Tema: Higiene.
Duração: 10 a 21 de junho/2013.
Clientela: Alunos do pré-b.
Justificativa: O referido tema será abordado
devido à necessidade de se retomar e consolidar os hábitos de higiene das
crianças visando lhes proporcionar o gosto por estar limpo e ter uma imagem
agradável de si mesmo e para com os outros. Pois nesta fase é importante que os
alunos adquiram, aproveitem todas as oportunidades para valorizar a vida, a
saúde, a higiene e o meio onde vivem.
Objetivo
geral: Conhecer
e valorizar o próprio corpo e conscientizar os alunos sobre a importância da
higiene para uma vida saudável.
Objetivos
específicos:
·
Ampliar
e enriquecer o vocabulário para interagir com o meio;
·
Desenvolver
a linguagem oral;
·
Ler
e interpretar imagens;
·
Dramatizar
histórias;
·
Trabalhar
a criatividade;
·
Possibilitar
o desenvolvimento da coordenação motora para pintura, recorte e colagem;
·
Estimular
a atenção e a concentração;
·
Trabalhar
com os números de 0 a 5;
·
Cantar
e dançar através da música e do ritmo;
·
Apresentar
a importância da escovação dos dentes sempre após as refeições;
·
Conceituar
a relevância dos cuidados com: nariz, orelhas, unhas e cabelos para a
manutenção da saúde e promoção do bem estar;
·
Identificar
e promover a utilização dos objetos de higiene pessoal;
·
Consolidar
o conceito de se tomar banho diariamente;
·
Conhecer
como funciona a reciclagem e coletas de lixos;
·
Identificar
as cores das lixeiras da coleta de lixo;
·
Preservar
o meio ambiente;
·
Reconhecer
o que faz bem e o que faz mal para os dentes;
·
Valorizar
seu corpo, sua saúde, sua vida, seu meio social e ambiental;
·
Reconhecer
a importância e a necessidade de se ter uma boa higiene corporal, bucal, mental
e ambiental;
·
Desenvolver
o hábito de cuidar de si mesmo;
·
Realizar
atividades diárias de higiene;
·
Desenvolver
a percepção visual através de vídeos e figuras;
·
Organizar
rotinas de práticas de escovação dos dentes.
Conteúdo:
·
Higiene
corporal, bucal, mental e ambiental;
·
Reciclagem
- Coleta seletiva;
·
Artes
plásticas: pintura, modelagem, recorte e colagem com material diverso, desenho
livre e dirigido;
·
Sistema
de numeração, (traçado, noção de quantidade);
·
Linguagem
oral;
·
Motricidade
ampla e fina;
·
Música
e ritmo;
·
Percepção
visual;
·
Dramatização
e criatividade.
Metodologia:
·
Conversas
e debates; (importância da higiene para a saúde e para o meio ambiente).
·
Cartazes
com regras de higiene;
·
Hora
do conto com fantoches (jacaré com dor de dente) e com o boneco piolhudo;
·
Fantoches
de palito: para dramatização da música – escova os dentes;
·
Visita
da dentista do município – todas as sextas-feiras.
·
Confecção
do livrinho coleta seletiva;
·
Jogos
(quebra-cabeça, figuras, labirinto, ligar e jogo da memória);
·
Cartazes
com recortes e colagens de gravuras;
·
Reprodução
de histórias;
·
Músicas
referentes ao tema (sapo não lava o pé; chuveiro; chulé; lava a mão; escova os
dentes);
·
Vídeos:
higiene corporal; higiene bucal; reciclagem; lata de lixo; escova os dentes
(livro: “vamos escovar os dentes” da autora Beatriz Matiotti Odriozola).
·
Atividades
com grafismo: desenho, pintura, traçado;
·
Execução
das atividades da cartilha sorrindo para o futuro – projeto – SESC.
·
Brincadeiras
no pátio: corrida da beleza; ataque aos dentes; corrida da coleta seletiva;
pescaria dos piolhos.
Culminância: Mini seminário sobre o Projeto –
O QUE APRENDEMOS COM ESSE PROJETO?.
Avaliação: Deve ser
realizada de forma qualitativa e contínua, na qual se leva em consideração o
que as crianças apreendem dos conceitos trabalhados por meio de sua
participação na aula e na realização das atividades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário