segunda-feira, 11 de junho de 2012

Projeto: As profissões.

Projeto: As profissões. Tema: O que quero ser quando crescer. Clientela atingir: alunos de 05 a 06 anos de idade Duração: 16 a 31 de maio. Turno: Manhã. Justificativa: O tema Profissões busca propor discussões que valorizem os diferentes tipos de trabalho como forma de expressão cultural. Com esses pressupostos a serem estudados a criança passará a conhecer o perfil do profissional no mercado de trabalho atual, as diversidades de profissões e suas contribuições na sociedade, favorecendo a construção da identidade pessoal com novas perspectivas e projetos de vida. Objetivo geral: Proporcionar às crianças conhecerem a diversidade das profissões e valorizá-las nos diferentes espaços e épocas, despertando o interesse por uma melhor qualidade de vida, através da escolha consciente da profissão. Objetivos específicos: • Conhecer e identificar as profissões; • Identificar as profissões e seus devidos profissionais; • Conscientizar os alunos sobre a valorização e respeito entre os profissionais humildes; • Identificar as vogais; • Reconhecer o nome e escrita da mesma; • Identificar e escrever os números até 5; • Promover e estimular a linguagem oral; • Enriquecer e ampliar o vocabulário; • Estimular a imaginação, a criatividade e a dramatização; • Praticar a coordenação motora fina e ampla; • Desenvolver a leitura através da visualização de figuras; • Relacionar os números com a quantidade; • Desenvolver e estimular a expressão corporal. Conteúdo: • As profissões; • As vogais; • Nome; • Os números 0 a 5; • Linguagem oral; • Criatividade, imaginação e dramatização. • Motricidade fina e ampla; • Expressões gráficas: desenho, pintura, traçado e pontilhado; • Artes plásticas: pintura, recorte e colagem com material diverso, desenho livre e dirigido; • Expressão corporal; • Música e ritmo. Metodologia: • Conversa informal sobre profissões; • Grafismo; • Colagem, recortes, traçados e pintura com tintas; • Jogo da memória; • Cartazes e murais; • Dobradura; • Quebra-cabeça; • Saída de campo; • Entrevista com os pais e funcionários da escola; • Confecção de uma carta para um amigo com um correio na sala. Culminância: apresentação em grupo sobre os tipos de profissões. Avaliação: A avaliação será feita através do envolvimento dos alunos ao participar das atividades desenvolvidas durante a semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens antigas

Link-me 2

Link-Me


Prometo:

Prometo valer-me do conhecimento que me foi dado como instrumento de mudança e construção de um mundo onde o homem possa realizar-se com liberdade. Prometo, no exercício de minha profissão, enfrentar os desafios que a educação me propõe, com criatividade, perseverança e competência, buscando novos caminhos para o processo educacional. Prometo envolver-me com meus alunos no espaço que existe entre teorizar e viver a prática, porque acredito ser nesse espaço que educadores e educandos se encontram e se transformam mutuamente. Prometo não isolar no gabinete da Administração Escolar, mas dele partir para uma realidade mais abrangente, em que eu possa enxergar o homem no seu contexto social e político e que o meu trabalho na educação tenha um sentido justo, observando sempre os dispositivos legais e éticos da profissão.