Conversa informal, iniciação do Projeto. Conversar, questionar e relatar sobre o dia das Mães e a importância de respeitá-la e amá-la.
Porém não podemos nos esquecer que entre nossos alunos sempre tem um ou outro que não mora com a mãe, sendo responsabilidade da avó ou da tia, ou até mesmo de outras pessoas.
Perguntar:
Com quem o aluno mora;
Qual o nome da mãe ou responsável;
Como é a rotina da mamãe;
A mamãe trabalha? Qual sua profissão?
Por que temos que respeitá-la?
Mostrar um painel ilustrado aos alunos questioná-los.
O que aparece no painel?
O que a mulher está fazendo?
Quem será é essa criança?
Atividade 1: construção de um cartaz.
“Mãe de todos os jeitos”
Antes do inicio da atividade, comentar com os alunos sobre igualdade e diferença das pessoas.
Distribuir revistas onde os alunos terão que recortar imagens de mamãe e colá-las no cartaz.
Expor o cartaz na escola.
Atividade 2: confecção dos cartões para as Mamães.
“cartão coração mágico”
Materiais: folhas de ofício, eva vermelho e tintas têmpera.
Desenvolvimento:
Com uma folha de ofício (figura 1), dobrá-la ao meio. Após dobrar as pontas até encaixá-las uma na outra (figura 2), ficará como na figura 3. Em seguida dobrá-la novamente como na figura 4, e com um lápis riscar um arco como na figura 5, e recortá-la.
Com a tinta têmpera pintar as mãos dos alunos e carimbar no centro da flor.
Deixar secar os cartões e logo recortar um coração de eva e colar em uma das pétalas da flor.
Os cartões estarão prontos para expor no painel que será usado na festa em homenagem as Mães.
Atividade 3: ensaio do teatrinho “As sementinhas”. Que será apresentada na festa em homenagem as Mães.
Personagens:
Flores – meninas com saia verde e touca de flores na cabeça;
Chuva – meninos com avental azul e pompons de crepom azul nas mãos;
Sol – um menino com avental amarelo, um sol de eva no rosto e pompons de crepom amarelo nas mãos.
“AS SEMENTINHAS”.
VARIAS SEMENTINHAS PEQUENINAS, FICAVAM ESCONDIDAS NO CHÃO. (meninas em círculo, joelhadas, com as cabeças encostadas uma nas outras).
ELAS DORMIAM UM SONO, DORMIAM UM SONO, SOSSEGADO E BOM. (ficam sem se mexer, como se estivessem dormindo).
VEIO A CHUVA E MOLHOU AS SEMENTINHAS. (nesse momento vêm os meninos representando a chuva, e fazem gestos com as mãos mexendo os pompons e logo em seguida saem).
E DEPOIS O SOL BRILHOU LINDO NO CÉU. (nesse momento entra o menino representando o sol, girando os braços com os pompons).
DERREPENTE AS SEMENTINHAS ACORDARAM. (as meninas representando as sementinhas sentam no chão de cabeça baixa).
DEVAGARINHO, DEVAGARINHO, AS FLORZINHAS COMEÇARAM A APARECER. (começam a levantar as cabeças).
ESTICARAM OS GALHOS, E FICARAM AJEITADAS. (elas levantam os braços).
DEPOIS CRESCERAM, CRESCERAM, E ENROSCARAM-SE NO VARAL. (levantam-se com os braços no ar).
E CHEINHA DE FLORES ALEGRARAM O QUINTAL. (fazem gestos de enroscar, e batem palmas).
Música: após tocará a música “SEMENTE”, do cantor Armandinho onde os alunos irão entregar as maçãs feita de garrafa pet, recheadas com biscoitos feito pelos alunos. em breve a receita.
essa maçã será feita em outra aula.
Show de bola!!
ResponderExcluir