segunda-feira, 11 de junho de 2012

projeto dia das mães 2012

Projeto: Dia das Mães / 2012 Clientela atingir: alunos de 04 meses a 06 anos de idade Duração: 02 a 12 de maio. Turno: Manhã e tarde. Justificativa: Mãe amiga, mãe companheira, mãe que protege, mãe que acolhe... Mãe que tudo faz para que seu filho tenha sempre o melhor!!! Uma figura tão especial e ao mesmo tempo com características tão comuns... Um valor imensurável, doação constante... Uma mãe branca, uma mãe negra... Uma mãe jovem, uma mãe idosa... Como é importante a figura dessa pessoa no dia-a-dia de uma criança!!! Como faz a diferença na formação do caráter de um ser humano conviver com a presença de uma mãe!!!... Chamamos de figura, porque no atual contexto social em que vivemos a figura de mãe é absorvida por várias pessoas em situações diferentes... Quando uma mulher concebe uma criança e a acompanha por toda sua vida, ela é a mãe biológica. Num mesmo instante em outro lugar uma avó se depara com seu neto, sozinho, perdido no mundo... Ela o acolhe , educa, dá amor, carinho... Trata como um verdadeiro filho, ele passa a chamá-la de minha mãe avó... Podemos também falar de pais, que muitas vezes sozinhos educam seus filhos, sendo ao mesmo tempo pai e mãe... E, é com essa sequência de diversificações da figura da mãe que a escola tem que se preocupar, pois sabemos que entre nossos alunos existem diversos contextos familiares e sabemos também, que entre esses variados contextos, seja uma mãe biológica, uma mãe avó, uma mãe tia, uma mãe madrasta, um pai que faz o papel de mãe, o importante para uma criança, um jovem ou um adolescente é sentir-se seguro na proteção de sua família... E é baseado nesse contexto que surge o projeto do dia das mães, que traz como tema: Objetivo geral: O Projeto de Dia das Mães traz como objetivo geral uma contribuição para a formação humana, proporcionando momentos de reflexão sobre a valorização da vida em família. Objetivos específicos: • Reconhecer e privilegiar as datas comemorativas; • Reconhecer a importância da mãe na família; • Proporcionar momentos de reflexão sobre os diversos contextos familiares; • Resgatar os valores que as famílias estão perdendo (respeito, amor, partilha...); • Valorizar a pessoa humana; • Valorizar o trabalho da mãe (às vezes dupla jornada de trabalho); • Conhecer os tipos de profissões; • Conhecer direitos e deveres dos membros da família, em especial das mães; • Proporcionar condições para que os alunos tenham um pouco de conhecimento sobre a cidade em que vivem; • Conhecer e prestigiar nosso município; • Conhecer os pontos turísticos do Município de Cidreira; • Ilustrar o ponto turístico que mais chamou atenção; • Promover e estimular a linguagem oral; • Enriquecer e ampliar o vocabulário; • Estimular a imaginação, a criatividade e a dramatização; • Praticar a coordenação motora fina e ampla; • Desenvolver a leitura através da visualização de figuras; • Relacionar os números com a quantidade; • Desenvolver e estimular a expressão corporal. Conteúdo: • Data comemorativa: dia das Mães, dia do Trabalho, Emancipação do Município. • Eu e família; • Nosso município (Cidreira); • Pontos turísticos do município de Cidreira; • Profissões; • Linguagem oral; • Criatividade, imaginação e dramatização. • Motricidade fina e ampla; • Expressões gráficas: desenho, pintura, traçado e pontilhado; • Artes plásticas: pintura, modelagem, recorte e colagem com material diverso, desenho livre e dirigido; • Expressão corporal; • Número e quantidade (1 a 5); • Música e ritmo. Metodologia: • Pesquisa extraclasse; • Conversa informal diálogo e questionamento oral através das historinhas, cartaz, figuras e relatos sobre o assunto; • Músicas relacionadas ao tema; • Atividades com grafismo, colagem, recortes e pinturas; • História em sequência; • Jogo das profissões; • Dado ilustrado; • Ornamentação de murais com fotos das mães e filhos; • Confecção de lembranças e cartões; • Foto da mamãe: mural; • Debate e relatos sobre o bairro onde cada aluno mora; • Visita aos pontos turísticos; • Ilustração dos pontos turísticos; • Homenagem às mães – apresentação do teatrinho O CASAMENTO DA DONA BARATINHA. Culminância: homenagem as Mães. Avaliação: A avaliação será realizada por meio da observação docente e levará em consideração a participação, o interesse e a ampliação do conhecimento dos alunos durante todo o processo de desenvolvimento do projeto. SE AS COISAS FOSSEM MÃES […] Se uma fada fosse mãe, seria mãe da alegria Toda mãe é um pouco fada… Minha mãe fada seria. Se a bruxa fosse mãe, seria uma mãe gozada; Seria a mãe das vassouras, da família vassourada […] Se a mesa fosse mãe, as filhas, as cadeiras, Sentariam comportadas, teriam boas maneiras. Cada mãe é diferente. Mãe verdadeira ou postiça, Mãe vovó ou mãe titia, Maria, Filó, Francisca, Gertrudes, Malvina, Alice […] ORTHOF, Sílvia. Se as coisas fossem mães. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 12.ed. 1984.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens antigas

Link-me 2

Link-Me


Prometo:

Prometo valer-me do conhecimento que me foi dado como instrumento de mudança e construção de um mundo onde o homem possa realizar-se com liberdade. Prometo, no exercício de minha profissão, enfrentar os desafios que a educação me propõe, com criatividade, perseverança e competência, buscando novos caminhos para o processo educacional. Prometo envolver-me com meus alunos no espaço que existe entre teorizar e viver a prática, porque acredito ser nesse espaço que educadores e educandos se encontram e se transformam mutuamente. Prometo não isolar no gabinete da Administração Escolar, mas dele partir para uma realidade mais abrangente, em que eu possa enxergar o homem no seu contexto social e político e que o meu trabalho na educação tenha um sentido justo, observando sempre os dispositivos legais e éticos da profissão.