terça-feira, 27 de abril de 2010

4ª aula do projeto índio

Culminância do Projeto Índios.

Rotina: música de entrada, chamada viva e lanche/higiene.

Rodinha: conversa informal sobre a culminância do projeto; relembrar em forma de questionamento sobre a história dos índios e do descobrimento do Brasil.

Atividade 1: cocar de índio.

Materiais: folhas com a ilustração de um cocar e muc.

Colorir e recortar.


JANTA / HIGIENE.

Atividade 2: jogo da memória.

Materiais: cartela com o jogo da memória do dia do índio.

Brincadeiras de índio

  • O Cacique mandou.

Material: um cocar.

Em círculo e um aluno no centro que será o cacique, este terá que mandar o restante executar movimentos com o corpo e todos terão que fazer. Após o cacique escolherá alguém para tomar seu lugar.

  • Cada índio na sua oca.

Matérias: rádio e cd com musicas de índio.

Pedir que os alunos formem grupos de três, onde dois deles darão as mãos fazendo uma oca e o terceiro se posicionará no centro (dentro da oca). Ao som de uma música, os alunos que estão dentro das ocas e os que ficarem fora dela, terão que dançar, e ao parar a música terão que trocar de ocas sendo que os que estarão fora tentarão entrar. Depois de certo tempo mudar a posição dos alunos.

  • Pintura facial.

Materiais: tintas e pinceis.

Pintar de índio o rosto dos alunos.

  • Dança de índio.

Materiais: rádio e cd com músicas de índio.

Com o rosto pintado e cocar na cabeça dançar em duplas, livremente e em grupos com auxílio do professor na execução de movimentos.

Entrega dos materiais confeccionado pelos alunos durante o projeto.

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Prometo:

Prometo valer-me do conhecimento que me foi dado como instrumento de mudança e construção de um mundo onde o homem possa realizar-se com liberdade. Prometo, no exercício de minha profissão, enfrentar os desafios que a educação me propõe, com criatividade, perseverança e competência, buscando novos caminhos para o processo educacional. Prometo envolver-me com meus alunos no espaço que existe entre teorizar e viver a prática, porque acredito ser nesse espaço que educadores e educandos se encontram e se transformam mutuamente. Prometo não isolar no gabinete da Administração Escolar, mas dele partir para uma realidade mais abrangente, em que eu possa enxergar o homem no seu contexto social e político e que o meu trabalho na educação tenha um sentido justo, observando sempre os dispositivos legais e éticos da profissão.