segunda-feira, 19 de abril de 2010

1ª AULA DO PROJETO ÍNDIOS / 2010

Rotina: música de entrada, chamada viva e lanche/higiene.

Rodinha: apresentação do projeto Índio.
Conversa informal, sobre os índios, usos e costumes.
Material: álbum ilustrado.
Contar a história dos índios através do álbum ilustrado e após recontar a história dos índios montando uma maquete (onde o chão é o mapa do Brasil).

ALBUM ILUSTRADO:








MAQUETE - fiz para contar a história dos índios:no momento que contava a história ia montando a maquete.


Molde do mapa que usei para fazer a maquete:









Atividade 1: INDIOS: OS PRIMEIROS HABITANTES DO BRASIL.
Materiais: Mapa Mundi, folha com o desenho do mapa do Brasil, folhas com desenhos de indiozinhos e muc.
Mostrar aos alunos a localização do BRASIL no mapa Mundi. Após distribuir as folhas, onde eles terão que colorir, recortar e colar os indiozinhos dentro do mapa do Brasil. Montar um mural para expor na escola.


JANTA / HIGIENE.

Atividade 2: O cacique mandou.
Material: um cocar.
Em círculo e um aluno no centro com o cocar na cabeça será o Cacique, ele terá que mandar o restante da tribo executar algo (mesmo que o chefinho mandou) e todos terão que fazer após é escolhido outro aluno para ser o Cacique, assim sucessivamente até todos participarem.

Tarefinha de casa: ligar o índio em seus costumes

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Prometo:

Prometo valer-me do conhecimento que me foi dado como instrumento de mudança e construção de um mundo onde o homem possa realizar-se com liberdade. Prometo, no exercício de minha profissão, enfrentar os desafios que a educação me propõe, com criatividade, perseverança e competência, buscando novos caminhos para o processo educacional. Prometo envolver-me com meus alunos no espaço que existe entre teorizar e viver a prática, porque acredito ser nesse espaço que educadores e educandos se encontram e se transformam mutuamente. Prometo não isolar no gabinete da Administração Escolar, mas dele partir para uma realidade mais abrangente, em que eu possa enxergar o homem no seu contexto social e político e que o meu trabalho na educação tenha um sentido justo, observando sempre os dispositivos legais e éticos da profissão.