quarta-feira, 30 de outubro de 2013

PROJETO FESTA JULINA


Tema: Festa Julina.


Duração: 01 a 13 de julho/2013.

 

Clientela: Alunos do pré-b.

 Professora: Aline Pires Couto

Justificativa: A Festa Junina é uma excelente oportunidade de engajar diversas atividades interdisciplinares e ampliar o universo linguístico, pois se constitui uma temática rica onde podem ser explorados diversos tipos de linguagens, resgate de brincadeiras, culinária típica e outros!

A escola tem um papel importante na valorização das tradições, portanto este projeto integrará a comunidade escolar em uma grande FESTA JULINA.

 

Objetivo geral: Incentivar nos alunos o gosto pelas festas juninas ou julinas, oferecendo-lhes oportunidade de descontração, socialização e ampliação de seu conhecimento através de atividades diversificadas, brincadeiras e apresentações características destes festejos que fazem parte do folclore brasileiro, ressaltando seus aspectos, popular, social e cultural.

 

 

Objetivos específicos:

·         Conhecer e valorizar a tradição das festas juninas;

·         Resgatar a memória das Festas Juninas;

·         Conhecer a história dos santos padroeiros: Santo Antonio, São João e São Pedro;

  • Incentivar o gosto pela culinária junina;
  • Promover a Festa junina.
  • Ampliar e enriquecer o vocabulário para interagir com o meio;
  • Desenvolver a linguagem oral;
  • Ler e interpretar imagens;
  • Dramatizar histórias;
  • Trabalhar a criatividade;
  • Possibilitar o desenvolvimento da coordenação motora para pintura, recorte e colagem;
  • Estimular a atenção e a concentração;
  • Desenvolver a noção de número e quantidade;
  • Visualizar, perceber e trabalhar as primeiras letras de imagens típicas de festa junina;
  • Cantar e dançar através da música e do ritmo;
  • Trabalhar a dramatização.

 

Conteúdos:

  • Data comemorativa – Festa junina;
  • Coordenação motora – ampla e fina;
  • Discriminação auditiva e visual;
  • Expressão oral;
  • Esquema corporal;
  • Ritmo e dança;
  • Músicas;
  • Artes plásticas: pinturas, recortes, montagens e colagens;
  • Dramatização e criatividade;
  • Sistema de numeração – noção de quantidade;
  • Letras iniciais de palavras típicas de festa junina;

 

Metodologia:

·         Conversas e debates sobre o tema: festa junina; os santos padroeiros; comidas típicas; vestimentas; brincadeiras da festa;

·         Maquete da festa junina;

·         Hora do conto: casamento na roça;

·         Jogos (memória das letras iniciais e figuras; pescaria das letras);

·         Cartazes com recortes e colagens de gravuras (figuras referentes à festa junina e identificação destacando a primeira letra);

·         ENSAIO: Casamento na roça;

·         ENSAIO: Show das poderosas da roça;

·         Músicas referentes ao tema (capelinha de melão, cai cai balão, pula a fogueira e outras);

·         Confecção de bandeirinhas e balões juninos para enfeitar a sala de aula;

·         Atividades com grafismo: desenho, pintura, traçado;

·         Brincadeiras no pátio: corrida do saco, ovo na colher, dança da cadeira e pescaria das vogais e outras letras trabalhadas no projeto.

 

Culminância: FESTA JULINA COM A APRESENTAÇÃO DO CASAMENTO NA ROÇA E O SHOW DAS PODEROSAS DA ROÇA.

Avaliação: Deve ser realizada de forma qualitativa e contínua, na qual se leva em consideração o que as crianças apreendem dos conceitos trabalhados por meio de sua participação na aula e na realização das atividades.

 

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Prometo:

Prometo valer-me do conhecimento que me foi dado como instrumento de mudança e construção de um mundo onde o homem possa realizar-se com liberdade. Prometo, no exercício de minha profissão, enfrentar os desafios que a educação me propõe, com criatividade, perseverança e competência, buscando novos caminhos para o processo educacional. Prometo envolver-me com meus alunos no espaço que existe entre teorizar e viver a prática, porque acredito ser nesse espaço que educadores e educandos se encontram e se transformam mutuamente. Prometo não isolar no gabinete da Administração Escolar, mas dele partir para uma realidade mais abrangente, em que eu possa enxergar o homem no seu contexto social e político e que o meu trabalho na educação tenha um sentido justo, observando sempre os dispositivos legais e éticos da profissão.