Duração: 22 a 30
de agosto/2013.
Clientela: Alunos do pré-b.
Justificativa: As crianças vivem num mundo
imaginário onde são capazes de pensar e agir imitando situações variadas. Com
isto, vemos a importância de se trabalhar o Folclore. Pensamos aqui, no
Folclore como um grande quebra-cabeça, um grande brinquedo, em que cada peça é
fundamental: as danças, as lendas, as brincadeiras, as parlendas, as
adivinhações, as cantigas, as receitas, os brinquedos, etc. Essas são as peças
que formam esse jogo chamado cultura brasileira. Quanto mais se brinca com esse
jogo mais se conhece a cultura do nosso país, logo ele não poderia ficar fora
do espaço pré-escolar.
Objetivo
geral: Promover
o desenvolvimento integral das crianças, dentro de um ambiente com propostas
lúdicas e de cunho educativo, pois a cultura de um povo é um bem precioso que
deve ser cultivado. E nosso objetivo é tirar a poeira da palavra Folclore e
brincar com as possibilidades que ela oferece.
Objetivos
específicos:
·
Valorizar
as manifestações culturais;
·
Estimular
o gosto pelo pela cultura popular;
·
Resgatar
brinquedos e brincadeiras folclóricas;
·
Conhecer
algumas lendas folclóricas;
·
Desenvolver
a socialização da criança, incentivando o trabalho em grupo;
·
Desenvolver
a linguagem oral e escrita;
·
Ampliar
o vocabulário;
·
Propiciar
às crianças a participação em diversas brincadeiras;
·
Estimular
o ritmo, a criatividade e prazer pelas cantigas de roda;
·
Desenvolver
e trabalhar a coordenação motora ampla e fina;
·
Desenvolver
e estimular a expressão corporal;
·
Identificar
e relacionar a letra inicial de cada personagem do folclore;
·
Identificar
as vogais;
·
Reconhecer
os números e quantidade 1 a 10.
Conteúdos:
·
Data
comemorativa – Folclore;
·
Personagens
das lendas do folclore;
·
Coordenação
motora – ampla e fina;
·
Discriminação
auditiva e visual;
·
Expressão
oral;
·
Esquema
corporal;
·
Ritmo
e dança;
·
Músicas;
·
Artes
plásticas;
·
Dramatização
e criatividade;
·
As
vogais;
·
Sistema
de numeração – noção de quantidade.
Metodologia:
• Conversas e debates relacionados ao tema;
• Grafismo – desenho, pintura, traçado, dobraduras;
• Recortes e colagens;
• Jogo – memória e quebra-cabeça;
• Reprodução de histórias;
• Músicas – cantigas;
• Historinhas e lendas;
• Confecção da SEREIA IARA com rolo de papel
higiênico;
• Construção
da Árvore do Curupira;
• Confecção
do espelho da IARA;
• Confecção
do brinquedo PIÃO;
• Confecção
dos DEZ SACIZINHOS;
• Construção do Boitatá com meia;
• Construção de brinquedos;
• Teatrinho das “Travessuras de Saci-Pererê”.
Culminância: apresentação do teatrinho:
“Travessuras de Saci-Pererê”.
Avaliação: Avaliação será contínua, através
da observação diária das crianças no desempenho de suas atividades, no
relacionamento com os colegas e com a professora.
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