiras;
· Relacionar os números com a quantidade.

Conteúdos:
Data comemorativa: Páscoa;
Afetividade e solidariedade;
· Motricidade fina e ampla;
· Expressão corporal;
· Expressões gráficas: desenho, pintura, alinhavo, montagem;
· Noções de cores – azul, amarelo e vermelho;
· Noção e visualização de quantidades - do número 1 ao número 3;
· Seriação;
· Historinhas;

Criatividade e dramatização.
Música e ritmo.

Metodologia:
Conversa informal diálogo e questionamento oral através de cartaz, figuras e relatos sobre o assunto;
Visualização dos símbolos da Páscoa através de fichas;
Músicas dramatizadas relacionada à Páscoa: Coelhinho da Páscoa, O coelhinho, A história da cabana, Coelhinho bossa nova.
Confecções de máscaras, cestinha, dedoches;
Confecção de um mural sobre a Páscoa;
· Grafismo – levar o coelho a sua toca, levar o coelho a sua cenoura;
· Alinhavo, colagem, pintura com tintas;
· História em seqüência;
· Quebra cabeça do coelho;
Historinhas: “O coelho que não era da Páscoa”,
Jogos com figuras e da memória;
· Atividades de rua: corrida do nariz, caça aos ovos, Hop... Hop... Coelhinho, coelho sai da toca, onde estão os ovinhos, O coelho da Páscoa disse... , Ovo choco;
· Pintura facial;
· A procura do ninho.

Culminância: pintura facial e a procura dos ninhos, que estarão espalhados pelo pátio.


Avaliação: Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.


1 comentários:

Rita de Cassía on 4 de abril de 2014 03:25 disse...


Você esta de parabéns, seu blog é muito fofo, e ja estou seguindo, veja o meu e minhas atividades se quiser utilizar algo fique a vontade.


Português para a páscoa

Matemática para a pascoa

Atividades para a páscoa

Desenhos para colorir páscoa




Lembrancinhas páscoa imprimir

Enfeites de páscoa

Decoração de páscoa




Cartão de páscoa para imprimir

Modelo cartão de pascoa



Mascaras para páscoa

Mascaras de coelinho

Mascaras de orelha de coelho

Postar um comentário

COMPARTILHAR

Postagens antigas

Ocorreu um erro neste gadget

Link-me 2

Link-Me


Em qual área da educação que você trabalha?

Prometo:

Prometo valer-me do conhecimento que me foi dado como instrumento de mudança e construção de um mundo onde o homem possa realizar-se com liberdade. Prometo, no exercício de minha profissão, enfrentar os desafios que a educação me propõe, com criatividade, perseverança e competência, buscando novos caminhos para o processo educacional. Prometo envolver-me com meus alunos no espaço que existe entre teorizar e viver a prática, porque acredito ser nesse espaço que educadores e educandos se encontram e se transformam mutuamente. Prometo não isolar no gabinete da Administração Escolar, mas dele partir para uma realidade mais abrangente, em que eu possa enxergar o homem no seu contexto social e político e que o meu trabalho na educação tenha um sentido justo, observando sempre os dispositivos legais e éticos da profissão.

 

Cantinho das Sugestões. Copyright © 2009 Cookiez is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template