Duração: 25 de setembro a 07 de outubro/2013
Clientela: Alunos do pré-b.
Justificativa:
Logo
no início da primavera, em 21 de setembro, é comemorado o Dia da Árvore. Essa
data foi escolhida porque os povos indígenas costumavam homenagear as árvores
na época das chuvas ou quando preparavam a terra para plantar. Garantir a
riqueza do meio ambiente e incentivar o reflorestamento é importante porque ter
a natureza por perto traz muitos benefícios para todos nós. Fazer a sombra para
podermos descansar em um dia de muito calor e ser a moradia e fonte de alimento
para muitos animais são algumas das funções das árvores. E é nossa
responsabilidade protegê-las! A exploração descontrolada tem contribuído para a
extinção das espécies, acaba com as florestas e ainda prejudica os animais que
vivem no local. A boa notícia é que todos podem colaborar para diminuir a
destruição das árvores e tornar o mundo um lugar cada vez melhor para se viver.
Com atitudes simples como não desperdiçar papel e fazer reciclagem, não comprar
madeiras que estejam em risco de extinção e não deixar que nenhuma árvore seja
derrubada sem a autorização, você ajuda a preservar a natureza.
Objetivo
geral: Resaltar e conscientizar a importância da árvore no nosso
Planeta, assim como as plantas, flores e animais do jardim.
Objetivos
específicos:
·
Sensibilizar os alunos para o assunto
“desmatamento”;
·
Sensibilizar os alunos para os benefícios da
árvore no dia a dia de todos os seres vivos;
·
Promover o cuidado com o meio ambiente;
·
Nomear as partes de uma planta;
·
Conhecer a metamorfose das borboletas através
da historia contada;
·
Desenvolver
a linguagem oral e escrita;
·
Ampliar
o vocabulário;
·
Desenvolver
e trabalhar a coordenação motora ampla e fina;
·
Desenvolver
e estimular a expressão corporal;
·
Reconhecer,
relacionar os números e quantidade 1 a 10.
·
Trabalhar a coordenação motora fina.
Conteúdos:
·
Dia da árvore – desmatamento e benefícios;
·
Partes de uma planta;
·
Germinação de uma planta;
·
Alimentos que a planta nos dá;
·
Metamorfose;
·
Expressão
oral;
·
Histórias
contadas;
·
Coordenação
motora – ampla e fina;
·
Discriminação
auditiva e visual;
·
Ritmo
e dança;
·
Artes
plásticas;
·
Dramatização
e criatividade;
·
Sistema
de numeração – noção de quantidade.
Metodologia:
•
Conversas
e debates relacionados ao tema;
•
Grafismo
– desenho, pintura, traçado, dobraduras e modelagem;
•
Atividade
de pesquisa, recorte e colagem;
•
Historinhas:
O TESTAMENTO DA ÁRVORE; A PRIMAVERA DA LAGARTA; ACONTECEU COM MARGARIDA; AS
SEMENTINHAS;
•
Confecção
do livro gigante – O TESTAMENTO DA ÁRVORE;
•
Roleta
dos alimentos;
•
Bingo
das frutas;
•
Histórias
em sequencias;
•
Construção
do Jogo da árvore;
•
Mural
da primavera.
Culminância: Dramatização da historinha – As
sementinhas.
Avaliação: Avaliação será contínua, através
da observação diária das crianças no desempenho de suas atividades, no
relacionamento com os colegas e com a professora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário