sexta-feira, 17 de abril de 2009

PROJETO: O ÍNDIO EM NOSSOS LIVRINHOS.

Projeto: O índio em nossos livrinhos.

Duração: 13 a 18 de abril.

Justificativa: Sendo comemorado no dia 18 de abril, o dia Nacional do livro infantil, será através deste que desenvolverei o projeto “O índio em nossos livrinhos”, aproveitando este para trabalhar o dia do índio, relatando a importância, a valorização da cultura e a preservação dos povos indígenas.

Objetivo geral: desenvolver e sensibilizar os alunos sobre a importância dos livros e da história dos índios, seus usos, costumes e hábitos alimentares através da confecção de um livrinho.


Objetivos específicos:
Conhecer e refletir sobre a história dos índios, usos e costumes;
Conhecer e valorizar livros infantis;
Estabelecer e preservar o canto da biblioteca na sala de aula;
· Promover e estimular a linguagem oral;
· Desenvolver atenção e coordenação motora fina e ampla;
Interpretar e relacionar figuras relacionadas ao índio;
Estimular a imaginação, a criatividade e a dramatização;
Desenvolver a leitura através da visualização de figuras.


Conteúdo:
Data comemorativa – dia do livro e do índio;
· Motricidade fina e ampla;
· Expressões gráficas: desenho, pintura, montagem;
· Expressão corporal;
· Noção de quantidade;
· Seriação;
· Historinhas;
Criatividade, imaginação e dramatização.
Música e ritmo.


Metodologia:
Conversa informal sobre os índios, seus usos e costumes;
Visualização de imagens e vídeo no DVD relacionadas a os índios;
Músicas: Indiozinhos e Brincar de Índio;
Historinhas e dramatizações: A sopa dos dez indiozinhos, A lenda da mandioca;
Jogos: dominó do índio, quebra-cabeça;
Confecção do livrinho dos índios;
Painel da biblioteca com bolsos para por livros infantis;
Confecção do cartaz ilustrado da música “os indiozinhos”;
Confecção de cocar e bracelete de macarrão,
Dramatização da música: os indiozinhos;
Pintura facial;
Grafismo, colagem e pintura.

Culminância: entrega dos livrinhos e acessórios dos índios confeccionados pelos alunos.


Avaliação: Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.

Um comentário:

  1. Eu vi aqui neste site um vídeo dos Indiozinhos , gostei muito. poderiam me enviar pro meu E-mail medianholanda@hotmail.com, desde já agradeço.

    ResponderExcluir

Postagens antigas

Link-me 2

Link-Me


Prometo:

Prometo valer-me do conhecimento que me foi dado como instrumento de mudança e construção de um mundo onde o homem possa realizar-se com liberdade. Prometo, no exercício de minha profissão, enfrentar os desafios que a educação me propõe, com criatividade, perseverança e competência, buscando novos caminhos para o processo educacional. Prometo envolver-me com meus alunos no espaço que existe entre teorizar e viver a prática, porque acredito ser nesse espaço que educadores e educandos se encontram e se transformam mutuamente. Prometo não isolar no gabinete da Administração Escolar, mas dele partir para uma realidade mais abrangente, em que eu possa enxergar o homem no seu contexto social e político e que o meu trabalho na educação tenha um sentido justo, observando sempre os dispositivos legais e éticos da profissão.