Fazer a atividade do dado do corpo humano.
Conversar sobre os órgãos dos sentidos, questionando os alunos sobre:
· O que será os sentidos? Os sentidos são cinco, visão, audição, olfato, tato e paladar. Os sentidos permitem que nós percebemos tudo o que acontece ao nosso redor.
· O que seria a visão? São os olhos, que nos permite ver as coisas, formas, tamanhos e cores.
· O que seria a audição? São os ouvidos, que nos permite ouvir os sons.
· O que seria o olfato? É o nariz, que nos permite sentir os cheiros: dos alimentos e perfumes.
· O que seria do tato? É a pele, que nos permite perceber o que é quente, frio, liso, áspero, mole, duro, etc, ao tocarmos.
· O que seria o paladar? É a língua, que nos permite sentir se os alimentos são doce, salgado, amargo, azedo ou ácido.
Atividade 1: cartaz ilustrando as funções dos órgãos dos sentidos.
Mostrar para os alunos o cartaz com as imagens representando os órgãos dos sentidos, explicando novamente e questionando-os. Fixar na sala o cartaz.
Atividade 2: descobrindo os sentidos.
Visão: olho no olho - em dúplas os alunos terão que ficar se olhando sem piscar.
Audição: senhor caçador – formação meia lua, e um aluno para ser o caçador.
· Olfato: que cheiro tem? - Levar para sala três potinhos, um com café, um com perfume e um com suco de laranja. Os alunos com os olhos vendados terão que cheirar e descobrir que cheiro é.
· Paladar: que gosto tem? - Levar para sala açúcar, vinagre e sal. Os alunos com os olhos vendados terão que degustar uma pitadinha de um dos itens e descobrir que é.
· Tato: sacola-surpresa – em circulo passará uma sacola com vários objetos dentro dela, os alunos terão que descobrir qual objeto é.
Atividade 3: distribuir aos alunos os cartazes com o desenho do contorno do corpo de seus colegas, feito na aula anterior, e pedir que eles desenhem o que falta no rosto (olhos, orelhas, nariz e boca) e observem a cor dos cabelos e com papel crepom, da cor dos cabelos do colega, decorem a cabeça simbolizando os cabelos.
Fixar os bonecos na parede da escola.
Atividade 4: jogos com palitos de picolé coloridos e tampinhas de garrafas.
· Paladar: que gosto tem? - Levar para sala açúcar, vinagre e sal. Os alunos com os olhos vendados terão que degustar uma pitadinha de um dos itens e descobrir que é.
· Tato: sacola-surpresa – em circulo passará uma sacola com vários objetos dentro dela, os alunos terão que descobrir qual objeto é.
Atividade 3: distribuir aos alunos os cartazes com o desenho do contorno do corpo de seus colegas, feito na aula anterior, e pedir que eles desenhem o que falta no rosto (olhos, orelhas, nariz e boca) e observem a cor dos cabelos e com papel crepom, da cor dos cabelos do colega, decorem a cabeça simbolizando os cabelos.
Fixar os bonecos na parede da escola.
Atividade 4: jogos com palitos de picolé coloridos e tampinhas de garrafas.
Oi amiga!Passei pra te visitar e te deixar um abraço.Adorei seu cantinho, é lindo!Uma boa semana e que Deus te abençoi sempre.Bjus no seu coração.
ResponderExcluirOla! Adorei as dicas, para o trabalho escolar. Que jesus sempre te ilumine..
ResponderExcluir