quinta-feira, 1 de abril de 2010

AULA 3 E 4 DO PROJETOS PASCOA/2010

AULA 3
Rotina diária: música de entrada, chamada viva e lanche/higiene.

Rodinha: explicar aos alunos como funcionará o passeio na E.M.E.F. Francisco Mendes.
Que iremos passar uma tarde divertida, com muitas brincadeiras e músicas, e no final iremos fazer um amigo doce onde eles entregarão os pirulitos de chocolates que fizeram na aula anterior.

Atividade 1: confecção de cartão de Páscoa.
Materiais: cartãozinhos e muc.
Distribuir para cada aluno um cartão onde ele irá colorir e fazer um desenho. Este cartão será entregue junto com a lembrancinha do amigo doce.


INTEGRAÇÃO COM A TURMA DO PRÉ-A COM O PRÉ-B DA E.M.E.F. FRANCISCO MENDES.
Brincadeiras/Dinâmicas: que serão realizadas.

Chicotinho queimado com ovos!
Material: Mini ovos de tnt (no mínimo 1 por criança)
Objetivo: Realizar trabalho em equipe. Compreender o jogo competitivo. Trabalhar a agilidade.
Jogando:
Dividir as crianças em duas ou mais equipes.
Esconder os mini ovos em diversos locais.
Informar às crianças se estão perto ou longe dos ovos.
Quente: perto
Frio: longe.
Os ovos encontrados serão colocados em cestas. A equipe que recolher mais ovos será a vencedora.

Corrida da colher com ovos.
Material: Ovos cozido (2 ovos por equipe), colher (1 por equipe), cones (1 por equipe), cestos (1 por equipe) giz.
Objetivo: Executar habilidades motoras fundamentais de locomoção e estabilização. Realizar trabalho em equipe. Compreender o jogo competitivo.
Jogando:
Dividir as crianças em duas ou mais equipes arrumadas em colunas.
Marcar a linha de saída com giz. Colocar na extremidade oposta os cones.
As colunas devem ficar atrás da linha. A criança que estiver na frente deverá pegar um ovo na cesta, colocar na colher e conduzir, o mais rápido possível até dar a volta pelo cone e retornar para sua equipe, entregando a colher para o próximo da coluna. E assim sucessivamente. A equipe que terminar primeiro será vencedora.


O coelho mandou!
Material: orelha de coelho.
Objetivo: Desenvolver a criatividade, executar movimentos.
Jogando:
Em círculo e um aluno no centro será o coelho este usará as orelhas e terá o objetivo de mandar o restante executar 3 movimentos com o corpo. Após escolherá outro do grupo para ser o coelho.

COELHINHO SAI DA TOCA!
Material: arcos (bambolês)
Objetivo: Executar habilidade motora fundamental de locomoção, melhorar o tempo de reação.
Jogando:
Distribua os arcos pelo chão.
Cada criança deverá ficar dentro de um arco.
Ao sinal do professor: "Coelhinho sai da toca", as crianças, digo os coelhos, devem trocar de toca.
A cada rodada retirar um arco.


JOGO DA MEMÓRIA DA PÁSCOA:
Material: Cartões com desenho de ovos de páscoa e de coelhinhos, cortados ao meio.
Objetivo: Executar habilidade motora fundamental de locomoção, treinar memorização.
Jogando:
Espalhar uma das metades dos cartões por diversos lugares.
Acomodar todas as crianças sentadas lado a lado e entregar a outra metade dos cartões para elas, um para cada criança.
Os cartões deverão ficar virados com o desenho para baixo até que seja dado o sinal.
Todos irão olhar o cartão ao mesmo tempo e em seguida procurar pela outra metade.

QUEM É O COELHO?
Material: um lençol.
Objetivo: Desenvolver a atenção e a audição.
Jogando:
Em círculo e sentados, um aluno se afasta e outro se posiciona no centro do círculo representando o coelho. Este aluno se cobrirá com o lençol. O aluno que se afastou retorna e toca no aluno coberto que terá que cantar: “Eu sou, eu sou, eu sou o coelho da Páscoa”. E o aluno terá que descobrir quem é o coelho! A brincadeira continua até todos participarem.

CORRIDA DO COELHO!
Materiais: 2 ovinhos de tnt.
Objetivo: trabalhar a agilidade.
Jogando:
Dividir a turma em duas equipes e demarcar um lugar de saída e um de chegada. Dado o sinal do professor os primeiros da coluna terão que correr até o lugar determinado, pegar o ovo e retornar para sua equipe entregando o ovo para o próximo da fila. Este terá que levar o ovo até o lugar novamente e retornar para que o próximo inicie. Assim sucessivamente.



CORRIDA DE NARIZ!
Preparação: Divide-se o grupo em times que contenham quatro a cinco crianças cada um. Colocam-se as crianças de cada time em fileira atrás de uma linha de partida. Na frente de cada time deverá haver uma bolinha de papel, representando ovinhos, para cada criança e distante cerca de 4m um círculo de giz de cerca de 50 cm de diâmetro.
Desenrolar: Iniciando o jogo o primeiro aluno de cada fileira sai e deverá mover um dos ovinhos até o interior do círculo tocando-o com o nariz. Vence a equipe que terminar primeiro com todos os seus ovinhos no interior do círculo.
Hop... Hop... COELHINHO!
Preparação: As crianças ficam em círculo e um dos jogadores é escolhido para iniciar o jogo.
Desenrolar: O jogador escolhido andará em volta do círculo batendo nas costa de cada um dos seus componentes dizendo a cada batida a palavra "Hop". Irá prosseguindo assim até que escolherá um jogador e quando bater nas suas costas ele dirá a palavra "coelhinho". Neste momento ele sai correndo e o jogador escolhido sai correndo atrás dele. O primeiro jogador estará a salvo se conseguir alcançar o lugar ocupado pelo seu perseguidor antes que este bata nas suas costas dizendo a palavra "Hop”. Se isto acontecer o perseguidor começará novamente o jogo girando em torno do círculo e batendo nas costas de cada elemento dizendo a palavra "Hop". Caso o perseguidor consiga "pegar" o outro ele voltará ao seu lugar e a criança "pega" repetirá novamente as ações para nova rodada do jogo...

DANÇA E RÍTMO!
Materiais: CDs e som.
Objetivo: dançar e executar ritmos; integrar-se socialmente.
Os alunos terão que dançar em duplas, em roda e livremente, executando movimentos, ou dramatizando a música.

Coelhinho Bossa Nova

Eu sou coelhinho Bossa Nova
Vou contar para vocês
Prá cenoura não dou bola
Eu só tomo Coca-Cola
Coelhinho Bossa Nova
É uma brasa, mora
Chorar por uma cenourinha nha – nha
Foi no tempo da vovó
Prá cenoura não dou bola
Eu só tomo Coca-Cola
Coelhinho Bossa Nova
É uma brasa, mora.
- Coelhinho da Páscoa


Coelhinhos da páscoa.

Coelhinho da Páscoa, que trazes pra mim?
Um ovo, dois ovos, três ovos assim!
Um ovo, dois ovos, três ovos assim!

Coelhinho da Páscoa, que cor eles têm?
Azul, amarelo e vermelho também!
Azul, amarelo e vermelho também!

Coelhinho da Páscoa, com quem vais dançar?
Com esta menina que sabe cantar!
Com esta menina que sabe cantar!

Coelhinho maroto, porque vais fugir?
Em todas as casas eu tenho que ir!
Em todas as casas eu tenho que ir!
Olga Bhering Pohlmann




AMIGO DOCE!
Material: lembrancinhas feitas pelos alunos, dois saquinho com os nomes.
Cada turma irá se posicionar em uma fileira e sentados no chão. Os dois professores sortearão os nomes dos alunos que trocarão as lembrancinhas entre si. Assim sucessivamente até todos trocarem.

RETORNO PARA ESCOLA!
Os alunos retornarão para escola e lá dialogarão com o professor sobre a experiência, que tiveram com outra turma de outra escola.

Ensaio da apresentação: ensaiar a música – Coelhinhos pintadinho.

AULA 4
Rotina diária: música de entrada, chamada viva e lanche/higiene.

Rodinha: conversa informal sobre como será realizada a festa de Páscoa, apresentação.
Ensaio da apresentação: ensaiar a música – Coelhinhos pintadinho.

Organização para festa:
• Colocar as fantasias de coelhos e orelhas;
• Pintura facial;
• Ensaio com as roupas.

Hora da festa de páscoa!!!
Vai ter muitas coisas boas para comer, brincadeiras, danças e entregas de cestas de Páscoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens antigas

Link-me 2

Link-Me


Prometo:

Prometo valer-me do conhecimento que me foi dado como instrumento de mudança e construção de um mundo onde o homem possa realizar-se com liberdade. Prometo, no exercício de minha profissão, enfrentar os desafios que a educação me propõe, com criatividade, perseverança e competência, buscando novos caminhos para o processo educacional. Prometo envolver-me com meus alunos no espaço que existe entre teorizar e viver a prática, porque acredito ser nesse espaço que educadores e educandos se encontram e se transformam mutuamente. Prometo não isolar no gabinete da Administração Escolar, mas dele partir para uma realidade mais abrangente, em que eu possa enxergar o homem no seu contexto social e político e que o meu trabalho na educação tenha um sentido justo, observando sempre os dispositivos legais e éticos da profissão.