Clientela
atingir: alunos de 05
a 06 anos de idade.
Duração:
20 de maio a 07 de
junho.
Turno:
Manhã.
Justificativa:
Esquema Corporal é o
conhecimento do corpo como um todo e das partes que o compõem. Um bom
desenvolvimento do esquema corporal pressupõe uma boa evolução da motricidade,
das percepções espaciais e temporais, e da afetividade. Por esse motivo é de
suma importância à execução desse projeto com os alunos.
Objetivo
Geral: Fazer com que a criança identifique as
partes que compõem o corpo tome consciência de si mesma, de seus semelhantes e
do ambiente que a cerca. Desenvolvendo habilidades de utilização do movimento,
como instrumento de comunicação e expressão.
Objetivos
específicos:
·
Promover e estimular a linguagem oral;
·
Promover a socialização e a integração entre
alunos e professor;
·
Desenvolver atenção, imaginação e a
criatividade;
·
Praticar a coordenação motora fina e ampla;
·
Desenvolver a expressão corporal;
·
Exercitar números e quantidades;
·
Reconhecer e relacionar os número de 4 e 5;
·
Desenvolver a leitura através da visualização
de figuras;
·
Exercitar as vogais;
·
Dançar através de diversos ritmos;
·
Identificar, conhecer e diferenciar as partes
do corpo;
·
Reconhecer o corpo, no seu todo, e diferenciar
cada uma de suas partes, por meio do movimento;
·
Reconhecer e identificar os sentidos;
·
Explorar os sentidos através do concreto.
Conteúdos:
·
Linguagem oral e escrita;
·
Socialização e integração;
·
Criatividade, imaginação e dramatização;
·
Motricidade fina e ampla;
·
Expressão corporal;
·
Número e quantidade (1 a 5);
·
As vogais;
·
Música e ritmo;
·
Expressões gráficas: desenho, pintura, traçado
e pontilhado;
·
Artes plásticas: pintura, recorte e colagem
com material diverso, desenho livre e dirigido.
·
Esquema corporal;
·
Os sentidos.
Metodologia:
·
Conversa informal sobre o tema;
·
Músicas relacionadas ao tema: CABEÇA, OMBRO,
JOELHO E PÉ; POP POP; ESTÁTUA; FECHE OS OLHOS (relaxamento), AGORA EU VOU ANDAR;
·
Atividades com grafismo, colagem, recortes e
pinturas;
·
Exercícios de fixação com as vogais, números e
com o tema do projeto;
·
Brincadeiras: JOÃO
BOBO, MARIONETE, CHEFINHO MANDOU, MORTO-VIVO, ESTÁTUA, CABRA-CEGA, FANTASMA.
·
Atividades de psicomotricidade: PULAR, ANDAR,
CORRER, SALTAR, ENGATINHAR, CAMBALHOTA, ARREMESSAR E AGARRAR, VERTIR E
DESVESTIR-SE, DANÇAR, IMITAR, TAPETE HUMANO, PARTE COM PARTE;
·
Jogos motores:
CAÇADOR DE TARTARUGAS, JOGO DAS CORES, MEDÁ UM ABRAÇO, LOBOS E CARNEIRINHOS,
ONÇA DORMINHOCA, CORRIDA DO ELEFANTE.
·
Mural dos corpos traçados pelos alunos;
·
Desenho livre;
·
Quebra-cabeça das partes do corpo em tamanho
grande;
·
Jogo com o Tapete das figuras geométricas;
·
Dinâmica do encontro das flores; dos cheiros e
paladar;
·
Construção de bonecos articulados;
·
Caixa dos sentidos;
·
Jogo da memória sensorial;
·
Roleta dos sentidos;
·
Cartazes: partes do corpo, sentidos;
·
Visualização do olho de plástico científico;
·
Construção de um boneco de sucata.
Culminância: apresentação do boneco feito de sucata.
Avaliação:
Através da observação diária do desenvolvimento da aprendizagem
dos alunos no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e
com a professora.
Muito bacana esse projeto!
ResponderExcluirMuito bacana esse projeto!
ResponderExcluir