segunda-feira, 18 de maio de 2009

2 aula

Rodinha: conversa informal relembrando a importância do corpo e suas partes.
Fazer a atividade do dado do corpo humano.
Conversar sobre os órgãos dos sentidos, questionando os alunos sobre:
· O que será os sentidos? Os sentidos são cinco, visão, audição, olfato, tato e paladar. Os sentidos permitem que nós percebemos tudo o que acontece ao nosso redor.
· O que seria a visão? São os olhos, que nos permite ver as coisas, formas, tamanhos e cores.
· O que seria a audição? São os ouvidos, que nos permite ouvir os sons.
· O que seria o olfato? É o nariz, que nos permite sentir os cheiros: dos alimentos e perfumes.
· O que seria do tato? É a pele, que nos permite perceber o que é quente, frio, liso, áspero, mole, duro, etc, ao tocarmos.
· O que seria o paladar? É a língua, que nos permite sentir se os alimentos são doce, salgado, amargo, azedo ou ácido.

Atividade 1: cartaz ilustrando as funções dos órgãos dos sentidos.
Mostrar para os alunos o cartaz com as imagens representando os órgãos dos sentidos, explicando novamente e questionando-os. Fixar na sala o cartaz.

Atividade 2: descobrindo os sentidos.

Visão: olho no olho - em dúplas os alunos terão que ficar se olhando sem piscar.

Audição: senhor caçador – formação meia lua, e um aluno para ser o caçador.



· Olfato: que cheiro tem? - Levar para sala três potinhos, um com café, um com perfume e um com suco de laranja. Os alunos com os olhos vendados terão que cheirar e descobrir que cheiro é.
· Paladar: que gosto tem? - Levar para sala açúcar, vinagre e sal. Os alunos com os olhos vendados terão que degustar uma pitadinha de um dos itens e descobrir que é.
· Tato: sacola-surpresa – em circulo passará uma sacola com vários objetos dentro dela, os alunos terão que descobrir qual objeto é.


Atividade 3: distribuir aos alunos os cartazes com o desenho do contorno do corpo de seus colegas, feito na aula anterior, e pedir que eles desenhem o que falta no rosto (olhos, orelhas, nariz e boca) e observem a cor dos cabelos e com papel crepom, da cor dos cabelos do colega, decorem a cabeça simbolizando os cabelos.
Fixar os bonecos na parede da escola.

Atividade 4: jogos com palitos de picolé coloridos e tampinhas de garrafas.





2 comentários:

  1. Oi amiga!Passei pra te visitar e te deixar um abraço.Adorei seu cantinho, é lindo!Uma boa semana e que Deus te abençoi sempre.Bjus no seu coração.

    ResponderExcluir
  2. Ola! Adorei as dicas, para o trabalho escolar. Que jesus sempre te ilumine..

    ResponderExcluir

Postagens antigas

Link-me 2

Link-Me


Prometo:

Prometo valer-me do conhecimento que me foi dado como instrumento de mudança e construção de um mundo onde o homem possa realizar-se com liberdade. Prometo, no exercício de minha profissão, enfrentar os desafios que a educação me propõe, com criatividade, perseverança e competência, buscando novos caminhos para o processo educacional. Prometo envolver-me com meus alunos no espaço que existe entre teorizar e viver a prática, porque acredito ser nesse espaço que educadores e educandos se encontram e se transformam mutuamente. Prometo não isolar no gabinete da Administração Escolar, mas dele partir para uma realidade mais abrangente, em que eu possa enxergar o homem no seu contexto social e político e que o meu trabalho na educação tenha um sentido justo, observando sempre os dispositivos legais e éticos da profissão.